Protagonismo: Quando Sua Equipe Assume Responsabilidades

Uma equipe com protagonismo é uma equipe que busca e entrega resultados cada vez melhores. É uma equipe que compartilha o sentimento de pertencimento ao time, que sabe da importância de cada projeto e de cada atitude, que tem motivação para realizar trabalhos de sucesso e divide as lições aprendidas em experiências de sucesso e em situações que não deram tão certo, para que o time alcance resultados cada vez melhores.

Pode ser que esse sentimento e as atitudes a ele relacionadas venham naturalmente, mas, caso isso não esteja acontecendo, você pode ajudar a transformar situações em que os colaboradores agem de forma passiva e sem entusiasmo em altos níveis de empenho e comprometimento. E não estamos falando sobre exigir horas extras ou sacrifícios. Levantamos alguns tópicos que você precisa considerar se deseja contar com um time protagonista. Veja a seguir:

 

Empodere a equipe

Vai ser um desafio muito maior fazer com que sua equipe assuma responsabilidades se ela não tem autonomia suficiente para tomar decisões. Se você faz com que todos os processos girem em torno de si, não pode esperar que outras pessoas se tornem protagonistas e se responsabilizem pelos resultados. Portanto, dar o poder para conceber e conduzir projetos, tomando decisões sem a necessidade de passar toda vez por um superior, é algo fundamental para incentivar o protagonismo na equipe.

Se você ainda não tem confiança para empoderar seus colaboradores, isso pode ser um sinal de que eles ainda não possuem conhecimento suficiente sobre a empresa, o negócio ou os processos. Nesse caso, o próximo tópico será primordial.

 

Mantenha a equipe atualizada

Para que seus colaboradores possam tomar decisões e conduzir projetos de forma autônoma, é necessário que eles saibam exatamente o que estão fazendo, quais são os objetivos e quais os passos para chegar até lá.

Mais do que isso, precisam dominar a cultura da empresa, conhecer os valores que conduzem cada atitude para, então, saber como agir em imprevistos. Para chegar a este ponto, no qual você pode confiar plenamente na equipe, você deve dar atenção principalmente ao treinamento e à atualização dos componentes da sua organização, fornecendo constantemente conteúdos educativos e instrutivos, além de ter conversas frequentes, presenciais ou não, sobre os porquês que movem a companhia.

 

Seja claro quanto aos objetivos buscados

Quando os colaboradores conseguem visualizar claramente aonde a organização quer chegar e quais são os passos até lá, é muito mais fácil gerar e reconhecer seu sentimento de pertencimento, pois eles se identificam – ou não – com os valores e os objetivos da empresa, desejando fazer com que tudo que foi planejado saia, de fato, do papel.  

A estratégia backwards planning, que consiste em ter um objetivo final em mente e traçar um plano a partir dele, pode te ajudar a deixar isso claro para o time. Reforçar tais pontos e comunicá-los de modo eficiente são missões que também podem ser cumpridas com o uso de treinamentos e educação corporativa. A Scaffold Education, possui a ferramenta perfeita para lhe ajudar com isso. Clique aqui para saber mais.

 

Forneça incentivos

Não há problema algum em dar incentivos, mesmo financeiros, para aqueles colaboradores que se destacam e mostram iniciativa. O ponto principal é que, com isso, você verdadeiramente valorize cada atitude de cada colaborador que é protagonista, que busca, com seu crescimento pessoal e profissional, tornar um projeto, uma reunião ou até mesmo a execução de uma tarefa o mais eficiente possível. Portanto, esteja atento aos detalhes e diga às pessoas o quanto elas estão, de fato, contribuindo para o sucesso da companhia e como isso é importante e faz toda a diferença para o negócio.

Seguindo esses pontos, você estará formando uma equipe composta por líderes: pessoas capazes de desenvolver trabalhos de qualidade, interessadas e responsáveis pelos resultados e consequências que podem gerar.

Os seus colaboradores demonstram iniciativa e tomam responsabilidades pelos seus projetos? Procura maneiras de incentiva-los e engaja-los? Nos podemos ajudar!


Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.