Mais do que uma tendência adotada pelas equipes de recursos humanos, o People Analytics chegou para ficar e tem trazido grandes impactos para os programas de T&D dos mais diversos perfis de organizações. Mas se a sua empresa ainda não está por dentro dessa dinâmica, não precisa se preocupar!

Ao longo dos próximos parágrafos, vamos nos aprofundar um pouco mais neste conceito e listar suas principais vantagens, além de compartilhar algumas dicas valiosas que vão otimizar suas ações de capacitação e ajudar sua companhia a conquistar resultados cada vez melhores.

Continue a leitura deste conteúdo e vamos juntos explorar todas as possibilidades que o People Analytics pode proporcionar para os seus negócios!

Uma breve explicação sobre o People Analytics

Se pensarmos em uma tradução direta do termo em inglês, o People Analytics pode ser definido como uma “análise de pessoas” ou, em outras palavras, um estudo mais aprofundado dos comportamentos dos profissionais em seus ambientes de trabalho e dos fatores que influenciam suas posturas e seu desempenho no dia a dia organizacional.

O objetivo é conhecer o perfil das equipes e estabelecer estratégias que ajudem a potencializar os talentos dos colaboradores e possibilitem o desenvolvimento de competências que contribuam com a melhoria do desempenho da organização como um todo.

Para isso, os departamentos de RH investem em um processo que passa por algumas etapas primordiais:

  • Coleta de dados para a criação de um perfil detalhado de cada profissional;
  • Categorização e análise das informações coletadas;
  • Seleção das métricas e indicadores mais adequados;
  • Alinhamento dos resultados com os objetivos definidos pela organização;
  • Estabelecimento de estratégias que contribuam com a otimização dos processos.

Com o tempo, a utilização de uma estratégia de People Analytics bem estruturada permite que o RH consiga prever determinadas movimentações do mercado, preparando os colaboradores para lidar com os desafios futuros com sucesso.

Fique pode dentro dos diferentes níveis do People Analytics

De acordo com o Grupo Gartner, o People Analytics é composto por quatro níveis de análise classificados a partir dos tipos de informação coletados ao longo dos processos de avaliação de dados. E, a seguir, vamos falar mais detalhadamente sobre cada um deles. Acompanhe!

Análise descritiva

Este é o nível mais básico e parte da pergunta “O que aconteceu?” para compreender eventos que já ocorreram por meio da coleta de dados da época analisada e da comparação com informações da atualidade. 

Análise diagnóstica

Aqui, a pergunta “Por que isto aconteceu?” é que vai nortear o estudo das causas que levaram a um determinado problema, ou à conquista de cases de sucesso com base na utilização de técnicas avançadas para extração dos dados e estatísticas mais adequados para a análise dos diferentes cenários.

Análise preditiva

Nessa fase, a questão principal é “O que pode acontecer?”, estimulando a empresa a olhar para o passado e alinhar os resultados conquistados em cenários anteriores, com estatísticas avançadas para antever situações semelhantes no futuro.

Análise prescritiva

Por fim, a pergunta-chave desta última etapa é “O que pode acontecer se seguirmos este caminho?”, estimulando o levantamento de hipóteses diversificadas e proporcionando uma análise prévia dos impactos que determinadas decisões podem gerar.

A relação entre o People Analytics e os programas de T&D

Hoje em dia, um número cada vez maior de organizações já reconhece a importância de investir em programas de T&D realmente eficazes para capacitar suas equipes.

Por outro lado, muitos gestores ainda enfrentam um desafio constante: como conseguir identificar de maneira assertiva as necessidades de conhecimento mais urgentes de seus colaboradores? Neste caso, a resposta certa está no uso do People Analytics!

Ao possibilitar uma coleta eficiente e estratégica de dados, as ferramentas de análise de pessoas fornecem às lideranças e departamentos de RH informações robustas para a criação das estratégias de educação corporativa mais adequadas a cada momento.

Além disso, o uso das novas tecnologias e de plataformas LMS cada vez mais interativas e personalizadas dão origem a um ecossistema de aprendizagem constante que é responsável por manter os colaboradores sempre atualizados e dispostos a aprofundar seus conhecimentos.

A partir daí, é possível observar um aumento significativo dos níveis de engajamento e o desenvolvimento de competências altamente valiosas para o crescimento dos negócios como um todo. 

Benefícios de investir na análise de pessoas

Contar com uma estratégia bem-estruturada de People Analytics pode assegurar uma série de vantagens que impactam não só o dia a dia dos colaboradores, mas também, se refletem na imagem da sua empresa no mercado e no relacionamento com os seus diferentes públicos.

E neste tópico, vamos destacar alguns dos principais pontos que o investimento em uma boa análise de pessoas pode garantir!

Redução dos custos operacionais

Primeiramente, é interessante ressaltarmos que mesmo os treinamentos no formato on-line representam para a sua empresa um investimento considerável de tempo e recursos financeiros.

E, quando a capacitação não atinge os resultados esperados, a organização pode acabar tendo que lidar com uma série de prejuízos, prejudicando partes do orçamento que poderiam ser direcionadas a outras iniciativas.

Por outro lado, o People Analytics pode ajudar a driblar esse cenário com sucesso ao garantir uma identificação mais ágil e eficiente dos principais desafios da companhia para que os gestores e profissionais de RH possam selecionar as ferramentas mais adequadas a cada situação, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional.

Maior controle dos processos corporativos

As decisões e iniciativas implementadas pelo departamento de recursos humanos podem gerar impactos significativos para toda a empresa. Afinal, os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por uma série de atividades, como:

  • Realização de processos seletivos para a contratação de novos profissionais;
  • Definição, junto aos líderes dos diferentes setores, das políticas salariais e dos benefícios oferecidos aos colaboradores;
  • Implementação de um sistema de educação corporativa perene e realmente eficaz;
  • Seleção das plataformas LMS e a definição dos conteúdos aplicados nos treinamentos;
  • Manutenção de um clima organizacional de cooperação e integração entre as equipes.

E para que o RH consiga gerenciar suas diversas funções de forma organizada, o People Analytics permite que cada um dos aspectos que listamos acima possa ser devidamente controlado, gerando dados sólidos e integrados para que a sua empresa possa tomar decisões cada vez melhores.

Aumento significativo da produtividade

A produtividade é um elemento que está diretamente relacionado aos níveis de capacitação dos colaboradores, mas que também pode ser influenciado pelos índices de motivação e comprometimento dos times com as suas atividades diárias.

Com essa realidade em mente, podemos afirmar então que a análise de pessoas entra em cena como uma ferramenta poderosa para que a sua empresa possa compreender questões importantes como: quais são os aspectos que mais impactam o engajamento ou quais são as principais dúvidas dos profissionais em sua rotina de trabalho.

E, com o uso do People Analytics é possível trabalhar com um alto volume de dados, possibilitando a construção de um perfil dos profissionais cada vez mais completo para que a sua empresa possa investir em ações que realmente estimulem os times a dar o seu melhor, ampliando assim, a produtividade.

Crescimento dos índices de retenção

Fatores como ausência de motivação, insatisfação com a rotina de trabalho e falta de perspectivas de crescimento estão entre os principais fatores do aumento das taxas de turnover em organizações de diversos segmentos no mundo todo. Mas, o People Analytics pode ser a chave para reverter esse cenário!

Com o suporte das ferramentas de análise de pessoas, sua empresa pode não só obter informações detalhadas sobre o seu time de profissionais — conforme já destacamos anteriormente —, mas também, tem a possibilidade de realizar um cruzamento dos dados mais adequados ao seu perfil de negócios.

Dessa forma, o departamento de RH terá em mãos um material valioso para compreender as necessidades e expectativas dos times, desenvolver programas de capacitação mais robustos, implementar ações que despertem o sentimento de motivação e pertencimento e, até mesmo, avaliar a probabilidade que um determinado colaborador tem de se desligar da empresa.

Atração de talentos altamente qualificados

Tão importante quanto investir na retenção dos colaboradores, é apostar na contratação dos melhores talentos do mercado para fortalecer ainda mais o potencial dos seus negócios e contribuir com o crescimento da sua organização.

Em contrapartida, muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios na hora de selecionar os profissionais mais adequados em meio a tantos currículos e com um número de candidatos tão diversificado, com múltiplas habilidades e experiências.

A análise de pessoas, nesse sentido, permite que os profissionais responsáveis por todo o processo de recrutamento e seleção possam contar com o suporte da tecnologia para realizar diferentes atividades, como:

  • Formação de um banco de talentos estruturado, facilitando a busca e o acesso ao cadastro dos candidatos;
  • Armazenamento dos currículos de acordo com categorias pré-definidas;
  • Análise do perfil comportamental e identificação das competências mais indicadas para os diferentes cargos disponíveis.

Dessa forma, é possível otimizar todo o processo de contratação de colaboradores que estejam realmente alinhados ao perfil da empresa.

Melhoria do potencial competitivo

Ao automatizar a gestão de dados, o People Analytics assegura a formação de um departamento de RH ainda mais eficaz e com potencial para contribuir com o fortalecimento das equipes e a melhoria do clima organizacional, otimizando a rotina e proporcionando a conquista de excelentes resultados para sua empresa.

Juntos, esses fatores acabam se refletindo na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela companhia e também, no relacionamento com os clientes que passam a contar com um atendimento personalizado, mais ágil e altamente eficiente.

Como resultado, a sua organização ganha muitos pontos positivos, conquistando ótimos diferenciais competitivos que vão destacar ainda mais seus negócios em seu mercado de atuação e frente à concorrência.

Como implementar essa estratégia em sua organização

Agora que já falamos sobre o conceito de People Analytics e os principais benefícios de apostar nessa estratégia, vamos compartilhar algumas dicas que vão ajudar a sua organização a transformar a teoria em prática!

Escolha a tecnologia mais adequada ao seu perfil organizacional

Atualmente, é possível encontrar uma série de empresas especializadas na implementação das ferramentas de People Analytics

Por isso, antes de tomar uma decisão, faça uma pesquisa detalhada das opções disponíveis no mercado, peça uma demonstração para entender como a tecnologia funciona e assegure-se de que a empresa fornece um bom suporte técnico.

Treine os seus times de RH

Além de contar com uma tecnologia de qualidade, é muito importante que as suas equipes saibam como operá-la corretamente para usufruir de todos os benefícios que a ferramenta pode oferecer.

Então, antes de executar sua estratégia de análise de pessoas, aposte em um bom treinamento e invista em materiais complementares como livros, cursos virtuais e workshops para garantir que os profissionais estejam sempre atualizados.

Estabeleça um foco para a análise dos dados

Cada companhia possui objetivos, recursos e perfis de atuação diferenciados. E ter isso em mente é muito importante para que o RH não perca o foco ao se deparar com um volume muito elevado de informações.

Aqui, o segredo é selecionar os dados mais adequados ao momento atual da organização para obter resultados realmente relevantes para seus negócios.

Quais indicadores sua empresa deve acompanhar para medir o desempenho das ações de T&D

Essa é uma dúvida bastante comum para muitos gestores e profissionais que atuam no departamento de RH, mas encontrar a resposta certa não precisa ser uma missão impossível! 

E para ajudá-lo com essa questão, vamos finalizar este conteúdo listando alguns indicadores que podem sinalizar se as suas ações de capacitação estão atingindo o resultado esperado:

  • Índices de produtividade no dia a dia;
  • Volume de falhas e retrabalhos;
  • Cumprimento das metas estabelecidas;
  • Níveis de satisfação dos colaboradores;
  • Absenteísmo e taxas de turnover.

Esses elementos podem funcionar como um verdadeiro termômetro de desempenho para suas ações de T&D. 

E, com o suporte do People Analytics, coletar os dados necessários para embasar sua avaliação pode ser uma tarefa ainda mais simples. Além disso, vale a pena lembrar: na hora de colocar esse plano em prática, a Plataforma Scaffold pode ajudar sua empresa a conquistar resultados ainda melhores. 

Entre em contato conosco para saber mais!

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