Os princípios de ESG vêm ganhando cada vez mais adeptos no mundo corporativo, especialmente em empresas que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Com a abertura de diálogos sobre questões socioambientais, o olhar do público se volta para quem atua pensando em diminuir os impactos ambientais e sociais negativos que podem provocar na sociedade. 

Nesse contexto, uma empresa bem-vista é aquela que também busca estar atenta às questões ambientais, que se preocupa em contribuir de forma benéfica para a sociedade, fazendo a diferença no país e no seu segmento de atuação. Dessa forma, se destaca como um negócio inteligente, que caminha visando um futuro mais consciente em âmbito social e ambiental.

Por isso, os grandes órgãos mundiais têm buscado conscientizar as empresas e a sociedade em geral para contribuir com o desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente e, consequentemente, garantindo uma vida melhor para todos que nele habitam. A ONU, por exemplo, desenvolveu os ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A seguir você poderá entender melhor sobre esses objetivos, bem como sobre ESG e as plataformas LMS. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu e está trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, ela conta com parceiros pelo mundo todo que auxiliam na conscientização corporativa sobre como ajudar a alcançar os 17 objetivos e atingir a Agenda 2030 no Brasil. Sendo eles:

1.Erradicação da pobreza

2. Fome zero e agricultura sustentável

3. Saúde e bem-estar

4. Educação de qualidade

5. Igualdade de gênero

6. Água potável e saneamento

7. Energia limpa e acessível

8. Trabalho decente e crescimento econômico

9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

10. Redução das Desigualdades

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

12. Consumo e produção responsáveis

13. Ação contra a mudança global do clima

14. Vida na água

15. Vida terrestre

16. Paz, Justiça e Instituições

17. Parcerias e meios de implementação

Com esses direcionamentos sobre os principais objetivos para melhoria global e sustentabilidade, a ONU busca parceiros em todo mundo, orientando sobre os investimentos a serem aplicados em cada um dos 17 objetivos, o que está intimidade ligado às diretrizes ESG, como veremos a seguir. 

As bases do ESG no mundo corporativo

Muitos ainda desconhecem as diretrizes ESG e seu significado. A sigla ESG se refere ao “Environmental, Social and Governance”, em inglês. Trata-se, individualmente, de cada um dos pilares socioambientais. Se refere às questões sociais e de governança corporativa, ou seja, a preocupação das empresas com o meio ambiente e a busca para agir de forma mais sustentável nos negócios.

Atualmente, a sigla ESG tem estado cada vez mais presente no universo corporativo, sendo uma prioridade nas empresas. Uma “organização ESG” transmite uma imagem positiva para a sociedade, pois demonstra sua preocupação em fortalecer a sociedade e o meio ambiente. Assim, cada letra está relacionada a um tema importante:

E – Environmental (Ambiental)

Focada nos cuidados que as empresas precisam ter com o meio ambiente e a sua preservação, através de ações de prevenção e questões como desmatamento, aquecimento global, poluição, reciclagem etc.

S – Social

Se refere a forma com que a empresa cuida dos seus colaboradores, clientes, investidores e a comunidade em geral, respeitando os seus direitos e deveres.

G – Governance (Governança)

Diz respeito à conduta corporativa da empresa, suas práticas, ética e a maneira em que é gerida.

Porém, inicialmente, é preciso entender o que isso significa na prática e saber o porquê é tão importante para a gestão empresarial.

Para desenvolver o ESG nas empresas é preciso tornar a cultura organizacional favorável, desenvolvendo as diretrizes dessa ação de forma contínua, através de um processo de educação corporativa. Isso vai garantir que a empresa mantenha relevância no mercado, melhore o retorno financeiro e atraia novos clientes e investimentos. 

Mas como toda construção de sucesso, é preciso estar com as bases firmes. No mundo corporativo, as bases do ESG são: redução do impacto ambiental; inclusão social; desenvolvimento de habilidades; monitoramento e avaliação das práticas; redução do desperdício; segurança dos dados e acesso a informações relevantes. 

Com essas bases, a aplicação e implementação das boas práticas ambientais, sociais e de governança podem gerar efeitos para o presente e o futuro da empresa, desde que seja inserida da maneira correta, através de uma estratégia de educação corporativa.

ESG e educação corporativa

A ESG pode ser incorporada à educação por meio de uma variedade de ações. No entanto, é fundamental que todos os envolvidos no processo de aprendizagem trabalhem juntos para transformar essa tendência em uma cultura de prática diária.

Essas práticas mostram o compromisso da empresa em promover a responsabilidade ambiental por meio de iniciativas sociais e de responsabilidade corporativa. O uso desses princípios pode ajudar a reduzir os custos operacionais, aumentar a eficiência (otimizando o uso de recursos) e aumentar a rentabilidade a longo prazo.

A prática da educação corporativa deve ser implementada nas empresas de forma contínua, como uma extensão do trabalho. Com a prática diária, a absorção dos conhecimentos socioambientais e das diretrizes ESG se torna mais fácil, principalmente se por meio de uma plataforma de acompanhamento e análise de dados de estudo, como a LMS, que explicaremos mais adiante. 

Mas, para que isso tudo possa acontecer, é preciso de um líder que acompanhe as necessidades do negócio.

Competências de um líder de ESG

Para desenvolver um grupo de líderes, é preciso haver uma crença compartilhada que perdure por algum tempo. Com essa continuidade da aprendizagem é possível criar uma cultura ESG através do processo de desenvolvimento de liderança.

Quatro competências principais que devem ser trabalhadas por esses líderes:

  • Pensamento sistêmico multinível para desenvolver diferentes estratégias na empresa;
  • Inclusão de stakeholders no processo de transformação;
  • Disponibilidade para a inovação disruptiva;
  • Pensamento de longo prazo.

Com essas competências, o líder poderá compreender e superar os desafios da ESG nos mais diversos modelos de negócios.

ESG nas empresas: como aplicar 

Para entregar as melhores soluções para os clientes, as empresas precisam ir além e entender de que forma essas soluções deixam um legado positivo. Assim, ela precisa garantir um ambiente seguro, que otimize as atividades de seus colaboradores, adotando medidas guiadas pela responsabilidade socioambiental em relação a forma como interage com o meio onde está inserida.

Mas, inicialmente, é preciso avaliar a estratégia utilizada para desenvolver ações e conceitos que dialoguem bem entre a empresa, seus colaboradores e a sociedade. Avaliando as dimensões de risco, por meio de um gerenciamento que previna e esteja à frente de qualquer possível dano, além de educar as futuras gerações sobre os próximos passos a caminho dos avanços socioambientais, com plataformas e serviços que auxiliem e melhorem todo o processo. 

Realizar uma gestão de riscos ambientais corretamente agrega valor aos ativos da empresa e garante credibilidade perante os seus consumidores. Com o aumento da maturidade do mercado e a crescente exigência social, os investidores e clientes buscam por empresas que se preocupam e atuam de forma sustentável, o que pode ser observado pela relevância crescente dos indicadores ESG.

Todos os grandes órgãos, instituições e líderes mundiais buscam conscientizar as pessoas e empresas sobre a importância de zelar pelo meio ambiente. As empresas que valorizam e agem dessa maneira, realizando uma gestão de qualidade, são cada vez mais cotadas e bem-vistas pelo público. 

Plataforma Scaffold: uma grande aliada na aplicação das diretrizes ESG

Para implementar essas diretrizes ESG de forma segura e assertiva, existem plataformas que auxiliam as empresas na hora dessa aplicação, a exemplo da LMS, também conhecida como ” AVA” (Ambiente Virtual de Aprendizagem), em português. 

Plataformas como essa têm ganhado destaque quando o assunto é aplicar as diretrizes ESG, pois uma plataforma como a LSM Scaffold, por exemplo, pode fornecer um poderoso e completo sistema de gestão de cursos online, auxiliando o gestor em todos os processos. 

A partir da plataforma LMS é possível criar avaliações, acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, visualizar dados completos, facilitar a interação entre alunos e professores e muito mais, utilizando a educação corporativa para garantir a aplicação das diretrizes ESG. 

Quais as vantagens de utilizar essa plataforma?

Entre as vantagens de investir em uma Plataforma LMS, podemos destacar:

  • Controle sobre o consumo de conteúdos: as plataformas LMS permitem que o gestor do curso tenha dados sobre quem está ou não acompanhando as aulas.
  • Certificação: através da plataforma, o gestor consegue oferecer certificados.
  • Redução de custos: com o LMS é possível ser tão eficiente quanto de forma presencial, economizando em relação a estruturas físicas, impressão de materiais, deslocamentos, etc.
  • Geração de dados precisos: a plataforma permite obter dados para analisar o conteúdo e a estratégia de implementação, observando a melhor maneira de contribuir e facilitar a aprendizagem dos alunos.
  • Utilizar sistemas de avaliação: a plataforma possui sistemas de avaliação dos estudantes, permitindo acompanhar e avaliar todo o desenvolvimento e conhecimento adquirido nas aulas.

Dessa forma, a empresa consegue repassar cursos de formação, aprimoramento e novas ferramentas empresariais de negócio para seus colaboradores, tornando a implementação das diretrizes ESG mais fácil de ser integrada à base de missão, visão e valores da empresa e seus colaboradores.

Como incentiva os órgãos educacionais, a exemplo da UNESCO, o estímulo à adaptação de comportamento irá contribuir com um futuro mais sustentável para a integridade ambiental, viabilidade econômica e para uma sociedade mais justa para as gerações presentes e futuras.

Benefícios de uma plataforma LMS vinculando ao ESG 

O sistema LMS pode ser uma ferramenta aliada da gestão corporativa, contribuindo para a implementação das diretrizes ESG, funcionando como um espaço para aplicação de conteúdos ambientais, sociais e de governança para os colaboradores.

Com esse sistema, sua empresa pode:

  • Garantir que todos façam o treinamento, já que ela funciona de forma padronizada, gerando dados individuais sobre administrador e usuário;
  • Entender e disseminar tópicos críticos, facilitando o modo de aprendizagem e acompanhamento dos colaboradores;
  • Nivelar o conhecimento sobre o tópico em toda a empresa, tendo em vista que a plataforma disponibiliza dados sobre cada assunto administrado, sua aprendizagem por parte de cada aluno, facilitando verificar qual conteúdo foi mais absorvido por ele.
  • Mapear, treinar e avaliar toda a empresa de forma individual, coletiva, personalizada e com dados contínuos de aprendizagem.

Além disso, através da plataforma é possível desenvolver as bases do ESG no mundo corporativo que citamos anteriormente, da seguinte forma: 

  1. Redução do impacto ambiental: com uma plataforma de gestão da aprendizagem corporativa, as empresas podem oferecer treinamentos e capacitações sem a necessidade de realizar deslocamentos, evitando as emissões de gases de efeito estufa. Isso pode contribuir para o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
  1. Inclusão social: a plataforma pode ser um meio eficaz para garantir que todos os colaboradores tenham acesso a oportunidades de aprendizagem, independentemente de sua localização, nível educacional ou deficiência, o que pode contribuir para o ODS 4 – Educação de qualidade e o ODS 10 – Redução das desigualdades.
  1. Desenvolvimento de habilidades: pode fornecer aos colaboradores recursos para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais importantes, promovendo a sua capacitação profissional, como dispõe o ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.
  1. Monitoramento e avaliação: com uma plataforma de gestão da aprendizagem, as empresas podem monitorar o progresso dos colaboradores, avaliar o impacto dos treinamentos e identificar as necessidades de desenvolvimento. Isso pode contribuir para o ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura.
  1. Redução do desperdício: pode oferecer treinamentos para ensinar os colaboradores a reduzir o desperdício em suas atividades diárias, ajudando as empresas a alcançar seus objetivos de sustentabilidade, em conformidade com o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
  1. Segurança dos dados: as empresas podem garantir a segurança dos dados dos colaboradores, reduzindo os riscos de violação de dados pessoais, especialmente com o treinamento da ISO e de acordo com a LGPD. Isso pode contribuir para o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
  1. Acesso a informações relevantes: uma plataforma de gestão da aprendizagem pode oferecer informações relevantes sobre práticas de negócios sustentáveis, ajudando as empresas a tomar decisões responsáveis e reduzir seu impacto ambiental e social, contribuindo com o alcance do ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Através de uma ferramenta eficiente, como LMS, o ESG poderá ser ampliado da melhor maneira e repassado para todos os integrantes da organização, aumentando a produtividade, melhorando a reputação e evitando riscos legais para a empresa, inibindo práticas indevidas e transmitindo uma imagem sólida para seus clientes. 

Plataforma LMS Scaffold

Torne as práticas ESG uma realidade na sua empresa! 

Fale com nossos especialistas e descubra como a Plataforma Scaffold pode potencializar seus treinamentos e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento da sua organização!

Veja também