Contar com colaboradores sempre dispostos a contribuir ativamente com os diferentes projetos corporativos é um dos grandes objetivos de organizações dos mais diversos tamanhos e segmentos de mercado. 

Por outro lado, essas mesmas organizações correm o risco de lidar com algum problema de engajamento  ao longo de sua trajetória, pois além de trazer impactos negativos para o bom andamento das atividades, como o aumento de falhas e a queda na qualidade das entregas, o baixo índice de comprometimento dos times ainda pode prejudicar seriamente o clima organizacional, fazendo com que os profissionais como um todo se sintam desmotivados.

Se você também tem essa preocupação para os seus negócios e gostaria de conhecer soluções eficazes para promover um engajamento genuíno de suas equipes, continue a leitura deste conteúdo.

Nele, vamos reforçar a importância de investir em ações que aumentem a participação dos profissionais no dia a dia de trabalho, além de compartilhar dicas valiosas de como colocar esse plano em prática. Confira para saber mais!

Por que aumentar o engajamento deve fazer parte da sua estratégia corporativa?

Assegurar o engajamento dos seus colaboradores ao longo da rotina de trabalho é essencial para o bom andamento dos negócios de maneira fluida e constante. Por outro lado, é muito importante ter em mente que esse processo não acontece do dia para a noite e nem deve ser visto como algo pontual.

Pelo contrário, o comprometimento das equipes é resultado de diversas ações que incluem desde os momentos mais lúdicos, como confraternizações que ajudem a promover a integração e convivência, aos programas de treinamento e capacitação que não só contribuem com a formação de colaboradores mais qualificados, como também despertam o sentimento de reconhecimento e valorização.

Como resultado, você vai poder contar com equipes constantemente motivadas e prontas para ajudar a empresa a conquistar uma série de vantagens competitivas, como:

  • Redução do turnover e dos índices de absenteísmo que acabam defasando os times no dia a dia;
  • Otimização dos processos, promovendo a redução do número de falhas, garantindo mais agilidade e gerando um aumento significativo da produtividade;
  • Melhoria na qualidade das entregas e no atendimento, contribuindo para a fidelização dos clientes e a conquista de novos públicos;
  • Criação de um clima organizacional altamente positivo, que se reflete na imagem que a companhia tem em seu mercado de atuação.

Mas para colocar esses aspectos em prática é interessante dedicar um tempo especial à elaboração de estratégias de longo prazo que assegurem o fortalecimento do espírito colaborativo e a formação de equipes cada vez mais dispostas a vestir a camisa da empresa.

Como descobrir se existe algum problema de engajamento com a sua equipe?

Reconhecer os primeiros sinais da falta de engajamento dos seus times é essencial para conseguir driblar esse desafio logo no início e implementar o quanto antes as medidas necessárias para reconquistar a motivação dos colaboradores.

No entanto, com todas as decisões, compromissos e demandas diárias, é comum que o problema só ganhe destaque quando a situação já está em um nível grave, com complicações como:

  • Quedas significativas de produtividade e qualidade;
  • Aumento das falhas e da necessidade de retrabalhos;
  • Problemas de comunicação entre os departamentos;
  • Redução nas vendas e perda gradativa de clientes;
  • Insatisfação dos consumidores com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa;
  • Maior ocorrência de atrasos, faltas e desligamento de funcionários, desfalcando os times.

Todos esses sinais, sejam os mais sutis, sejam os mais perceptivos, podem indicar problemas sérios de engajamento que, futuramente, vão impactar a saúde financeira dos seus negócios e a imagem da companhia no mercado.

Por outro lado, a boa notícia é que identificar essa redução no comprometimento em tempo hábil pode ser mais simples do que parece à primeira vista. O segredo é implementar, lado a lado com os objetivos que a sua organização deseja alcançar, um sistema frequente de acompanhamento de todas as atividades organizacionais.

Dessa forma, é possível ter um conhecimento real da rotina dos colaboradores e contar com uma visão mais global dos negócios, assegurando a solução de diversas questões de maneira mais ágil e eficaz.

Nos tópicos a seguir, vamos falar um pouco mais sobre as estratégias que podem te ajudar a colocar esse plano em prática. 

Mas como conseguir driblar esse obstáculo com sucesso?

Antes de nos aprofundarmos em táticas e dicas para recuperar o engajamento das equipes, é importante reforçar que não basta investir em ações que vão ajudar a aumentar a motivação dos colaboradores sem entender, primeiramente, precisamos saber quais são os fatores responsáveis por essa queda nos níveis de comprometimento e envolvimento nas atividades corporativas.

Para isso, é interessante começar investindo em dois fatores essenciais: planejamento e acompanhamento de desempenho!

Invista em um planejamento bem estruturado

Um bom planejamento deve ser um elemento-chave para qualquer organização que deseja estabelecer estratégias que ajudem a melhorar seu clima organizacional, que otimizem os processos internos e que, consequentemente, contribuam com a formação de times engajados que trabalhem de forma integrada e produtiva.

Para isso, esse plano deve levar em consideração alguns elementos importantes, como o momento atual da companhia, os objetivos organizacionais a curto, médio e longo prazo, e o perfil de atuação dos colaboradores.

Dessa forma, é possível estabelecer ações que ajudem os gestores a descobrir quais são as principais habilidades dos colaboradores, quais competências precisam ser desenvolvidas com mais atenção, quais dúvidas e desafios as equipes enfrentam em suas rotinas e, principalmente, qual é a visão que os times têm sobre a companhia e suas expectativas para o futuro.

Com essas informações em mãos, o próximo passo é capacitar as equipes para que elas passem a contribuir de forma mais orgânica e genuína com os objetivos estabelecidos no planejamento de negócios.

Realize um bom acompanhamento de desempenho dos times

Conforme destacamos no segundo tópico deste artigo, um acompanhamento das atividades corporativas é uma tática bastante eficiente para avaliar o desempenho dos times e monitorar os níveis de engajamento.

Para colocar esse plano em prática com sucesso, as empresas podem recorrer a um conjunto de alternativas bastante eficientes e que funcionam de forma complementar:

  • A formação de um time de monitoramento que pode ser composto tanto por colaboradores mais experientes quanto por profissionais especializados contratados de maneira terceirizada;
  • O investimento em pesquisas e feedbacks constantes para que os funcionários tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e principais desafios encontrados no dia a dia;
  • A implementação de ferramentas tecnológicas que ajudam a otimizar o acompanhamento das equipes por meio da análise de diferentes dados e métricas.

A partir dessas avaliações, é possível identificar com mais facilidade quais situações ou procedimentos correm o risco de minar o engajamento dos colaboradores, prejudicando o seu rendimento e o bom andamento dos processos produtivos.

Qual é a solução ideal para superar a falta de engajamento dos colaboradores?

Independentemente do perfil de negócio adotado por cada empresa, existe um fator em comum quando o objetivo é aumentar o engajamento: a criação de uma cultura organizacional que transmita segurança, transparência e confiança aos colaboradores.

Dito isso, direcionar o foco das suas ações para melhorar a qualidade do relacionamento com os seus times é uma decisão extremamente estratégica para os seus negócios.

Com a implementação de programas de desenvolvimento de pessoas bem estruturados, é possível conquistar excelentes resultados, como a melhoria da comunicação interna, gerando clareza, objetividade e o aprimoramento de competências úteis que fazem com que os profissionais se sintam valorizados pela empresa e desenvolvam uma relação de confiança genuína.

Esse sentimento, por sua vez, é o que gera o tão almejado engajamento das equipes, assegurando à organização bons índices de retenção, integração e produtividade.

Porém, vale a pena reforçar que essa iniciativa deve ser algo frequente para que a companhia consiga acompanhar as novas demandas do mercado de maneira ágil e eficaz, fortalecendo o relacionamento interpessoal e contribuindo para a formação de equipes de alta performance.

Para atingir esses objetivos, contar com o suporte de uma empresa especializada em soluções de educação corporativa e desenvolvimento de pessoas, faz toda a diferença. Por isso, a seguir, vamos te contar como a Scaffold Education pode contribuir com a formação de times altamente engajados!

Conte com a Scaffold Education para fortalecer o engajamento da sua equipe

A Scaffold Education foi criada em 2016 com o propósito de unir tecnologia e educação para proporcionar experiências de aprendizagem personalizadas de acordo com as necessidades mais específicas de cada time de colaboradores.

De lá para cá, seguimos atuando com o objetivo de contribuir com um crescimento profissional de excelência, aumentando o engajamento dos seus colaboradores a cada dia. Para isso, trabalhamos com soluções diferenciadas baseadas em quatro pilares de atuação e, a seguir, você vai conhecer mais sobre cada um deles.

Plataforma Scaffold de Gestão da Aprendizagem

Quando o assunto em pauta são as ferramentas e inovações voltadas à educação corporativa, as plataformas de aprendizagem, também conhecidas por sua sigla LMS, representam o que há de mais atual e eficaz, oferecendo uma série de recursos que tornam a experiência de EAD cada vez mais dinâmica e interativa.

Para atender a essa nova demanda das empresas, a Plataforma Scaffold de Gestão da Aprendizagem foi desenvolvida para otimizar ainda mais os treinamentos, adaptando-se às necessidades mais específicas dos seus times e proporcionando uma economia significativa dos recursos ao concentrar, em uma única solução, diversas funcionalidades, como:

  • Atividades avaliativas, gamificação e emissão de certificados;
  • Biblioteca de vídeos e espaço para armazenamento ilimitado de arquivos;
  • Ferramentas para realização de webinários e webconferências;
  • Recursos que permitem a interação entre os usuários;
  • Geração de relatórios automatizados;
  • Consultoria e suporte técnico on-line;
  • Mapeamento de habilidades e competências.

Produção de conteúdo

Aqui na Scaffold Education, contamos com uma estrutura moderna, um estúdio próprio e profissionais especializados para garantir a máxima excelência em todas as etapas do seu projeto: do roteiro à pós-produção.

Tudo isso para oferecer à sua empresa conteúdos realmente personalizados, que vão otimizar ainda mais o engajamento dos seus colaboradores ao apresentar os diferentes assuntos de maneira instigante, com formatos diferenciados e recursos altamente interativos.

Para isso, utilizamos uma série de estratégias, como microlearning, storytelling, conteúdos gamificados, vídeos, animações e muito mais!

Curadoria de conteúdo

Definir o estilo de conteúdo mais adequado ao estilo de aprendizagem das suas equipes é essencial para despertar o interesse dos colaboradores e assegurar um bom engajamento ao longo de todas as etapas do treinamento.

Por outro lado, também é importante assegurar que os temas abordados estejam alinhados ao perfil e aos valores da sua empresa, além de atender aos seus objetivos de negócio. E, é neste ponto que entra em cena a importância de investir em uma boa curadoria de conteúdo!

Essa estratégia funciona da seguinte forma: após conhecer quais são as necessidades de treinamento dos seus times, nossa equipe de profissionais realiza uma seleção customizada de conteúdos para oferecer materiais de estudo personalizados e altamente eficazes.

Assessoria e consultoria pedagógica

Por fim, mas não menos importante, se a sua empresa precisa de um acompanhamento qualificado para implementar um treinamento completo, do planejamento à avaliação dos resultados, a melhor opção é apostar nos serviços de assessoria e consultoria pedagógica da Scaffold Education.

Lado a lado com o seu departamento de recursos humanos, nosso time de especialistas vai avaliar quais são as principais lacunas de aprendizagem apresentadas pelos seus colaboradores para, então, estabelecer questões relevantes, como:

  • Os principais objetivos e metas de desenvolvimento;
  • Os assuntos abordados em cada treinamento;
  • O desenvolvimento dos conteúdos e materiais de aprendizagem;
  • A escolha das ferramentas de avaliação mais adequadas a cada caso.

O importante é entender o que motiva os profissionais e os instiga a buscarem o seu crescimento por meio da aquisição de conhecimentos que vão fazer a diferença não só para sua rotina de trabalho, mas também para a sua vida pessoal.

Depois de ler este conteúdo, temos certeza de que você está pronto para lidar com qualquer problema de engajamento. E para garantir que as suas equipes estejam constantemente motivadas, aproveite para conhecer as soluções Scaffold e leve mais inovação e conhecimento para seus negócios!

Veja também