O ato de personalizar, você certamente sabe o que é isso, não sabe? É utilizada em serviços como  streaming e e-commerce, com o intuito de proporcionar experiências únicas e relevantes para cada usuário. A busca pela personalização cresceu substancialmente nos últimos anos, sobretudo pela eficácia dessa possibilidade em manter a conexão e também o engajamento do público.

Com a queda na conexão entre as relações no cotidiano e também no engajamento dos funcionários, assim como a falta de habilidades demandadas, estabelecer formas de aumentar o engajamento e a conexão se tornam essenciais. Por isso, a personalização na vida cotidiana apresenta resultados impressionantes no tocante a manutenção do engajamento e da conexão. 

Apesar das perspectivas positivas nesse sentido, trazer experiências ricas e personalizadas para os seus colaboradores consiste em uma tarefa árdua. Um desafio para todo e qualquer departamento de Recursos Humanos ou de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Em contrapartida, de acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, cerca de 50% dos trabalhadores na ativa hoje precisarão de nova capacitação em um prazo médio de até 4 anos. 

Reforçando esse cenário, é cada vez maior o número de empresas a perceber que demandam de novas habilidades de seus colaboradores, como, por exemplo, a capacidade de pensamento analítico e crítico, criatividade e a capacidade para a resolução de problemas complexos. 

Apesar da demanda crescente, as empresas não conseguem acompanhar essa necessidade com mão de obra especializada para o atendimento dessa necessidade. Mesmo sentindo a necessidade na gestão dessas habilidades para o sucesso da empresa, muitas delas não sabem exatamente o porquê essas habilidades são importantes e igualmente possuem potencial humano capaz de suprir essas demandas internas. 

Os conceitos de mapeamento de habilidades e igualmente de mercado interno se tornam fortes a partir desse horizonte, mas ainda assim se configuram como conceitos totalmente novos no âmbito do gerenciamento pessoal. 

Sabemos claramente que os colaboradores estão sendo constantemente influenciados pelas experiências de vida além do trabalho realizado. Essa divisão entre vida profissional e vida pessoal se consolidou com menos clareza com a pandemia e se tornou possível perceber que se trata do mesmo indivíduo, seja no trabalho ou fora dele. 

Tudo isso significa que as experiências que seus trabalhadores têm fora do trabalho, experiências com marcas diferentes e altamente personalizadas, estão alterando sistematicamente suas perspectivas sobre o próprio trabalho. Os departamentos de Recursos Humanos e/ou de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano estão encontrando grandes dificuldades em acompanhar essa dinamicidade. 

De modo franco, a maneira como se ensinava há pouco tempo não surte mais efeito e não são capazes de favorecer o engajamento com o próprio processo de aprendizagem. Com esse cenário, é claro que algo precisa ser feito. Algo precisa mudar. Mas por quê?

Funcionários felizes e engajados trazem melhores resultados para a empresa. De acordo com relatório da Gallup, empresas com maior taxa de engajamento de seus colaboradores são mais lucrativas em até 22%. Além disso, apresentam menor taxa de rotatividade de colaboradores quando comparadas a empresas com baixo engajamento das equipes. 

Empresas com colaboradores engajados apresentam taxa de rotatividade em torno de 25%, enquanto empresas com baixas taxas de engajamento marcam cerca de 65%. Se você tem colaboradores engajados, é menos provável que estes saiam da empresa. 

Pois, cerca de 46% de CEOs globais acreditam que a recapacitação e treinamento são as melhores formas de engajar os seus colaboradores e atuam igualmente no preenchimento de lacunas quanto às habilidades necessárias para o sucesso da corporação. 

Os departamentos de Recursos Humanos e/ou Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, estão diante de um grande desafio, precisam trabalhar a capacitação para o atendimento das necessidades internas e igualmente trabalhar o engajamento dos colaboradores para obter melhores resultados. 

Nessa perspectiva, a aprendizagem e o desenvolvimento podem atuar no preenchimento das lacunas. Mas, a problemática vai muito além da transmissão de conhecimento,  é preciso gerar envolvimento e conexão.

Apesar de ser necessária a transmissão de conteúdo, na prática, se torna necessário pensar em quem receberá esse conhecimento. Quem são esses colaboradores, quais as suas perspectivas, o que esperam, quais habilidades possuem agora, o que precisa ser efetivamente trabalhado com cada colaborador em especial? 

Dessa forma se torna fundamental entender esses colaboradores de modo a criar experiências de aprendizado relevantes e igualmente alinhadas às necessidades de cada um deles. 

Mas, como fazer isso? A partir da aprendizagem personalizada! Então, continue a leitura e aprenda muito mais nesse conteúdo riquíssimo que preparamos para você. 

O que garante que a aprendizagem personalizada seja o futuro?

Os trabalhadores estão mais dispersos do que nunca e em diferentes locais ao mesmo tempo. A combinação desses múltiplos fatores faz com que as empresas precisem se dedicar especialmente ao investimento de treinamentos personalizados que possam atender seus colaboradores onde quer que eles estejam, de modo a garantir que o treinamento seja de fato implementado e possa alcançar verdadeiramente o aprendizado.

Além disso, todos os seus colaboradores experimentam diferentes aspectos de personalização em todos os âmbitos de sua vida, o que gera naturalmente uma expectativa de que outros aspectos, tais como o processo de aprendizagem sejam igualmente personalizados. 

A partir dessa perspectiva, fica a dúvida, como realizar a personalização da aprendizagem de modo efetivo e como ela pode melhorar o aprendizado.

Mas, como o aprendizado personalizado melhora o processo de aprendizagem?

Há inúmeros benefícios associados a personalização do processo de aprendizado dos seus colaboradores. Por exemplo, o ensino personalizado leva o indivíduo a assumir o ritmo do seu aprendizado, melhorando a capacidade de compreensão do conteúdo estudado e igualmente elevando com isso o seu engajamento e envolvimento com o processo. 

Ao assumir o controle pelo seu próprio processo de aprendizado é possível, quando necessário, diminuir o ritmo, o que faz com que determinados aspectos mais densos sejam trabalhados e assim a compreensão pelo conteúdo fica muito mais efetivo.

Outro benefício importante está relacionado a diminuição das lacunas do conhecimento com mais facilidade. Ou seja, a partir do processo de aprendizagem personalizada se torna possível identificar lacunas de conhecimento e habilidades, uma vez que os responsáveis estejam sempre atentos ao status de aprendizagem de cada colaborador, caso alguém fique para trás, é possível auxiliá-lo com intervenções pontuais e direcionadas.

Além disso, outro benefício que nos leva a entender porque investir em aprendizagem personalizada é tão importante diz respeito a melhor experiência do funcionário, permitindo que o empregador identifique quais tipos de conteúdos e quais os métodos de aprendizado que estão surtindo mais efeito entre os colaboradores. 

Por que personalizar o aprendizado de seus colaboradores? 

O fato é que o nosso cérebro recebe e processa as informações de maneira diferente e isso vale igualmente para os seus colaboradores no processo de aprendizagem no trabalho. O formato de aprendizado que funciona muito bem para um colaborador pode não surtir muito efeito sobre outro colaborador. 

Por isso, ao oferecer a aprendizagem personalizada para os seus colaboradores é possível explorar pontos fortes do seu aprendizado, dando-lhe a oportunidade de assumir o protagonismo do seu próprio desenvolvimento e assim, sair melhor em outros aspectos. 

Certamente você se lembra da época na escola, quando se saia melhor em determinadas matérias, isso estava diretamente ligado ao quão engajado você estava com o material. Quanto mais envolvido e engajado com o material, melhores são os resultados que os colaboradores podem apresentar. 

Você como empregador pode demandar de uma equipe com conhecimento em um software específico e nesse sentido, alguns profissionais se destacarão mais do que outros no desenvolvimento dessas habilidades. Alguns se destacarão tanto no aprendizado dessas novas habilidades que poderão buscar conteúdos adicionais sobre o que está sendo ensinado.

Isso mesmo, conteúdo adicional! O aprendizado personalizado pode trazer conteúdos adicionais para aqueles trabalhadores que estão atrasados ou com dificuldades para dominar o assunto. No final, você como empregador terá uma equipe experiente e com o conhecimento necessário sobre o assunto. E como benefício desenvolverá colaboradores com conhecimento adicional e que podem auxiliar aqueles que apresentaram dificuldades no processo de aprendizado no dia a dia da empresa. 

Colocando em prática uma estratégia de aprendizagem personalizada

Agora que você já conhece bem os benefícios atrelados ao processo de aprendizado personalizado, é hora de ver como tudo isso pode ser implementado em sua organização. 

Caso você pense que não tem orçamento ou pessoal para implementar, não se preocupe. É possível que o processo de aprendizado personalizado seja implementado de maneira simples, a partir do programa de aprendizado que você possui. Veja a seguir alguns passos: 

Avalie o feedback dos: é fundamental reunir os feedbacks dos seus colaboradores em relação ao processo de aprendizado que você possui. Essa é uma estratégia perfeita para dar início ao seu processo de revisão. 

Considere múltiplos formatos: estude trabalhar com diferentes meios de abordagem, levando em consideração, como visto acima, que cada colaborador apresentará um desempenho diferente em cada abordagem. Nesse sentido, estude, por exemplo, mesclar aulas on-line, aulas virtuais e entre outros formatos. Quanto mais variado for possível se tornar o processo, mais personalizado ele será e melhor serão seus resultados. 

Modifique o processo de avaliação tradicional: ao invés de concentrar as avaliações unicamente no final do aprendizado, coloque-as no início e também no meio do processo. Isso fará com que o seu colaborador possa visualizar o que ele sabia antes do treinamento e o que está aprendendo nesse novo processo.

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