Hoje em dia, seja no ambiente de trabalho, seja em casa ou nos momentos de lazer, os tablets e smartphones estão sempre presentes e têm sido utilizados em um número cada vez maior de tarefas do dia a dia. E entre todas essas possibilidades, vamos destacar neste conteúdo o potencial do mobile learning.

Para isso, vamos começar nos aprofundando na definição desse formato de aprendizagem on-line, passaremos pelas suas vantagens e aplicações e, para finalizar, compartilharemos algumas dicas valiosas para implementar o mobile learning nos programas de educação corporativa da sua empresa.

Aproveite a leitura!

Descubra o conceito de mobile learning

Se partirmos de uma tradução direta para o português, o termo em inglês mobile learning (também conhecido como m-learning), pode ser entendido como “aprendizagem móvel”. Por outro lado, quando pensamos na aplicação prática, podemos definir o conceito como uma metodologia de aprendizagem especificamente pensada para o formato digital.

A ideia é utilizar os dispositivos móveis, como os tablets e smartphones, como ferramentas para o desenvolvimento de programas de T&D a distância, permitindo que os colaboradores tenham acesso aos conteúdos dos treinamentos sempre que quiserem e de onde estiverem.

Dessa forma, é possível garantir todo um dinamismo que faz com que os profissionais possam seguir o seu próprio ritmo de estudos e se tornem protagonistas de suas jornadas de aprendizagem.

No entanto, para que as suas ações sejam enquadradas na categoria de mobile learning, é interessante seguir algumas características primordiais, como:

  • Multifuncionalidade;
  • Conectividade;
  • Personalização;
  • Diversidade;
  • Flexibilidade;
  • Acessibilidade.

Além disso, vale a pena destacar que, conforme as tecnologias evoluem e os aparelhos eletrônicos de modo geral ganham novas funcionalidades, os formatos de treinamento e as atividades também precisam ser aprimorados.

Confira os principais benefícios dessa modalidade

Mesmo em um mundo tão digitalizado como o atual, muitas organizações ainda vêem os dispositivos móveis apenas como elementos que prejudicam o rendimento dos times, causando distrações e quedas significativas de produtividade.

Por outro lado, com uma boa estratégia de mobile learning é possível transformar esse cenário com sucesso, transformando a tecnologia em uma grande aliada do processo de capacitação.

E para comprovar essa máxima, vamos listar a seguir alguns dos pontos altos de utilizar o m-learning em sua empresa!

Diminuição dos custos operacionais

Independentemente dos objetivos da organização e dos gaps de conhecimento apresentados pelas equipes, o desenvolvimento de programas de educação corporativa que atendam a essas demandas exige um investimento financeiro bastante significativo, especialmente quando os treinamentos são realizados na modalidade presencial.

Nesse caso, os gestores, juntamente ao departamento de RH, precisam levar em consideração questões relevantes, como a locação de espaços e de equipamentos para a realização das atividades, os gastos com hospedagem e transporte dos participantes (quando necessário), e até mesmo a impressão de materiais de estudo, como cadernos e apostilas.

Porém, uma vez que as ações de capacitação realizadas no formato on-line demandam basicamente o investimento na criação de conteúdos digitais, na implementação e na manutenção das ferramentas digitais, a empresa pode eliminar boa parte dos gastos que listamos acima. 

Além disso, os recursos economizados podem ser direcionados para outras iniciativas organizacionais sem que os resultados das estratégias de T&D sejam prejudicados.

Mais agilidade para o processo de capacitação

Lado a lado com a economia de recursos financeiros, o m-learning também permite que a sua empresa possa reduzir o tempo que anteriormente era gasto ao longo das diferentes etapas dos treinamentos presenciais.

Afinal, nesse formato mais analógico, além da apresentação dos conteúdos aos colaboradores e da realização das atividades avaliativas, também é preciso considerar todo um período de planejamento e uma complexa fase de análise dos resultados obtidos.

Em contrapartida, com o suporte de tecnologias como as plataformas de gestão de aprendizagem, é possível otimizar uma série de atividades. Dessa forma:

  • Os profissionais podem estudar de qualquer local e a qualquer hora, sem interferir em seus horários de trabalho;
  • Os conteúdos podem ser disponibilizados a um número maior de pessoas e de maneira simultânea por meio das plataformas virtuais;
  • Os gestores e líderes de RH podem analisar os resultados de cada atividade com muito mais praticidade.

Consequentemente, toda essa dinâmica traz para os programas de capacitação uma agilidade que não só faz com que os colaboradores se adaptem com maior prontidão às novas demandas do mercado, mas também possibilita o desenvolvimento de um volume maior de conteúdos e atividades para manter os times cada vez mais qualificados.

Aumento do engajamento dos times

Por fim, podemos dizer que chegamos a um dos principais pontos altos de investir em uma boa estratégia de mobile learning: o crescimento dos níveis de engajamento nos treinamentos!

Afinal, com a implementação das ferramentas mais adequadas às necessidades de conhecimento dos seus times e a criação de conteúdos diversificados e cada vez mais interativos, os colaboradores têm à disposição uma ampla gama de materiais desenvolvidos especialmente de acordo com o seu perfil de aprendizagem.

E esses fatores, alinhados à flexibilidade proporcionada pela metodologia EAD, fazem com que os profissionais se engajem cada vez mais nas iniciativas da empresa, tornando-se protagonistas de seus processos de formação e aprimorando competências importantes como autonomia, organização e disciplina.

Saiba como utilizar o m-learning em seus treinamentos

Agora que já falamos bastante sobre o que é o mobile learning e nos aprofundamos em algumas das principais vantagens de colocar esse conceito em prática, vamos listar neste capítulo alguns formatos de conteúdos que a sua empresa pode adotar para capacitar os seus colaboradores. Veja a seguir!

Videoaulas

Nos últimos anos, os vídeos têm ganhado cada vez mais popularidade junto aos mais diversos perfis de público. E, com a chegada na pandemia do Covid-19, essa tendência se expandiu ainda mais, e as videoaulas passaram a fazer parte da rotina de treinamentos de diversas empresas ao redor do mundo.

Ao reunir imagens, áudios, textos, animações e uma série de outros elementos em um único material, as videoaulas asseguram que determinados conteúdos possam ser transmitidos de uma maneira mais instigante e atrativa, facilitando ainda mais a compreensão dos temas abordados ao longo da capacitação.

Outro aspecto interessante é que, com a evolução cada vez mais ágil da tecnologia, é possível criar conteúdos altamente interativos e que podem ser visualizados com altíssima qualidade nos dispositivos móveis.

Livros digitais

Mais conhecidos como e-books, os livros digitais nada mais são do que materiais informativos divididos em capítulos para apresentar determinados temas dos treinamentos de maneira mais aprofundada.

O grande diferencial neste caso é que todo o conteúdo é desenvolvido e diagramado para ser consumido no formato digital, tanto nos computadores e notebooks, quanto nos tablets e smartphones.

Do ponto de vista corporativo, os e-books são extremamente vantajosos, pois contam com um baixo custo de produção e podem ser bastante versáteis, podendo abordar os mais diversos assuntos. 

O segredo é adotar a linguagem mais adequada ao perfil dos seus colaboradores e aproveitar as ferramentas tecnológicas para enriquecer a experiência de aprendizagem ao inserir outros recursos como imagens, infográficos e hiperlinks que direcionam os profissionais para outras leituras complementares.

Aprendizagem via app

Atualmente, podemos encontrar aplicativos para facilitar uma série de tarefas do dia a dia: de soluções para o compartilhamento de mensagens em texto, áudio e vídeo, aos streamings de séries e música, ferramentas para o monitoramento de exercícios físicos, entre diversas outras possibilidades.

Tendo em vista esse novo cenário tecnológico, as empresas também vislumbraram uma oportunidade de ouro e passaram a utilizar o potencial dos apps para capacitar os seus times, aproveitando uma série de estratégias interessantes, como:

  • Os recursos de microlearning, proporcionando o envio de drops de conhecimento que facilitam o entendimento de assuntos complexos e possibilitam o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem constante;
  • A criação de redes sociais exclusivas da companhia por meio das quais os gestores e líderes de RH possam compartilhar conteúdos complementares que ajudam a enriquecer ainda mais a jornada de conhecimento;
  • O uso de programas que viabilizam a troca de mensagens entre os participantes do treinamento, permitindo que eles possam tirar suas dúvidas, trocar experiências ou fazer comentários relevantes para a capacitação.

Gamificação

Como o próprio nome indica, a gamificação (ou, em inglês, gamification) tem como base uma série de recursos utilizados primordialmente nos jogos para tornar os programas de educação corporativa mais dinâmicos, instigantes e — por que não? — mais lúdicos.

Mas para que o conceito seja colocado em prática com sucesso, é preciso que essa estratégia corporativa conte com uma série de recursos, como:

  • Narrativas que estejam relacionadas às experiências vivenciadas no dia a dia organizacional;
  • Cenários e avatares que contribuam com a criação de uma experiência realmente imersiva;
  • Missões e tarefas que promovam a integração dos participantes;
  • Rankings por meio dos quais os colaboradores possam acompanhar o seu desempenho;
  • Sistemas de pontuação e recompensas pelo cumprimento adequado dos desafios.

Dessa forma, é possível facilitar a apresentação de assuntos mais complexos, promover o desenvolvimento de habilidades valiosas, além de estimular a aplicação dos novos conhecimentos na rotina de trabalho, trazendo ganhos significativos para a organização como um todo.

Fique de olho nas nossas dicas para implementar o mobile learning na sua empresa

Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, vamos compartilhar neste tópico algumas dicas valiosas que vão ajudar a sua empresa a aproveitar todos os benefícios que o m-learning pode trazer para os seus programas de educação corporativa. Acompanhe!

Entenda quais são as reais necessidades de conhecimento dos seus times

Para desenvolver um treinamento no formato mobile realmente eficiente, o primeiro passo é compreender quais são os principais — e mais urgentes — gaps de conhecimento dos seus colaboradores.

Nesse momento, uma boa dica é alinhar um acompanhamento próximo da rotina dos profissionais com a realização de pesquisas de opinião para que os colaboradores tenham a oportunidade de apresentar suas dúvidas sobre determinados processos ou a utilização dos equipamentos e outras ferramentas utilizadas pela empresa.

Com essas informações em mãos, os gestores e líderes de RH podem investir em estratégias realmente eficientes e assegurando que todos possuam os dispositivos adequados para ter acesso às atividades e desenvolvendo conteúdos que estimulem o engajamento.

Invista em um planejamento estruturado

A etapa de planejamento também é extremamente relevante para garantir o sucesso dos seus programas de T&D. Afinal, é nesta fase que serão definidos aspectos importantes do processo de capacitação, como:

  • Os objetivos (principais e secundários) do treinamento; 
  • Os departamentos que vão participar do programa;
  • Os temas abordados e o desenvolvimento dos conteúdos;
  • As ferramentas tecnológicas que serão utilizadas;
  • O cronograma de implementação das atividades;
  • O orçamento necessário para a realização da ação.

Dessa forma, todo o processo poderá ocorrer de uma maneira organizada e mais eficaz. Além disso, sua organização estará pronta para lidar com os possíveis desafios com mais facilidade.

Aposte nas tecnologias mais adequadas para a sua organização

Seja qual for o objetivo da sua empresa, a boa notícia é que, hoje em dia, é possível contar com uma série de ferramentas tecnológicas bastante eficazes.

E a grande dica para escolher a melhor opção, é pensar nos recursos mais adequados para que os seus colaboradores possam visualizar e interagir com os conteúdos em seus dispositivos móveis sem que a qualidade da aprendizagem seja prejudicada.

Vale a pena observar, ainda, que o -m-learning pode ser utilizado juntamente a outras estratégias de educação corporativa, enriquecendo ainda mais a jornada de aprendizagem das suas equipes.

Faça um bom acompanhamento dos resultados

A melhor forma de garantir que o seu treinamento no formato mobile está conquistando os objetivos esperados é dedicar uma atenção especial ao acompanhamento de cada etapa do processo de capacitação.

Dessa forma, é possível verificar se o seu treinamento está sendo bem-sucedido e quais aspectos ainda precisam ser aprimorados, assegurando que as mudanças necessárias sejam feitas com mais agilidade.

Outro aspecto primordial, é contar com o suporte de uma empresa especializada em soluções corporativas para garantir que os seus times tenham uma experiência de aprendizagem realmente engajadora e eficiente.

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