Como Implantar sua Plataforma de Educação Corporativa em Menos de 3 Meses

    Quando se tem a ideia de implementar uma estrutura de Ensino a Distância (EAD), muitos setores de RH travam na hora de colocar a mão na massa. Quantas pessoas precisam ser envolvidas no processo? Vídeos podem ser gravados com celular? É preciso um roteiro? Como será possível organizar as aulas e visualizar o desempenho dos alunos? Todas essas perguntas podem assustar um pouco e atrasar o início das atividades da plataforma, mas as soluções não são tão complexas quanto parecem. Veja nos tópicos a seguir como você pode resolver esses gargalos e estruturar seus cursos em EAD de forma rápida e eficiente.

 

Use um processo de melhoramento contínuo para seu conteúdo

    Você não precisa começar sua plataforma com produções audiovisuais com nível de cinema. É indicado, e perfeitamente possível, estruturar os cursos com módulos iniciais apenas com os textos, manuais e slides – esses que você já usa nas suas apresentações internas – e, com o tempo, aprimorá-los adicionando outros tipos de mídia.

    Um método de gestão de projetos que apoia isso é o PDCA, sigla que vem do inglês plan, do, check, act, ou em português “planejar, fazer, conferir, agir”. Este ciclo permite que você continue sempre a moldar e polir seu conteúdo, permitindo que os estágios iniciais tenham um nível de produção simplificado e, por isso, mais rápido. Para ler uma explicação mais profunda sobre como o PDCA pode ajudar a estruturar a sua Educação Corporativa, acesse este link.

    Outra dica é manter seus materiais simples, diretos e comunicativos. Produções extensas, com muitos rodeios, podem deixar o aluno distraído e desmotivado. Por isso, é preferível contar com conteúdos apresentados em métodos práticos e estimulantes, possibilitando uma progressão dinâmica e um aprendizado mais eficiente.

 

Conte com um LMS

    Você não precisa deslocar ou contratar um time inteiro de programadores para construir a plataforma EAD da sua empresa. Existem softwares que realizam perfeitamente as funções de organizar os conteúdos em trilhas de aprendizagem, disponibilizá-las aos usuários/colaboradores e, ainda, gerar relatórios com informações sobre o progresso e o desempenho de cada um.

    Esses são os LMS (Learning Management Systems ou “Plataformas de Gestão da Aprendizagem”) que podem entregar uma estrutura completa, com tudo o que é necessário para a sua Universidade Corporativa. Muitos deles oferecem ótimas opções de personalização, permitindo que toda a plataforma possua a identidade visual que você escolher.

 DICA: Um exemplo é a Plataforma Scaffold. Para saber mais sobre a ferramenta, acesse este link ou deixe seu contato a seguir para receber no seu email mais conteúdo sobre o tema:

 

 

 Para agilizar e assegurar a eficiência do processo, certifique-se de que está escolhendo o LMS de uma empresa que oferece, também, o suporte para a criação e montagem de seus conteúdos. Quando profissionais com experiência nas áreas de educação e tecnologia são envolvidos no processo, o resultado é a criação de trilhas que desenvolvem as habilidades necessárias e promovem uma experiência completa de aprendizagem. A Scaffold, além de oferecer esse suporte, proporciona, também, a possibilidade da elaboração do conteúdo personalizado de acordo com as necessidades de sua empresa.

Seguindo essas dicas, daqui a 3 meses você já pode estar com tudo pronto! Entre em contato com a Scaffold Education para começar a configurar o seu LMS e receber suporte na criação e gestão de conteúdos educacionais.

Possui alguma duvida de como colocar uma Universidade Corporativa no ar? Entre em contato com nossos especialistas e vamos colocar seu projeto em pratica!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.