Dicionário EAD Completo: termos e expressões

Quando se está no início de um trabalho com treinamentos ou cursos online, várias siglas e palavras novas vão vir à tona. Por isso, a Scaffold Education as organizou em um pequeno dicionário, buscando esclarecer a maior parte das dúvidas de quem acabou de começar a jornada neste campo.

Nota: as definições apresentadas neste dicionário consideram apenas o contexto do ensino a distância. Significados que fogem ao tema ou que necessariamente deveriam constar em um dicionário regular da língua portuguesa não foram considerados.

 

A

Aluno: Qualquer pessoa que busca aprender algo com as aulas, cursos e materiais educativos. No caso de uma empresa, o cliente, colaborador, ou franqueado, por exemplo, que irá utilizar o serviço de ensino à distância. Sinônimo para “usuário”, como descrito neste dicionário.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Sistema de gestão responsável pela distribuição de conteúdos e proporcionar o desenvolvimento de alunos durante cursos online. A plataforma AVA promove interação entre alunos e professores para comunicação, dúvidas e acompanhamento de desempenho.

Aprendizagem adaptativa: Conceito educacional que utiliza plataformas online como estratégia para focar nas necessidades e objetivos individuais de cada aprendiz. Através dos dados gerados pela plataforma, é possível sugerir o caminho da aprendizagem, incluindo ou alternado sequências de conteúdos, personalizando avaliações, caminhos ou temáticas complementares. Confira mais detalhes sobre Aprendizagem Adaptativa.

API: Sigla em inglês para “Application Programming Interface” e traduzido para o português “Interface de Programação de Aplicações”. É um conjunto de rotinas de programação estabelecidas por um software para as suas funcionalidades serem utilizadas por outros aplicativos.

Avaliação: Processo que mensura a qualidade do processo de aprendizagem, revelando como e o que o colaborador aprendeu, de acordo com objetivos de capacitação previamente definidos. Descubra como utilizar a avaliação para tornar seus treinamentos mais efetivos

 

B

Banco de dados: armazenamento das informações inseridas em um sistema, como o conteúdo e os detalhes dos usuários.

 

C

Conteúdo: tudo o que é produzido para adicionar à trilha de aprendizagem: vídeos, textos, materiais de apoio, atividades, etc.

CMS: Sigla inglês para “Content Management System”, traduzido como “Sistema de Gestão de Conteúdos”. É uma ferramenta para criar, editar e gerenciar conteúdos de cursos autorais online em plataformas digitais.

Curadoria de conteúdo: Processo de pesquisa que organiza e administra conteúdos que já foram produzidos e estão na internet para serem utilizados em aulas ou treinamentos. A curadoria pode ser realizada de maneira personalizada, focando na assertividade e eficiência das oportunidades de aprendizagem, de acordo com os objetivos definidos. Confira as possibilidades de utilizar a curadoria como estratégia.

Curva de Aprendizagem: gráfico utilizado para medir a eficiência do processo de aprendizagem de um curso ou de um conteúdo. O eixo vertical marca quantas ou o quão complexas são as informações aprendidas, enquanto a linha horizontal marca o tempo que se leva para o aprendizado.

Curso: série de lições que se interligam por meio de um assunto em comum. O curso é a trilha de aprendizado por onde o aluno passa com o objetivo de dominar certo conhecimento.

 

D

Dados: todas as informações presentes na plataforma, desde o conteúdo de aprendizagem até os dados particulares para cada aluno.

Dashboard: o “painel de controle”, onde é possível administrar e obter uma visão geral sobre grande parte dos recursos disponíveis e das atividades realizadas em uma plataforma.

Design: Processo para solucionar determinados problemas por meio do desenvolvimento de elementos visuais.

Design Instrucional (DI): Termo que se refere à engenharia pedagógica que aborda um conjunto de métodos, recursos e técnicas com o objetivo de melhorar a experiência de aprendizagem, através do planejamento, estruturação e desenvolvimento de conteúdos educativos. 

Download: ato de salvar algo que antes estava na nuvem/internet diretamente em um terminal (computador, smartphone, etc). No EAD você pode, por exemplo, realizar o download de conteúdos como textos e vídeos educativos que que vão ficar salvos em seu computador, e portanto, disponíveis posteriormente mesmo quando não houver conexão com a internet.

 

E

EAD: sigla para “ensino a distância”.

Educação Corporativa: conjunto de treinamentos e outros conteúdos educativos oferecidos por uma empresa, visando o desenvolvimento pessoal e intelectual de seus colaboradores, parceiros, clientes, franqueados, etc.

Engajamento: Sentimento que uma pessoa cria com alguém ou algo, de modo afetivo e emocional. Esse envolvimento cria uma postura mais empenhada e cooperativa, aumentando sua motivação para se dedicar às tarefas que está realizando.

Ensino Híbrido (Blended Learning): Modalidade de educação (como o ensino presencial ou a Educação a Distância) que une e sincroniza momentos presenciais e remotos de aprendizagem, cuja principal característica está em o aprendiz estudar os conteúdos e instruções usando recursos online e, também, em momentos presenciais. Descubra como o Ensino Híbrido pode ajudar no desenvolvimento da sua organização.

E-learning: Termo em inglês para “aprendizado eletrônico”, uma modalidade de Educação a Distância que utiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem para simular uma sala de aula em que os estudantes podem acessar os conteúdos a qualquer hora e lugar para realizar seus estudos. O ambiente possibilita comunicação entre instrutores e colaboradores através de fóruns, chats e outros recursos.

 

F

Feedback: expressão empregada para definir uma opinião que é um retorno sobre algo. Descrever o que você pensa sobre alguma situação é um exemplo de feedback.

 

G

Gamification (ou “gamificação”): método que transforma o processo de aprendizagem em uma espécie de jogo, estimulando a pessoa por meio de conquistas, recompensas e uma competição saudável enquanto ela progride na trilha de aprendizado. Clique aqui para saber mais!

 

H

Hospedagem: armazenamento de arquivos digitais. No caso do EAD, se os conteúdos estão armazenados, por exemplo, na plataforma da Scaffold Education, dizemos que eles estão hospedados ali. Isso, inclusive, torna a Scaffold Education o “servidor”, ou “host”, em inglês.

HTML5: Sigla para “Hyper-Text Markup Language”. É uma linguagem de marcação (conjunto de sinais e códigos aplicados a um texto que define sua configuração) para estruturar o conteúdo na Web. Possui funções para formatação de textos, inserção de links e imagens, incorporação de conteúdos, como áudio, som e vídeo

HTTP: Sigla em inglês para “Hypertext Transfer Protocol”. É um conjunto de regras que um servidor deve seguir. Um protocolo de comunicação permite às pessoas verem os dados e conteúdos dentro da URL dos sites.

I

Interface: maneira pela qual um programa de computador se apresenta na tela para que o usuário possa visualizar e interagir com as informações do banco de dados. 

 

K

Keywords: inglês para “palavras-chave”. São as expressões mais importantes a se conhecer sobre certo conteúdo.

 

L

Lifelong Learning: Termo em inglês para “Aprendizagem ao longo da vida”, é um conceito (ou cultura) que estimula os estudos e aprendizagem ativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida da pessoa, não apenas durante um período acadêmico ou em eventuais treinamentos.

Linha do Tempo: o mesmo que “timeline”. Organização dos últimos eventos ou atividades ocorridas, por ordem de tempo ou em outra ordem definida pela programação da plataforma.

LCMS: Sigla inglês para “Learning Content Management System”, traduzido em português como “Sistema Gerenciador de Conteúdos e Aprendizagem”. É uma ferramenta online utilizada para criar, publicar e gerenciar conteúdos de aprendizagem. 

LMS: sigla em inglês para Sistema de Gestão da Aprendizagem. No original, “Learning Management System”. É um software personalizável que organiza conteúdos educativos, buscando possibilitar o aprendizado e o desenvolvimento por parte do usuário. Visite este artigo para ver mais detalhes e se aprofundar no assunto.

LXP: Sigla em inglês para “Learning Experience Platform”, plataforma de aprendizagem online focada na experiência dos usuários para sugestões e compartilhamento de conteúdo. A ferramenta permite uma aprendizagem mais personalizada, interação e participação das pessoas durante a jornada dos treinamentos.

 

M

Metodologias ativas: Práticas que têm como objetivo colocar o aprendiz no centro do processo de aprendizagem e fazê-lo participante ativo do desenvolvimento de conteúdos e competências. A aprendizagem por descoberta, investigação ou resolução de problemas são meios importantes para gerar aprendizagem. Encontre a melhor metodologia para alcançar os objetivos de aprendizagem dos seus alunos!

Metodologia 6D: método de seis etapas que podem guiar a construção e a manutenção de uma plataforma de educação, pautando-se em resultados e na experiência de aprendizagem. As seis etapas são: 1 – Determinar os resultados para o negócio; 2 – Desenhar uma experiência completa; 3 – Direcionar a aplicação; 4 – Definir a transferência do aprendizado; 5 – Dar apoio a performance; 6 – Documentar os resultados. Clique aqui para saber mais detalhes!

Microlearning: Técnica para ensinar e disponibilizar conteúdos para os aprendizes em pequenos “pedaços”; ou seja, fornecer informações mais específicas e com um controle maior sobre o fluxo do conteúdo. É uma estratégia que “nasce” do micro-conteúdo – pequenos pedaços de informação digital em um estado permanente de circulação. É, na  maior parte das vezes, um tópico único de conteúdo, de comprimento limitado, consumido rapidamente. Descubra como potencializar a aprendizagem através do microlearning

Mobile Learning: Modalidade de E-learning que proporciona um ambiente de aprendizagem utilizando dispositivos móveis com acesso a internet, para viabilizar experiências de Educação a Distância. 

Moodle: Sigla em inglês para “Modular Object-oriented Dynamic Learning”, é um software de gerenciamento de aprendizado, que permite a criação de ambientes virtuais para disponibilizar cursos ou treinamentos de forma online.

N

Nuvem: ambiente virtual online, cujo conteúdo pode ser acessado por qualquer usuário ligado à internet que possua as credenciais necessárias, como um login e uma senha por exemplo.

O

Orientador: Trabalha em conjunto com o instrutor utilizando meios tecnológicos para ajudar com o desenvolvimento pessoal e compreender os comportamentos dos colaboradores.

P

PDCA: sigla para “Plan, Do, Check, Act”, que traduzida para o português fica “Planejar, Fazer, Conferir, Agir”. É um método de trabalho que visa manter o alto nível de qualidade e também melhorar constantemente os conteúdos e processos de aprendizado. Acesse este link para ver mais detalhes.

People Analytics: Processo de coleta e análise de dados para tomada de decisões voltadas para a gestão de pessoas, utilizado para entender o comportamento e proporcionar um melhor ambiente. Aumentando a satisfação e eficiência das pessoas.

Persona: Personagem fictício baseado em dados que representa um colaborador ideal, com base em características comuns e reais mapeadas. A persona é criada a partir de análises de comportamento, preocupações, objetivos e motivações do público que mais tende a realizar uma ou mais ações esperadas.

Plataforma: software no qual o banco de dados é armazenado e posteriormente apresentado através de uma interface, permitindo que o usuário visualize e interaja com as informações e recursos oferecidos.

Plataforma EAD: software ou sistema que organiza e apresenta o conteúdo do banco de dados de uma maneira especial, visando possibilitar o aprendizado através de cursos, atividades e outros materiais úteis ao desenvolvimento do usuário. Visite este artigo para ver mais detalhes e se aprofundar no assunto.

Programa de computador: o mesmo que “software”.

Q

Quiz: Recurso pedagógico que consiste na elaboração de testes (possibilita a utilização de recursos tecnológicos) para instigar a participação de colaboradores no processo de capacitação.

R

Reskilling (requalificação): Conceito relacionado à aprendizagem e aquisição de habilidades que irão preparar a pessoa para uma mudança lateral de escopo ou carreira, para que possa assumir novos desafios ou realizar funções diferentes. Saiba como facilitar o processo de Reskilling de maneira completa.

Rotação por estações: Circuito de diferentes atividades para construção de um treinamento. Cada atividade proposta é considerada uma estação. E cada estação aborda o conteúdo ou parte dele de uma forma diferente. É importante fazer uso de uma plataforma digital para auxiliar o planejamento e gestão dessa técnica. Descubra como implementar a Rotação por estações ao seu plano de aula.

ROI: Sigla em inglês para “Return Over Investment“ ou “Retorno Sobre o Investimento”, em português. É uma métrica financeira baseada na quantidade de lucro ganho como resultado de um investimento.

Rubrica: Instrumento de avaliação apresentado em forma de tabela, construída e modificada com base nos critérios específicos (relacionados a uma atividade ou qualquer outra tarefa) que se deseja avaliar. Elas podem ser utilizadas para classificar qualquer atividade: redações, trabalhos de pesquisa, apresentações, projetos. Descubra como a avaliação por rubrica pode ajudar nas avaliações durante o período de educação remota.

S

Sala de Aula Invertida: Metodologia de Ensino Híbrido que faz referência à mudança da ordem tradicional de apresentação dos conteúdos. A Sala de Aula Invertida prevê o acesso ao conteúdo pelos aprendizes antes do momento presencial ou síncrono. Esse acesso acontece pelo que chamamos de atividade prévia. Essa atividade tem como objetivo apresentar determinado conteúdo para o colaborador, para que ele tenha um primeiro contato antes do momento presencial. Conheça mais a fundo sobre a Sala de Aula Invertida

Scaffold Education: empresa que construiu uma plataforma EAD eficiente, interativa e personalizável. Hoje, oferece este sistema como um serviço para empresas e criadores de conteúdo que desejam, por exemplo, treinar, desenvolver e compartilhar conhecimento com seus colaboradores, franqueados e clientes. Atualmente a Scaffold também oferece o serviço de produção de conteúdo para alimentar a plataforma. Acesse o website clicando aqui.

SCORM: Sigla em inglês para “Sharable Content Object Reference Model”, traduzido em português como “Modelo de Referência de Objetivo de Conteúdo Compartilhável”. É um conjunto de padrões para E-learning que permite transferir conteúdos entre os mais diferentes sistemas de gerenciamento de aprendizagem.

Sistema: programação no computador que resulta em uma organização dos dados e dos recursos, resultando em uma interface que permite visualização e interação por parte do usuário.

Software: qualquer tipo de sistema, programa de computador ou plataforma. Tudo o que se utiliza em um computador é um software, como por exemplo o Windows, o Internet Explorer, o Microsoft Word, os mais diversos jogos, etc. No caso da educação à distânciadistancia, o LMS é um exemplo de software.

 

T

Timeline: inglês para “linha do tempo”. Painel que mostra as últimos eventos ou atividades ocorridas em um certo contexto.

Treinamento: Processo referente a uma iniciativa de ensino e aprendizagem, que possui o objetivo de aprimorar habilidades e competências específicas das pessoas.

Trilhas de Aprendizagem: disposição dos conteúdos educativos em uma plataforma, organizando cursos, textos, atividades e materiais de apoio da maneira mais eficiente possível e buscando potencializar o aprendizado por parte do usuário.

Tutor: Facilitador dos processos de ensino-aprendizagem, que motiva e orienta os aprendizes em relação às aulas, módulos de treinamento e modalidades de ensino.

 

U

Universidade Corporativa: plataforma personalizada por uma empresa ou corporação que disponibiliza conteúdos educativos a seus usuários.

Upskilling (aprimoramento): Conceito que consiste em desenvolver ou aprimorar habilidades em um campo que a pessoa já possui algum domínio ou conhecimento. Conheça mais a fundo o conceito de Upskilling.

Usuário: parte do público final, a pessoa que irá de fato utilizar a plataforma de ensino à distância. Sinônimo para “Aluno”, como descrito neste dicionário.

UI: Termo em inglês para “User Interface”, traduzido como “Interface do Usuário”, é uma área focada nas interações feitas entre as pessoas e os aplicativos/softwares. Seu objetivo é facilitar a navegação em plataformas online, permitindo que os usuários consigam ser orientados de maneira prática através de recursos visuais.

UX: Termo em inglês para “User Experience”, traduzido como “Experiência do Usuário”, é tudo que envolve o modo de interação do consumidor ao utilizar e absorver os conteúdos de um site ou aplicativo. Uma estratégia baseada em um design responsivo, intuitivo e agradável.

V

Vimeo: plataforma de hospedagem de vídeos.

Virtual: dimensão formada pela programação de um computador. Aquilo que está atrás da tela, não no mundo físico.

VUCA (ou “Mundo VUCA”): do inglês “Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous”, que em português significa “Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo”. É uma tentativa de definir o mundo atual.

 

W

Webconference: Uma reunião virtual realizada através de aplicativos e plataformas com acesso à internet, como as de videoconferência. Nela, é possível compartilhar apresentações com textos, vídeos, voz e possui a possibilidade de interação entre todos os participantes.

Webinar: É um seminário realizado pela internet  por videoconferência, com objetivos educacionais ou comerciais. A comunicação por áudio é realizada apenas pelo palestrante, enquanto os outros participantes interagem apenas pelo chat.

Wistia: plataforma de hospedagem de vídeos.

 

Y

YouTube: plataforma gratuita de hospedagem de vídeos.

Z

Zoom: Serviço de videoconferência em nuvem, que permite você realizar e gravar reuniões online por meio de vídeo e áudio.

Este dicionário está em constante atualização. Se existe alguma expressão com a qual você se deparou em seu contato com o mundo das plataformas EAD e não encontrou o significado aqui, entre em contato com a Scaffold Education para ajudar com suas duvidas!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.