5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.

Você pode ter muitas dúvidas sobre a educação a distância, não é mesmo? 
Nos últimos anos, a modalidade vem ganhando o mercado e se tornando cada vez mais essencial. A experiência do usuário tem sido um grande fator para as empresas mudarem o cenário do modelo presencial.

Então, vamos lá esclarecer as dúvidas. Separamos 5 mitos ou verdades sobre a educação a distância que podem ser uma preocupação sua:

1. A educação exige pouco do aprendiz?

Mito: Mesmo tendo flexibilidade nos horários, é necessário que a pessoa tenha uma postura responsável e autônoma para aprender de maneira significativa com a educação a distância. Modelos de gamificação são desenvolvidos já pensando em como aumentar o engajamento e não somente deixar a responsabilidade para os usuários.

2. A educação a distância facilita a rotina das pessoas?

Verdade: Com a educação a distância, é possível conciliar a rotina de trabalho e deveres com a de treinamentos. Tendo o tempo e espaço mais flexíveis, é viável realizar os treinamentos em horários que se encaixem melhor com a sua disponibilidade. Essa é uma vantagem muito significativa para quem não consegue ir até o local do treinamento e também reduzir os custos de logística.

3. A qualidade é inferior?

Mito: Treinamentos podem variar de instituição para instituição. A educação a distância tem a mesma qualidade e importância do ensino presencial. Existem muitas possibilidades de aumentar o engajamento e interação através de fóruns, videos, avaliações, games, atividades que variam o nível de complexidade e momentos de comunicação síncrona onde o colaborador pode tirar dúvidas.

4. O certificado não é valorizado igual o presencial?

Mito: Esse é um dos principais mitos relacionados a educação a distância. O certificado possui o mesmo valor de um presencial. A real importância de fato está nas competências desenvolvidas durante o curso e como será a aplicabilidade na jornada de trabalho.

5. Os valores são mais acessíveis?

Verdade: Os valores são mais acessíveis pelo fato de não utilizar uma instalação. Os treinamentos são replicados digitalmente, sendo possível acessar os conteúdos a qualquer hora e lugar (tendo um computador e conexão a internet). Assim, os custos com transporte, alimentação e deslocamento também são evitados.

Nós da Scaffold Education acreditamos que a aprendizagem é uma das principais ferramentas para alavancar os resultados dos negócios, ainda mais se tiver uma oportunidade de levar o acesso a mais pessoas. 

Que tal você conhecer nossa plataforma de educação corporativa? Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

7 características da liderança 4.0: o que líderes de sucesso fazem diferente

Recentemente, tenho recebido perguntas se eu poderia diferenciar claramente a liderança tradicional e a 4.0 (o que alguns estão chamando de “líderes digitais”), então estou fornecendo alguns insights e observações sobre o contexto do que é percebido como um novo fenômeno.