Quando se está no início de um trabalho com treinamentos ou cursos online, várias siglas e palavras novas vão vir à tona. Por isso, a Scaffold Education as organizou em um pequeno dicionário, buscando esclarecer a maior parte das dúvidas de quem acabou de começar a jornada neste campo.

Nota: as definições apresentadas neste dicionário consideram apenas o contexto do ensino a distância. Significados que fogem ao tema ou que necessariamente deveriam constar em um dicionário regular da língua portuguesa não foram considerados.

 

A

Action Learning: Traduzido para o portugues “aprendizagem pela ação”, é uma abordagem educacional para resolução de problemas que envolve a ação e reflexão de resultados.

Aluno: Qualquer pessoa que busca aprender algo com as aulas, cursos e materiais educativos. No caso de uma empresa, o cliente, colaborador, ou franqueado, por exemplo, que irá utilizar o serviço de ensino à distância. Sinônimo para “usuário”, como descrito neste dicionário.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Sistema de gestão responsável pela distribuição de conteúdos e proporcionar o desenvolvimento de alunos durante cursos online. A plataforma AVA promove interação entre alunos e professores para comunicação, dúvidas e acompanhamento de desempenho.

Andragogia: Método educacional voltado para adultos. Possui o objetivo de proporcionar um aprendizado mais consciente (motivação e autoconhecimento), de maneira mais madura.

Aprendizagem adaptativa: Conceito educacional que utiliza plataformas online como estratégia para focar nas necessidades e objetivos individuais de cada aprendiz. Através dos dados gerados pela plataforma, é possível sugerir o caminho da aprendizagem, incluindo ou alternado sequências de conteúdos, personalizando avaliações, caminhos ou temáticas complementares. Confira mais detalhes sobre Aprendizagem Adaptativa.

Aprendizagem ativa: Metodologia de ensino que possui o objetivo de colocar o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, se envolvendo de forma ativa em seu desenvolvimento.

Aprendizagem autodirigida: Ação que torna a pessoa autônoma do seu próprio aprendizado, assumindo a frente da sua aprendizagem.

API: Sigla em inglês para “Application Programming Interface” e traduzido para o português “Interface de Programação de Aplicações”. É um conjunto de rotinas de programação estabelecidas por um software para as suas funcionalidades serem utilizadas por outros aplicativos.

Avaliação: Processo que mensura a qualidade do processo de aprendizagem, revelando como e o que o colaborador aprendeu, de acordo com objetivos de capacitação previamente definidos. Descubra como utilizar a avaliação para tornar seus treinamentos mais efetivos

Avaliação de reação: Ação que tem como objetivo identificar a satisfação do colaborador em relação aos treinamentos.

Avaliação diagnóstica: Relatório completo que analisa todos os processos da empresa em todas as áreas.

Autoliderança: Nível essencial da liderança, consiste em “liderar a si mesmo” buscando solucionar problemas e enfrentar novos desafios

 

B

Banco de dados: armazenamento das informações inseridas em um sistema, como o conteúdo e os detalhes dos usuários.

Bootcamp: Programas de aprendizagem que possibilitam às pessoas aprender de maneira mais prática, rápida e dinâmica, determinados assuntos envolvendo um problema real.

Big Data: Mecanismos estratégico de coleta de dados complexos que permite analisar e interpretar o grande volume de dados coletados.

 

C

Catálogo de conteúdos: Acervo que reúne conteúdos de diversos temas em diferentes formatos

Conteúdo: tudo o que é produzido para adicionar à trilha de aprendizagem: vídeos, textos, materiais de apoio, atividades, etc.

Conteúdo personalizado: Conteúdo elaborado e desenvolvido exatamente de acordo com as necessidades da pessoa, que impacta diretamente os resultados de uma empresa através de diversos benefícios como atração, prospecção, fidelização e otimização.

Consultoria Pedagógica: Etapa de planejamento no processo de estruturação das metas de desenvolvimento, dos indicadores de sucesso de capacitação e no direcionamento da produção de conteúdo para treinamentos.

Comunidades de Aprendizagem: Uma proposta social e cultural que envolve estudantes, professores e comunidades no desenvolvimento de um projeto educativo cultural para a aprendizagem em colaboração. 

Competências e Habilidades: Capacidades que um profissional necessita para realizar suas funções e se desenvolvem em sua carreira.

Competências do futuro: Habilidades humanas e suas características desenvolvidas pelos profissionais: inovação, pensamento crítico e colaboração.

Conteudista: Profissional que domina habilidades relacionadas a aprendizagem, responsável pela elaboração de conteúdos para diversas finalidades

Crowdlearning: Traduzido para o português “Aprendizado coletivo”, é um modelo de busca coletiva pela aprendizagem, onde pessoas se reúnem (presencial ou online) para compartilhar o que sabem e querem aprender em interesses comuns.

CMS: Sigla inglês para “Content Management System”, traduzido como “Sistema de Gestão de Conteúdos”. É uma ferramenta para criar, editar e gerenciar conteúdos de cursos autorais online em plataformas digitais.

Curadoria de conteúdo: Processo de pesquisa que organiza e administra conteúdos que já foram produzidos e estão na internet para serem utilizados em aulas ou treinamentos. A curadoria pode ser realizada de maneira personalizada, focando na assertividade e eficiência das oportunidades de aprendizagem, de acordo com os objetivos definidos. Confira as possibilidades de utilizar a curadoria como estratégia.

Curva de Aprendizagem: gráfico utilizado para medir a eficiência do processo de aprendizagem de um curso ou de um conteúdo. O eixo vertical marca quantas ou o quão complexas são as informações aprendidas, enquanto a linha horizontal marca o tempo que se leva para o aprendizado.

Curso: série de lições que se interligam por meio de um assunto em comum. O curso é a trilha de aprendizado por onde o aluno passa com o objetivo de dominar certo conhecimento.

Cultura de Aprendizagem: Proposta de ações sobre aprendizagem e novas soluções, implementadas na rotina de trabalho, voltadas para o desenvolvimento de colaboradores e organizações.

 

D

Dados: todas as informações presentes na plataforma, desde o conteúdo de aprendizagem até os dados particulares para cada aluno.

Dashboard: o “painel de controle”, onde é possível administrar e obter uma visão geral sobre grande parte dos recursos disponíveis e das atividades realizadas em uma plataforma.

Design: Processo para solucionar determinados problemas por meio do desenvolvimento de elementos visuais.

Design thinking: Metodologia de desenvolvimento de produtos focado nas necessidades e desejos dos usuários, transformando dificuldades em benefícios.

Design de aprendizagem: Profissional responsável por melhorar o processo de aprendizagem, através da tomada de decisão de quais conteúdos devem ser disponibilizados e em qual formato.

Design Instrucional (DI): Termo que se refere à engenharia pedagógica que aborda um conjunto de métodos, recursos e técnicas com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizagem, através do planejamento, estruturação e desenvolvimento de conteúdos educativos. 

Download: ato de salvar algo que antes estava na nuvem/internet diretamente em um terminal (computador, smartphone, etc). No EAD você pode, por exemplo, realizar o download de conteúdos como textos e vídeos educativos que que vão ficar salvos em seu computador, e portanto, disponíveis posteriormente mesmo quando não houver conexão com a internet.

Diagnóstico: Metodologia organizacional com o objetivo de entender as necessidades da empresa, encontrar o que não está funcionando corretamente e impedir o mau desempenho.

 

E

EAD: sigla para “ensino a distância”.

Educação Corporativa: conjunto de treinamentos e outros conteúdos educativos oferecidos por uma empresa, visando o desenvolvimento pessoal e intelectual de seus colaboradores, parceiros, clientes, franqueados, etc.

Ecossistema de Aprendizagem: Espaço com o objetivo de promover o aprendizado, compartilhando o conhecimento entre pessoas e instrutores alternativamente e de forma individual ou coletiva.

Ebook: Abreviação de Eletronic Book, traduzido em português para livro digital. É uma versão eletrônica de um livro em formato digital que pode ser utilizada em um celular, computador ou tablet.

Engajamento: Sentimento que uma pessoa cria com alguém ou algo, de modo afetivo e emocional. Esse envolvimento cria uma postura mais empenhada e cooperativa, aumentando sua motivação para se dedicar às tarefas que está realizando.

Ensino Híbrido (Blended Learning): Modalidade de educação (como o ensino presencial ou a Educação a Distância) que une e sincroniza momentos presenciais e remotos de aprendizagem, cuja principal característica está em o aprendiz estudar os conteúdos e instruções usando recursos online e, também, em momentos presenciais. Descubra como o Ensino Híbrido pode ajudar no desenvolvimento da sua organização.

E-learning: Termo em inglês para “aprendizado eletrônico”, uma modalidade de Educação a Distância que utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem para simular uma sala de aula em que os estudantes podem acessar os conteúdos a qualquer hora e lugar para realizar seus estudos. O ambiente possibilita comunicação entre instrutores e colaboradores através de fóruns, chats e outros recursos.

 

F

Feedback: expressão empregada para definir uma opinião que é um retorno sobre algo. Descrever o que você pensa sobre alguma situação é um exemplo de feedback.

Fórum online: Ferramenta online com o objetivo de estimular e promover debates através de mensagens e tópicos publicados sobre determinados assuntos.

Facilitadores: Profissional responsável pela aquisição de novos conhecimentos, temas e informações como forma de facilitar o processo de aprendizagem em diferentes formas.

Ferramentas colaborativas: Software que compartilha informações entre diversas pessoas.

Fast Learning: Traduzido para o português “Aprendizado Rápido”, é uma forma de ensino-aprendizagem onde o conteúdo é dividido em pequenas partes, com o objetivo de gerar resultados rápidos e práticos.

 

G

Gamification (ou “gamificação”): método que transforma o processo de aprendizagem em uma espécie de jogo, estimulando a pessoa por meio de conquistas, recompensas e uma competição saudável enquanto ela progride na trilha de aprendizado. Clique aqui para saber mais!

Game-Based Learning: Traduzido para o português “Aprendizagem Baseada em Jogos”, é uma metodologia educacional que utiliza games para integrar, capacitar e desenvolver pessoas.

Game: Jogos desenvolvidos especificamente para capacitar, ensinar ou reforçar a aprendizagem de determinado assunto

 

H

Hard Skills: Conjunto de habilidades ou técnicas que podem ser mensuradas de alguma maneira, podendo ser aprendidas em cursos, livros, treinamentos ou graduações. Essas habilidades podem ser classificadas com aptidões técnicas de um profissional.

Hospedagem: armazenamento de arquivos digitais. No caso do EAD, se os conteúdos estão armazenados, por exemplo, na plataforma da Scaffold Education, dizemos que eles estão hospedados ali. Isso, inclusive, torna a Scaffold Education o “servidor”, ou “host”, em inglês.

HTML5: Sigla para “Hyper-Text Markup Language”. É uma linguagem de marcação (conjunto de sinais e códigos aplicados a um texto que define sua configuração) para estruturar o conteúdo na Web. Possui funções para formatação de textos, inserção de links e imagens, incorporação de conteúdos, como áudio, som e vídeo

HTTP: Sigla em inglês para “Hypertext Transfer Protocol”. É um conjunto de regras que um servidor deve seguir. Um protocolo de comunicação permite às pessoas verem os dados e conteúdos dentro da URL dos sites.

Heutagogia: Modelo educacional voltado para o público adulto, onde a gestão da aprendizagem parte do próprio aprendiz. O modelo é alinhado à tecnologia, onde a pessoa entende o que precisa aprender e cria um plano para realizar a jornada da aprendizagem.

I

Interface: maneira pela qual um programa de computador se apresenta na tela para que o usuário possa visualizar e interagir com as informações do banco de dados. 

Infográfico: Conteúdo explicativo que transmite dados e conceitos de forma simples. Podem possuir textos, imagens, gráficos, sons e ícones.

Inteligência Artificial: Área da ciência da computação que permite máquinas e ferramentas realizarem tarefas aprendendo e raciocinando como o pensamento humano. Permitindo tomar decisões e resolver problemas através da lógica.

 

J

Jornada de aprendizagem: Linha do tempo com todas as ações importantes que serão realizadas em um treinamento.

Inquiry based learning: Traduzido para o português “Aprendizagem Baseada na Investigação”, é um modelo de aprendizagem ativa que foca na resolução de problemas de forma coletiva com um professor como mediador do processo.

K

Keywords: inglês para “palavras-chave”. São as expressões mais importantes a se conhecer sobre certo conteúdo.

KPIs de T&D: Análise para descobrir qual a eficácia dos investimentos nos programas de treinamento e desenvolvimento.

 

L

Lifelong Learning: Termo em inglês para “Aprendizagem ao longo da vida”, é um conceito (ou cultura) que estimula os estudos e aprendizagem ativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida da pessoa, não apenas durante um período acadêmico ou em eventuais treinamentos.

Learning Experience Design: Traduzido para o português, “Design de Experiência de Aprendizagem” é um conceito educacional que contempla a resolução de desafios reais, habilidades socioemocionais e análises de situações complexas que encontramos durante a vida.

Learning Experience: Traduzido para o português “Experiência da Aprendizagem”, metodologia que foca na experiência de aprendizagem do usuário. Priorizando o que é melhor benefício para ele, para tornar o processo de aprendizagem mais confortável.

Learning Paths: Traduzido para o português “Caminhos de Aprendizagem”, é um método para potencializar o aprendizado que pode ser aplicado no presencial ou à distância, auxiliando no desenvolvimento de maneira progressiva.

Learning by doing: Traduzido para o português “aprender fazendo”, é uma teoria educacional que atua de maneira prática, aliando o conhecimento teórico com o desenvolvimento de habilidades.

Learning Experience: Traduzido para o português “experiência de aprendizagem”, é um processo de aprendizagem com foco no aprendiz, resultando em um modelo mais confortável e direcionado.

Learning Analytics: Traduzido do inglês “Análise de aprendizagem”, é uma análise com objetivo de otimizar a aprendizagem das pessoas através da coleta e medição de dados.

Learning Record Store (LRS): Traduzido para o português “armazenamento de registros de aprendizagem”, é um sistema para armazenar dados coletados como registros de aprendizado (aulas, provas, fóruns) de plataformas conectadas.

Lifewide learning: Traduzido para o português “Aprendizagem em toda a vida”, é uma estratégia com o objetivo de abordar diversos tipos de aprendizado não utilizados em uma sala de aula.

Linha do Tempo: o mesmo que “timeline”. Organização dos últimos eventos ou atividades ocorridas, por ordem de tempo ou em outra ordem definida pela programação da plataforma.

LCMS: Sigla inglês para “Learning Content Management System”, traduzido em português como “Sistema Gerenciador de Conteúdos e Aprendizagem”. É uma ferramenta online utilizada para criar, publicar e gerenciar conteúdos de aprendizagem. 

LMS: sigla em inglês para Sistema de Gestão da Aprendizagem. No original, “Learning Management System”. É um software personalizável que organiza conteúdos educativos, buscando possibilitar o aprendizado e o desenvolvimento por parte do usuário. Visite este artigo para ver mais detalhes e se aprofundar no assunto.

LXP: Sigla em inglês para “Learning Experience Platform”, plataforma de aprendizagem online focada na experiência dos usuários para sugestões e compartilhamento de conteúdo. A ferramenta permite uma aprendizagem mais personalizada, interação e participação das pessoas durante a jornada dos treinamentos.

Liderança transformadora: Ação realizada por líderes que abrange o carisma, estimulação intelectual, inspiração e consideração individual. O objetivo é desenvolver as pessoas para encontrar os problemas e solucioná-lo.

Levantamento das necessidades de treinamento (LNT): Conjunto de ações e estratégias com objetivo de reunir dados para auxiliar nas tomadas de decisões relacionadas a equipes que necessitam de capacitação e quais treinamentos são mais adequados para cada um dos membros

 

M

Metodologias ativas: Práticas que têm como objetivo colocar o aprendiz no centro do processo de aprendizagem e fazê-lo participante ativo do desenvolvimento de conteúdos e competências. A aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas são meios importantes para gerar aprendizagem. Encontre a melhor metodologia para alcançar os objetivos de aprendizagem dos seus alunos!

Metodologia 6D: método de seis etapas que podem guiar a construção e a manutenção de uma plataforma de educação, pautando-se em resultados e na experiência de aprendizagem. As seis etapas são: 1 – Determinar os resultados para o negócio; 2 – Desenhar uma experiência completa; 3 – Direcionar a aplicação; 4 – Definir a transferência do aprendizado; 5 – Dar apoio a performance; 6 – Documentar os resultados. Clique aqui para saber mais detalhes!

Microlearning: Técnica para ensinar e disponibilizar conteúdos para os aprendizes em pequenos “pedaços”; ou seja, fornecer informações mais específicas e com um controle maior sobre o fluxo do conteúdo. É uma estratégia que “nasce” do micro-conteúdo – pequenos pedaços de informação digital em um estado permanente de circulação. É, na  maior parte das vezes, um tópico único de conteúdo, de comprimento limitado, consumido rapidamente. Descubra como potencializar a aprendizagem através do microlearning

Mobile Learning: Modalidade de E-learning que proporciona um ambiente de aprendizagem utilizando dispositivos móveis com acesso a internet, para viabilizar experiências de Educação a Distância. 

Moodle: Sigla em inglês para “Modular Object-oriented Dynamic Learning”, é um software de gerenciamento de aprendizado, que permite a criação de ambientes virtuais para disponibilizar cursos ou treinamentos de forma online.

Masterclass: Treinamento online ou presencial que conta com conteúdos  e convidados especialistas que possuem vasta experiência em determinado assunto do mercado.

Mentoria: Processo de desenvolver pessoas através da direção, influência e orientação  de alguém mais experiente no setor.

Machine Learning: Tecnologia que permite a aprendizagem computacional em inteligência por meio de respostas e diferentes dados coletados, sendo qualquer coisa que a tecnologia possa identificar.

Metodologia CHA: Significa conhecimento, habilidades e atitude. Uma técnica que engloba o tripé das competências que é muito utilizado por empresas no processo organizacional para avaliar o desenvolvimento de seus colaboradores.

Multiplicadores de conteúdo/treinamento: Profissional que possui conhecimentos aprofundados de determinado assunto e é responsável pela gestão desse conhecimento para outros profissionais.

Multiplicadores Internos: São colaboradores responsáveis pelo compartilhamento de determinados assuntos relacionados aos processos internos, visando a manutenção da qualidade das rotinas e difusão do “know How” da organização

N

Nuvem: ambiente virtual online, cujo conteúdo pode ser acessado por qualquer usuário ligado à internet que possua as credenciais necessárias, como um login e uma senha por exemplo.

NPS: Sigla inglês para “net Promoter Score”, metodologia que utiliza ferramentas de classificação e pesquisa para entender o nível de satisfação dos clientes de uma organização.

O

Orientador: Trabalha em conjunto com o instrutor utilizando meios tecnológicos para ajudar com o desenvolvimento pessoal e compreender os comportamentos dos colaboradores.

Onepage: Layout de página único que possui todas as informações necessárias estrategicamente otimizadas e ordenadas.

P

PDCA: sigla para “Plan, Do, Check, Act”, que traduzida para o português fica “Planejar, Fazer, Conferir, Agir”. É um método de trabalho que visa manter o alto nível de qualidade e também melhorar constantemente os conteúdos e processos de aprendizado. Acesse este link para ver mais detalhes.

PDI: Sigla para Plano de Desenvolvimento Individual, estratégia para aprimorar habilidades e competências profissionais de maneira estratégica.

People Analytics: Processo de coleta e análise de dados para tomada de decisões voltadas para a gestão de pessoas, utilizado para entender o comportamento e proporcionar um melhor ambiente. Aumentando a satisfação e eficiência das pessoas.

Persona: Personagem fictício baseado em dados que representa um colaborador ideal, com base em características comuns e reais mapeadas. A persona é criada a partir de análises de comportamento, preocupações, objetivos e motivações do público que mais tende a realizar uma ou mais ações esperadas.

Plataforma: software no qual o banco de dados é armazenado e posteriormente apresentado através de uma interface, permitindo que o usuário visualize e interaja com as informações e recursos oferecidos.

Plataforma EAD: software ou sistema que organiza e apresenta o conteúdo do banco de dados de uma maneira especial, visando possibilitar o aprendizado através de cursos, atividades e outros materiais úteis ao desenvolvimento do usuário. Visite este artigo para ver mais detalhes e se aprofundar no assunto.

Programa de computador: o mesmo que “software”.

Problem Based Learning: Traduzido para o português “Aprendizagem Baseada em Problemas”, é uma metodologia de ensino que estimula a pró-atividade, através da resolução de problemas.

Podcast: Gravação de áudio com temas variados que pode ser considerada um programa de rádio, sendo possível ouvir pela internet a qualquer hora pelo computador e celular. Eles podem ser utilizados para estudos, informações ou lazer.

Plataforma Educacional Adaptativa: Ferramenta desenvolvida com inteligência artificial com objetivo de complementar planos de estudos, sugerindo conteúdos (imagens, texto, jogos) para os alunos de acordo com o progresso da aprendizagem.

Repositório digital: Sistema de coleta de informações desenvolvido para armazenar, organizar e distribuir documentos digitais.

Protagonista: Profissional que assume toda a responsabilidade pela evolução da própria carreira. Tendo comprometimento com seu desenvolvimento, entregas e tomada de decisões.

Pílulas de conteúdo: Estratégia de treinamentos que consiste em conteúdos curtos, objetivos e que são fáceis de serem aprendidos pelos colaboradores.

Pesquisa de clima: Ação que permite identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e como está impactando diretamente os resultados da empresa.

Q

Quiz: Recurso pedagógico que consiste na elaboração de testes (possibilita a utilização de recursos tecnológicos) para instigar a participação de colaboradores no processo de capacitação.

R

Reskilling (requalificação): Conceito relacionado à aprendizagem e aquisição de habilidades que irão preparar a pessoa para uma mudança lateral de escopo ou carreira, para que possa assumir novos desafios ou realizar funções diferentes. Saiba como facilitar o processo de Reskilling de maneira completa.

Realidade virtual: Interface tecnológica que conecta usuários e utiliza um sistema de recursos gráficos 3D com o objetivo de criar uma sensação de mundo real, dentro do ambiente virtual.

Realidade aumentada: Tecnologia que permite que o mundo real e virtual se misturem, permitindo maior interação e novas maneiras de realizar tarefas.

Ressignificação do aprendizado: Ação que favorece a compreensão de conteúdos e estimula o desenvolvimento de um ambiente de cooperação entre aluno e professor.

Rotação por estações: Circuito de diferentes atividades para construção de um treinamento. Cada atividade proposta é considerada uma estação. E cada estação aborda o conteúdo ou parte dele de uma forma diferente. É importante fazer uso de uma plataforma digital para auxiliar o planejamento e gestão dessa técnica. Descubra como implementar a Rotação por estações ao seu plano de aula.

ROI: Sigla em inglês para “Return Over Investment“ ou “Retorno Sobre o Investimento”, em português. É uma métrica financeira baseada na quantidade de lucro ganho como resultado de um investimento.

Rubrica: Instrumento de avaliação apresentado em forma de tabela, construída e modificada com base nos critérios específicos (relacionados a uma atividade ou qualquer outra tarefa) que se deseja avaliar. Elas podem ser utilizadas para classificar qualquer atividade: redações, trabalhos de pesquisa, apresentações, projetos. Descubra como a avaliação por rubrica pode ajudar nas avaliações durante o período de educação remota.

Radioweb: Serviço de rádio digital transmitido via internet utilizando a tecnologia streaming para gerar o áudio em tempo real.

S

Sala de Aula Invertida: Metodologia de Ensino Híbrido que faz referência à mudança da ordem tradicional de apresentação dos conteúdos. A Sala de Aula Invertida prevê o acesso ao conteúdo pelos aprendizes antes do momento presencial ou síncrono. Esse acesso acontece pelo que chamamos de atividade prévia. Essa atividade tem como objetivo apresentar determinado conteúdo para o colaborador, para que ele tenha um primeiro contato antes do momento presencial. Conheça mais a fundo sobre a Sala de Aula Invertida

Social learning: Traduzido para o português “aprendizagem social”, envolve o processo de aprendizagem utilizando conteúdos que possam ser compartilhados e também, utilizados em prática.

Soft Skills: Conjunto de habilidades referentes ao comportamento humano: empatia, ética, resolução de conflitos.

Scaffold Education: empresa que construiu uma plataforma EAD eficiente, interativa e personalizável. Hoje, oferece este sistema como um serviço para empresas e criadores de conteúdo que desejam, por exemplo, treinar, desenvolver e compartilhar conhecimento com seus colaboradores, franqueados e clientes. Atualmente a Scaffold também oferece o serviço de produção de conteúdo para alimentar a plataforma. Acesse o website clicando aqui.

SCORM: Sigla em inglês para “Sharable Content Object Reference Model”, traduzido em português como “Modelo de Referência de Objetivo de Conteúdo Compartilhável”. É um conjunto de padrões para E-learning que permite transferir conteúdos entre os mais diferentes sistemas de gerenciamento de aprendizagem.

Sistema: programação no computador que resulta em uma organização dos dados e dos recursos, resultando em uma interface que permite visualização e interação por parte do usuário.

Sistema de gestão educacional (SGE): Sistema de gerenciamento para economizar tempo, avaliar desempenho e rotinas de informações geradas por instituições de ensino.

Software: qualquer tipo de sistema, programa de computador ou plataforma. Tudo o que se utiliza em um computador é um software, como por exemplo o Windows, o Internet Explorer, o Microsoft Word, os mais diversos jogos, etc. No caso da educação à distancia, o LMS é um exemplo de software.

Storytelling: Traduzido para o português, “narração de histórias” é um conjunto de boas práticas de narrativas, que podem ser utilizadas para melhorar a transmissão de conhecimento para facilitar a aprendizagem de determinado assunto.

 

T

Timeline: inglês para “linha do tempo”. Painel que mostra as últimos eventos ou atividades ocorridas em um certo contexto.

Treinamento: Processo referente a uma iniciativa de ensino e aprendizagem, que possui o objetivo de aprimorar habilidades e competências específicas das pessoas.

Treinamento a distância (TAD): Modalidade de aperfeiçoamento de habilidade e competências em formato digital. Os colaboradores não precisam de deslocamento e nem de espaço físico para realizá-lo.

Treinamento Híbrido: Modalidade de treinamento que combina métodos presenciais com o ensino a distância.

Trilhas de Aprendizagem: disposição dos conteúdos educativos em uma plataforma, organizando cursos, textos, atividades e materiais de apoio da maneira mais eficiente possível e buscando potencializar o aprendizado por parte do usuário.

Tutor: Facilitador dos processos de ensino-aprendizagem, que motiva e orienta os aprendizes em relação às aulas, módulos de treinamento e modalidades de ensino.

 

U

Universidade Corporativa: plataforma personalizada por uma empresa ou corporação que disponibiliza conteúdos educativos a seus usuários.

Upskilling (aprimoramento): Conceito que consiste em desenvolver ou aprimorar habilidades em um campo que a pessoa já possui algum domínio ou conhecimento. Conheça mais a fundo o conceito de Upskilling.

Usuário: parte do público final, a pessoa que irá de fato utilizar a plataforma de ensino à distância. Sinônimo para “Aluno”, como descrito neste dicionário.

UI: Termo em inglês para “User Interface”, traduzido como “Interface do Usuário”, é uma área focada nas interações feitas entre as pessoas e os aplicativos/softwares. Seu objetivo é facilitar a navegação em plataformas online, permitindo que os usuários consigam ser orientados de maneira prática através de recursos visuais.

UX: Termo em inglês para “User Experience”, traduzido como “Experiência do Usuário”, é tudo que envolve o modo de interação do consumidor ao utilizar e absorver os conteúdos de um site ou aplicativo. Uma estratégia baseada em um design responsivo, intuitivo e agradável.

V

Vimeo: plataforma de hospedagem de vídeos.

Virtual: dimensão formada pela programação de um computador. Aquilo que está atrás da tela, não no mundo físico.

VUCA (ou “Mundo VUCA”): do inglês “Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous”, que em português significa “Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo”. É uma tentativa de definir o mundo atual.

 

W

Webconference: Uma reunião virtual realizada através de aplicativos e plataformas com acesso à internet, como as de videoconferência. Nela, é possível compartilhar apresentações com textos, vídeos, voz e possui a possibilidade de interação entre todos os participantes.

Webinar: É um seminário realizado pela internet  por videoconferência, com objetivos educacionais ou comerciais. A comunicação por áudio é realizada apenas pelo palestrante, enquanto os outros participantes interagem apenas pelo chat.

Web-based training (WBT): Traduzido para o português “Treinamento baseado em web”,  se refere a treinamentos virtuais ou a distância, que utilizam a nuvem como base para análises de dados

Wistia: plataforma de hospedagem de vídeos.

 

Y

YouTube: plataforma gratuita de hospedagem de vídeos.

Z

Zoom: Serviço de videoconferência em nuvem, que permite você realizar e gravar reuniões online por meio de vídeo e áudio.

Zone of proximal Development: Traduzido para o português “Zona de Desenvolvimento Proximal”, é um conceito que define a distância do nível de desenvolvimento (real) por meio da solução de problemas de maneira independente e o nível de desenvolvimento (potencial), determinado pela resolução de problemas sob orientação.

Este dicionário está em constante atualização. Se existe alguma expressão com a qual você se deparou em seu contato com o mundo das plataformas EAD e não encontrou o significado aqui, entre em contato com a Scaffold Education para ajudar com suas duvidas!

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