Convencendo Administradores a Implementar uma Universidade Corporativa

São claros os benefícios dos quais a sua empresa pode desfrutar por meio de um projeto de Educação a Distância, mas, quando a decisão depende de outras pessoas, nem sempre é fácil comunicar aos administradores toda a ideia que justifica o investimento. Existem, no entanto, alguns pontos que podem pautar essa conversa, construindo um roteiro que aumenta as possibilidades de um desfecho positivo. Veja a seguir alguns deles:

Atenção: neste artigo, consideramos que você já saiba o que é um LMS (ou uma Plataforma EAD). Se você precisa saber mais detalhes sobre a ferramenta, clique aqui.


Apresente cases de sucesso

A Universidade Corporativa já é aplicada em diversas empresas, dos mais variados setores e tamanhos, sendo que seus resultados são absolutamente perceptíveis, mesmo externamente. E não é necessário procurar demais: corporações conhecidas de grande prestígio nacional, como o Banco do Brasil e a Embraer, já contam com suas plataformas de educação. Se deseja trazer um exemplo mais acessível, na qual o administrador pode ele mesmo testar uma boa plataforma EAD gratuitamente, cite o Sebrae, que conta com uma plataforma de educação.

Além da segurança passada por esses cases, você ainda demonstra que pesquisou bastante sobre o assunto e que tem plena consciência dos benefícios que esse projeto pode trazer para a sua empresa.

 

Cite os reflexos em curto, médio e longo prazos

Trabalhe com indicadores para diversas etapas da implementação da Universidade Corporativa, construindo um plano pautado nos objetivos e resultados desejados e apresentando como cada fase vai contribuir com o crescimento da empresa.

 

Cite a solução direta de problemas na sua corporação

Traga a educação para a realidade da sua empresa e cite problemas já identificados como sendo resolvidos pela Universidade Corporativa. Mostre de maneira clara e objetiva porque esse projeto pode ser a solução para diversos gargalos que podem estar travando o crescimento.


Mostre os benefícios também no campo do branding

A possibilidade de personalização oferecida por um bom LMS reforça a marca. A identidade visual trabalha em favor da comunicação da empresa, uma vez que as cores, logos, fontes, entre outros, podem ser escolhidos e alterados de modo a criar um ambiente que verdadeiramente promove a corporação.


Conte com uma empresa especializada envolvida no projeto

Muitas vezes as principais preocupações dos administradores em relação a um projeto está no deslocamento de pessoas, recursos e tempo para colocar tudo em prática. Por isso, se você contar com uma empresa que já possui experiência com EAD e plataformas de educação, uma grande parte do processo e dos desafios já é resolvida. Apresente um plano sólido, de preferência apoiado por uma empresa que não só forneça o LMS mas também preste suporte para a didática e a construção dos cursos. Para esse caso, você pode contar com a a Scaffold Education. Saiba mais clicando aqui.

 

Timing

Agora um fator que não tem muito a ver com o projeto em si, mas que definitivamente vai influenciar na decisão final dos administradores. A diferença entre um sim e um não pode depender simplesmente de quando a pergunta é feita. Portanto, analise o contexto da empresa e também trabalhe para criar um ambiente que aumente as chances de sucesso na hora apresentar a ideia da Universidade Corporativa. 

 

Aplique um plano que facilite a execução do projeto

A viabilidade do projeto é determinante para uma posição positiva em relação à implementação do LMS, e para isso será muito importante ter um plano traçado com as etapas e prazos do projeto. Uma ideia é a aplicação do PDCA, um ciclo que permite que sua Universidade Corporativa entre em funcionamento em um tempo curto, utilizando conteúdos que demandem custos e trabalho de produção menores, mas que seja constantemente desenvolvida a cada ciclo para que atinja os níveis de excelência pretendidos.

Saiba detalhes sobre o PDCA e como implementá-lo clicando neste link.

Com todos esses pontos em mente, você está no caminho certo para preparar uma apresentação de qualidade sobre a Universidade Corporativa, com chances muito maiores de aceitação. Ficaram dúvidas sobre algum dos apontamentos?


Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.