Para as diversas organizações do Brasil e do mundo que já investem em estratégias de educação corporativa, o lifelong learning deixou de ser uma tendência pontual para se tornar uma dinâmica essencial para garantir a formação de equipes de alta performance cada vez mais qualificadas.
No entanto, se esse conceito ainda não faz parte da rotina da sua empresa, não precisa se preocupar!
Ao longo dos próximos parágrafos, vamos nos aprofundar um pouco mais nas características do lifelong learning, além de compartilhar algumas dicas valiosas de como implementá-lo na sua empresa e destacar como essa prática de aprendizado pode promover o bem-estar dos seus times.
Continue a leitura deste conteúdo e fique por dentro desse assunto tão importante para o crescimento da sua companhia como um todo!
Saiba o que é o lifelong learning e descubra por que esse conceito é essencial para uma cultura organizacional inovadora
Em uma tradução livre para o português, o lifelong learning pode ser entendido como uma modalidade de aprendizagem contínua — ou seja, que acontece ao longo de toda a vida. E, quando implementado na prática pelas empresas, o conceito tem o objetivo de reforçar a importância de investir no desenvolvimento frequente dos colaboradores, promovendo uma série de benefícios, como:
- O desenvolvimento de competências valiosas, como disciplina e autonomia para estudar, garantindo um bom aprimoramento pessoal;
- O estímulo à criatividade e à busca por soluções inovadoras para os diversos desafios do dia a dia;
- A otimização da performance dos times, assegurando mais produtividade, agilidade e qualidade nas entregas;
- O aumento nos índices de retenção dos talentos, que sentem que a companhia valoriza suas habilidades e investe no seu desenvolvimento;
- A criação de um ambiente corporativo colaborativo e saudável, resultando na melhoria da cultura organizacional como um todo;
- A ampliação do potencial competitivo, garantindo à empresa um lugar de destaque junto a seus públicos e frente à concorrência.
E tendo em mente que, no mundo atual, as tecnologias evoluem de forma cada vez mais ágil e um volume cada vez maior de informações é consumido e compartilhado todos os dias, a implementação de um sistema de aprendizado constante ganha ainda mais relevância!
Dessa forma, os times passam a ver esse processo de aquisição de novos conhecimentos não como uma obrigação, mas como um hábito e, a partir daí, estarão sempre preparados para lidar com possíveis obstáculos em seus trabalhos e para atender às novas demandas com altos níveis de excelência.
Conheça os 4 pilares primordiais do lifelong learning
Para que o seu projeto de lifelong learning possa ser implementado com sucesso, é interessante levar em consideração os 4 pilares essenciais desse modelo de educação corporativa: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e, finalmente, aprender a ser.
E neste tópico, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses aspectos. Acompanhe com atenção para saber mais!
1. Aprender a conhecer
Embora este primeiro pilar esteja diretamente ligado à aquisição dos novos conhecimentos por meio de cursos, palestras, leituras e outros métodos mais formais, na prática, o aprender a conhecer também está relacionado à satisfação gerada pela busca desses novos saberes.
A ideia é ir além daquele processo de decorar uma série de conteúdos de maneira automática para exercitar outras habilidades importantes para o crescimento não só profissional, mas também pessoal, como:
- A curiosidade para explorar novos assuntos, mesmo que eles não estejam diretamente relacionados ao trabalho;
- Um pensamento crítico e uma postura mais questionadora frente às diferentes situações vivenciadas no dia a dia;
- A capacidade de promover uma reflexão mais aprofundada sobre os mais diversos assuntos;
- Uma visão mais ampla do mundo que possibilita o vislumbre de novas perspectivas e soluções realmente inovadoras.
2. Aprender a fazer
Esse segundo pilar é baseado em um modelo de aprendizagem bastante eficaz conhecido como metodologia 70:20:10.
Criado nos anos 1990 por um trio de professores do Center for Creative Leadership da Carolina do Norte (EUA), esse sistema tem o objetivo de estimular os colaboradores a se tornarem protagonistas de suas próprias jornadas de aprendizagem e é dividido em três partes complementares que funcionam da seguinte forma:
- 70% dos novos conhecimentos são adquiridos on the job por meio das experiências vivenciadas no ambiente de trabalho;
- 20% da aprendizagem acontece por meio da interação com os líderes e com outros colegas de trabalho;
- Enquanto os outros 10% vêm dos métodos mais formais de aprendizado, como cursos, treinamentos e workshops que apresentem os conceitos mais teóricos.
Ao reunir esse trio de aspectos, os profissionais têm a oportunidade de contar com uma formação realmente global e podem desenvolver competências altamente valiosas para suas carreiras.
3. Aprender a conviver
Compreender a importância de estabelecer uma interação saudável com as outras pessoas é não só o foco deste terceiro pilar do lifelong learning, como também é um aspecto que está diretamente relacionado com os 20% da aprendizagem que acontecem na metodologia 70:20:10.
Afinal, exercitar a convivência com os profissionais que atuam em diferentes departamentos e compartilhar experiências no ambiente de trabalho são atitudes que fazem toda a diferença para o fortalecimento do famoso networking.
Além disso, esse relacionamento interpessoal ainda contribui com o desenvolvimento de características bastante valorizadas pelo mercado de trabalho, como a empatia, habilidade de comunicação e a capacidade de trabalhar em grupo para alcançar resultados cada vez melhores.
4. Aprender a ser
Por fim, mas não menos importante, o investimento no autoconhecimento e na autonomia para buscar novos conhecimentos também é indispensável para o sucesso do lifelong learning e contribui com a formação do quarto pilar dessa estratégia de educação corporativa.
Neste caso, a ideia é que cada profissional tome as rédeas da sua jornada de aprendizado para valorizar todos os conteúdos e possibilidades de aprimoramento oferecidos pela empresa.
Como resultado, os colaboradores poderão descobrir o seu próprio potencial e estarão mais dispostos a investir em seu crescimento pessoal de maneira contínua, ampliando suas competências e ajudando a organização a conquistar resultados cada vez mais positivos.
Confira nossas dicas para implementar o lifelong learning em sua organização
Tendo em mente que o lifelong learning exige que a empresa desenvolva uma estratégia de capacitação frequente, muitos gestores ainda veem essa metodologia como um verdadeiro bicho de sete cabeças. Mas a boa notícia é que, na prática, a realidade não precisa ser assim!
Pensando nisso, depois de apresentar o conceito e os pilares que sustentam esse sistema de aprendizagem contínua, vamos compartilhar algumas dicas valiosas que vão te ajudar a implementar o lifelong learning em sua organização. Confira para saber mais!
Conte com um planejamento bem estruturado para orientar suas atividades
Independentemente da estratégia de educação corporativa que a sua companhia deseja implementar, o planejamento deve ser a etapa inicial. É nessa fase que os gestores, juntamente ao departamento de RH, poderão definir uma série de aspectos importantes, como:
- Objetivos da capacitação (a curto, médio e a longo prazo);
- Necessidades da companhia e gaps de conhecimento das equipes;
- Cronograma para a realização das diferentes iniciativas educacionais;
- Orçamento necessário para a realização dos treinamentos;
- Produção dos conteúdos que serão apresentados nas diferentes etapas dos Programas de T&D;
- Equipamentos, tecnologias e outros materiais que vão contribuir com o processo de formação.
A partir daí é possível desenvolver com sucesso o seu projeto de lifelong learning, garantindo um melhor acompanhamento da jornada de aprendizagem de cada colaborador e permitindo que as possíveis falhas possam ser corrigidas com mais agilidade e eficiência.
Invista em diferentes formatos de treinamento
Hoje em dia, as empresas podem ter acesso a diferentes possibilidades, como recursos audiovisuais, apresentações interativas, atividades gamificadas e uma série de outras opções que transformam o processo de aprendizagem em experiências cada vez mais imersivas, dinâmicas e altamente engajadoras.
O segredo para escolher as alternativas mais adequadas a cada caso, é alinhar os objetivos estabelecidos no planejamento de T&D às soluções que terão o potencial de desenvolver uma mentalidade de crescimento e estimular os colaboradores a aprimorar seus conhecimentos e otimizar ainda mais a sua performance no dia a dia.
Dessa forma, seus times terão acesso a um sistema de lifelong learning realmente personalizado e cada vez mais eficaz!
Aposte no potencial da tecnologia
Lado a lado com os diferentes formatos de treinamento, sua organização também pode investir em uma série de recursos tecnológicos que podem levar os seus treinamentos a novos patamares.
Com o uso de ferramentas como plataformas LMS, conteúdos interativos, aplicativos criados de forma personalizada para atender às necessidades mais específicas dos colaboradores, é possível estruturar um programa de educação corporativa robusto para fortalecer as competências dos seus times de maneira contínua e sempre inovadora.
Construa uma cultura sólida de feedbacks
Quando incluídos de maneira estratégica em seus programas de capacitação, os feedbacks podem funcionar como um verdadeiro termômetro que vai indicar o real impacto dos treinamentos junto aos seus times.
E para conquistar resultados realmente satisfatórios, é essencial que os gestores e o departamento de RH realizem um bom acompanhamento e invistam em táticas como reuniões e pesquisas para que os colaboradores possam dar suas opiniões a respeito dos conteúdos e atividades oferecidos pela empresa.
Entenda por que promover a diversidade, a inclusão e a saúde mental faz toda a diferença para a qualidade das relações corporativas
Apostar no desenvolvimento de habilidades que vão melhorar o desempenho dos colaboradores em sua rotina de trabalho é, de fato, essencial para o crescimento dos negócios. Por outro lado, para dar o seu melhor em todos os momentos, é extremamente importante que os colaboradores se sintam realmente valorizados e respeitados.
Nesse contexto, assuntos como o cuidado com a saúde mental das equipes e a construção de valores como inclusão e diversidade ganham cada vez mais relevância em todos os segmentos de mercado.
Prova disso é que, no início de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a síndrome de burnout em seu rol de doenças ocupacionais. E, em setembro do mesmo ano, uma nova lei determinou que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas deve incluir medidas de combate à discriminação racial e à violência de gênero em suas regras de conduta.
Todas essas iniciativas reforçam o papel das organizações como agentes responsáveis pelo bem-estar de seus times, garantindo que o cuidado com a saúde física e socioemocional não seja apenas um diferencial, mas se torne parte integrante da rotina corporativa.
Descubra como o lifelong learning pode promover esses valores em sua empresa
Agora que já falamos bastante sobre o lifelong learning e destacamos também a importância de investir em aspectos como a saúde mental dos colaboradores e valores como a inclusão e a diversidade dentro da organização, você pode estar se perguntando: como estes assuntos podem estar relacionados? E a resposta vai estar nos parágrafos a seguir!
No mercado atual, conquistar o título de empresa inclusiva é essencial para qualquer companhia que deseja ocupar uma posição de destaque junto a seus públicos. Por outro lado, se esse rótulo não é condizente com o que acontece no dia a dia, em pouco tempo a realidade irá transparecer e o relacionamento da marca com seus clientes certamente será prejudicado.
Neste caso, a dica é começar investindo em uma estratégia conhecida como DEIB, uma sigla formada pela junção das iniciais dos termos “diversity, inclusion, equity and belonging” ou, em português, “diversidade, inclusão, equidade e pertencimento”.
E para que todos (dos gestores aos estagiários) estejam alinhados com esses princípios é que entra em cena o lifelong learning, assegurando a realização de treinamentos que vão manter os colaboradores bem-informados e motivados a transformar esses conceitos em realidade no dia a dia da companhia.
Como resultado, sua empresa poderá vislumbrar uma melhoria significativa do clima organizacional, assegurando a construção de uma cultura de colaboração, respeito e empatia que traz excelentes benefícios para todos.
Mas para estabelecer uma estratégia de lifelong learning que seja capaz de abranger todos os aspectos que citamos ao longo de todo este conteúdo, contar com o suporte de uma empresa especializada em soluções para educação corporativa faz toda a diferença, e a Scaffold Education está pronta para te ajudar!