Valorização do diploma EAD cresce no mercado de trabalho

EAD está sendo valorizada tanto quanto a presencial.

Com os avanços modernos, o ensino a distância vem se desenvolvendo cada vez mais e ganhando seu lugar no mercado de trabalho. Hoje em dia, muitas pessoas optam pelo ensino no formato EAD pela qualidade e por ser flexível com os horários de suas rotinas.

Mas, para muitos, ainda existe o tabu de que uma qualificação a distância não seja valorizada como uma presencial, gerando dúvidas na hora de se matricular por medo de o diploma não ser bem aceito no mercado de trabalho.

Na verdade, de acordo com Eliane Aere, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Digital) em entrevista para o portal UOL Educação, tal tabu está sendo quebrado. Os setores de RH estão valorizando os cursos em si, e não a diferença de modalidades:

“Se é presencial ou EAD não faz a menor diferença na hora do processo seletivo. O que analisamos é a carga horária e a avaliação do curso no MEC”.

Eliane ainda ressaltou que o EAD permitiu que pessoas que não tinham condições de estudar por causa de horários ganharam a oportunidade de obter um diploma de graduação.

Ainda, de acordo com Paulo de Tarso, vice-presidente de educação continuada do Grupo Kroton também em entrevista para o UOL Educação, os alunos que finalizam os cursos a distância tendem a ser mais dedicados e organizados do que alunos convencionais:

“O aluno precisa ser muito mais disciplinado para concluir o curso. No presencial, tem o professor que está em cima para ele não desviar o foco e prestar atenção na aula. No EAD, ele precisa se preparar para assistir a aula porque não terá o apoio de ninguém na hora”.

E, para profissionais do setor de Recursos Humanos, a evolução do ensino a distância e dos recursos tecnológicos só tem a favorecer e ajudar pessoas que procuram obter qualificação acadêmica. Paula Schubert, do departamento Administrativo e Financeiro da Scaffold Education, concorda com a opinião de Paulo de Tarso:

“Com os avanços tecnológicos e o acesso cada vez mais rápido e dinâmico à informação, é imprescindível a atualização da formação e conhecimento de profissionais de todas as áreas. Um currículo que contenha cursos, treinamentos, extensões, etc, mostra que o candidato está interessado e envolvido com seus objetivos profissionais. Pessoas que buscam especialização por meio do EAD, além do interesse em sua carreira, impactam por demonstrar maturidade, determinação, organização, empenho e disciplina, por se tratar de um curso que depende especificamente da própria pessoa”.

Clique aqui para ver mais notícias da Scaffold Education.

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.