Como melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho com treinamentos corporativos

Ao longo da última década, a indústria de treinamentos corporativos fez progressos sobre os impactos desafiadores na saúde mental em nossa capacidade de trabalhar. No entanto, esses desafios estão sendo agravados pela incerteza das mudanças sociais, econômicas e operacionais, como a atual crise de saúde e suas modificações na natureza do trabalho.

“Essa é uma tradução interpretativa do artigo: How to improve workplace wellness with corporate training,  publicado pela Training Industry

Escrito por: Gregg Ward

Problemas de saúde mental são considerados “lutas ocultas”: menos óbvias que lesões físicas ou outras doenças, mas muitas vezes esquecidos pelos líderes e gerentes de uma organização. Nos Estados Unidos, 20% dos adultos sofrem de doenças mentais a cada ano, mas apenas 43% recebem ajuda necessária. 

Além disso, os problemas de saúde mental têm um impacto na produtividade e um custo impressionante para empresas e pessoas. Em 2011, um relatório realizado pela Harvard School of Public Health em parceria com o World Economic Forum, estimou que  doenças mentais custariam mais de 16,1 trilhões de dólares nos próximos 20 anos. E, como as doenças mentais são menos óbvias que as físicas, é menos provável que sejam identificadas e tratadas. Como resultado, os colaboradores têm grandes probabilidades de continuarem trabalhando e piorando sua condição.

Para abordar essas questões, a responsabilidade pode ser assumida pelas equipes de treinamento e desenvolvimento (T&D), com o objetivo de moldarem proativamente os conhecimentos e comportamentos dos colaboradores em direção a uma saúde mental positiva e resiliente.

Treinamentos corporativos para saúde mental e resiliência

Uma das melhores maneiras de abordar esse problema é eliminar os conceitos errados sobre a saúde mental e criar um ambiente de apoio. Treinamentos corporativos para saúde mental devem ensinar aos colaboradores sobre as condições comuns, reduzir o estigma que os cercam e educá-los sobre como reconhecer os sinais de problemas de saúde mental em seus colegas e si próprios.  Considerando o amplo espectro de condições de saúde e doenças mentais, pode ser mais eficaz focar em algumas condições específicas relacionadas ao estresse e ao esgotamento, como a ansiedade e a depressão. O treinamento de resiliência também deve acompanhar esse treinamento de saúde mental e deve se concentrar em capacitar os funcionários com as habilidades para reconhecer quando eles estão passando por estresse e esgotamento e, em seguida, trabalhar para reduzi-los.

Muitas organizações já possuem programas de bem-estar para colaboradores. Normalmente, esses programas focam no bem-estar físico, mas fornecem oportunidades para colaboração com as equipes do setor de Recursos Humanos (RH) / Gestão de Pessoas. Por exemplo, sua empresa pode criar um programa que prepara mentores para que eles ofereçam suporte em relação ao desenvolvimento profissional e também ao bem-estar psicológico.

“O treinamento para abordar problemas de saúde mental e aumentar a resiliência deve ser adaptado às necessidades da sua empresa.”

Como a saúde mental e a resiliência podem ajudar os colaboradores?

Como acontece com qualquer tipo de treinamento corporativo, não existe uma abordagem única para todos. Os treinamentos voltados para problemas de saúde mental e para aumentar a resiliência devem ser adaptados às necessidades da sua organização, em particular devem ser personalizados para seus colaboradores. Por exemplo, se o seu ambiente de trabalho é totalmente on-line ou possui algum trabalho remoto, o treinamento deve se concentrar em como melhorar a comunicação e estabelecer um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, com o objetivo  de evitar o cansaço e ajudar os colaboradores que sofrem de ansiedade. 

Você também pode considerar estabelecer um grupo ou programa de apoio que seja feito sob medida para dar voz aos colaboradores. Esse tipo de iniciativa é especialmente benéfica para organizações onde os colaboradores se sentem desencorajados a falar sobre sua saúde mental e, em vez disso, direcionam toda suas energias apenas para o trabalho. Um dos grandes contratempos para lidar com os problemas de saúde mental no ambiente de trabalho é que os colaboradores muitas vezes não são proativos para falar sobre seus próprios problemas, isso porque talvez o próprio ambiente de trabalho esteja contribuindo com o problema.

O que os líderes podem fazer?

As conversas sobre saúde mental devem começar com a equipe de gestão, com o objetivo de trazer todos a bordo. Os líderes precisam criar uma cultura que torne as conversas mais fáceis e facilite o processo em direção a um ambiente de trabalho de saúde mental positiva e de resiliência. Além de implementar o treinamento corporativo, considere a criação de atividades e-learning e conteúdos personalizados que dê aos colaboradores opções sobre como abordar a sua própria saúde mental e que acolha diferenças e necessidades individuais. 

Os gerentes de T&D devem normalizar conversas sobre a saúde física e mental, considerando sempre se os treinamentos escolhidos sobre saúde mental podem de fato ajudar a fornecer bem-estar ou suporte para os colaboradores. Muitos dos recursos e sistemas de apoio de tratamento para saúde mental já migraram em direção ao acesso digital devido à pandemia.

Rumo ao futuro dos treinamentos corporativos

Agora mais do que nunca, os colaboradores estão suscetíveis ao estresse e ao esgotamento e, com a incerteza em torno de nossas vidas, os quadros de ansiedade e depressão tendem a se agravar. Seguir as etapas para desenvolver resiliência e criar uma cultura organizacional de apoio demonstra aos seus colaboradores que você está cuidando deles e que eles podem se sentir seguros, acolhidos e apoiados. Quando cuidamos uns dos outros com o apoio de recursos adequados, podemos ter tempo para cuidar da nossa saúde mental e tornar nosso ambiente de trabalho um lugar melhor, até mais que nossa própria casa.

“Seguir as etapas para desenvolver resiliência e criar uma cultura empresarial de apoio mostra aos colaboradores que você está cuidando deles”

Fonte:

Training Industry: How to improve workplace wellness with corporate training

Escrito por: Gregg Ward

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.