Avaliação de Treinamentos: tipos ideais de questões para seu plano

Sabia que existem diversos formatos de questões que podem ser utilizadas nas avaliações dos treinamentos? Em nosso terceiro artigo da série “Avaliações para Treinamentos Corporativos”, vamos descrever cada um desses formatos para apoiar e potencializar o desenvolvimento dos colaboradores
Avaliação de Treinamentos: tipos ideais de questões para seu plano
Avaliação de Treinamentos: tipos ideais de questões para seu plano
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Você já pensou de quantas formas é possível estruturar uma questão para avaliar um treinamento? Antes de exemplificarmos os diferentes tipos de questões, separamos algumas dicas importantes sobre o tema de avaliação para você:

  1. Uma estratégia para elaborar questões envolventes consiste na utilização de suportes, que são referências para a resposta. Para o colaborador responder, é preciso que ele consulte o suporte e faça uma interpretação e/ou análise de seus elementos. Suportes são recursos visuais, gráficos e textuais, tais como: gravuras, figuras, mapas, desenhos, tabelas, gráficos, fotos, imagens, textos, entre outros.
  2. Elimine indicadores de resposta correta como palavras de gênero e plurais, evitando o acerto casual ou por exclusão. Por exemplo, se a pergunta referir-se a uma resposta no feminino, não use palavras no masculino em uma das alternativas. Se a pergunta indicar um número específico de elementos (dar indícios de que é mais de um), não construa alternativas com apenas um elemento (usando o singular). Verifique se há sintonia gramatical e de sentido entre o enunciado e as alternativas. 
  3. Verifique se as alternativas de respostas são independentes entre si e mutuamente exclusivas.
  4. No momento da construção das alternativas incorretas (distratores),evite utilizar termos absolutos como: sempre, nunca, totalmente, absolutamente ou ainda termos como: falso, incorreto, não, errado.
  5. Procure, ao elaborar as alternativas, não misturar assuntos, não criar detalhes para falsear, não variar o foco, não introduzir termos dúbios, controversos ou palavras que são pistas de resposta.
  6. Ao construir as alternativas, procure deixá-las com a mesma estrutura, linguagem e extensão. Por exemplo, todas começando com um verbo e com 3 linhas. É muito comum “capricharmos” mais na escrita da alternativa correta, o que a faz ter um destaque em relação às outras.

Tipos de questões

Questões objetivas de múltipla escolha

Questões objetivas de múltipla-escolha são aquelas que já trazem enunciadas as possibilidades de resposta entre as quais o colaborador escolhe a única que responde corretamente à solicitação ou questionamentos propostos.  A escolha do tipo de questão a ser formulada depende da natureza do conteúdo, do que você pretende avaliar e do nível de dificuldade exigido.

1. Complementação simples

Nas questões de complementação simples, o enunciado deve ser redigido em forma de frase incompleta e as alternativas devem completar a frase proposta.

Exemplo: 

Leia a seguinte situação:

Osvaldo foi viajar para um país diferente e não sabia ao certo como funcionavam as leis. Em seu primeiro dia, sua mulher passou mal após o almoço e ele precisou levá-la ao hospital. Quando estavam esperando o atendimento, Osvaldo resolveu ligar para seus pais para avisar a situação e acabou levando uma multa por usar o telefone dentro da sala de espera do hospital. Ele ficou muito sem jeito por não conhecer a lei específica daquele local e levar a multa. Essa conduta indevida pode ser explicada por:

A) Ignorância.

B) Erro ou displicência.

C) Ato mal intencionado.

D) Dificuldade visual.

2. Resposta única

A questão de resposta única tem estrutura semelhante a de complementação simples. O enunciado deve ser redigido em forma de pergunta e as alternativas devem responder à pergunta. 

Exemplo: 

As alternativas abaixo descrevem pequenas falas de um gestor no momento em que dá um feedback para um dos seus colaboradores. Qual delas exemplifica um feedback adequado?

A) Nós- eu e os seus colegas de trabalho- acreditamos que você precisa melhorar a sua forma de comunicação.  

B) O tempo para a nossa reunião é muito curto. Portanto, vou lhe dar alguns feedbacks acerca do que você precisa melhorar e não terei tempo para esclarecer dúvidas. Peço que faça anotações e, em outro momento, tire dúvidas. 

C) Tenho observado a sua produtividade faz alguns meses. Acredito que você não seja capaz de ser mais produtivo. 

D) Fique à vontade para esclarecer alguma questão que não foi clara e para acrescentar outras.

3. Interpretação

A questão de interpretação é formulada a partir de uma situação de estímulo cujas informações devem ser utilizadas para escolher a alternativa correta. Essa situação estímulo pode ser um texto, gráfico, tabela, quadro, gravura, fotografia, charges e outros materiais que permitam ao aprendiz fazer interpretações, inferências, generalizações, conclusões e críticas.

 Exemplo: 

Leia a seguinte situação que descreve uma reunião de feedback entre um gestor e um colaborador de uma empresa:

O gestor encontra o colaborador no café e, aproveitando que estão sozinhos na cozinha, inicia uma conversa sobre feedback. Ele diz ao colaborador que ouviu seus colegas de trabalho reclamando da sua forma de ser e agir. A fala do gestor foi a seguinte: “Olha, eu estava passando no corredor e ouvi dois colegas dizerem que você não está produzindo muito; que usa o seu tempo na empresa para observar e avaliar o trabalho de outros colegas. Isso é muito complicado e acredito que, dificilmente, você irá conseguir mudar este comportamento. É um defeito muito grave”.

Assinale a alternativa correta sobre essa situação de reunião de feedback:

A) O gestor agiu de forma correta uma vez que usou opiniões de outros membros da equipe de colaboradores para construir um argumento para dar um feedback a um colaborador. 

B) O gestor agiu de forma correta pois a reunião deve acontecer de forma espontânea e natural (sem uma preparação específica) para não causar ansiedade no colaborador. 

C) O gestor agiu de forma incorreta pois incentivou o desenvolvimento do colaborador e foi empático.
D) O gestor agiu de forma incorreta pois não usou fatos e evidências para dar feedback ao colaborador.

4. Resposta múltipla

Esse tipo de questão apresenta várias afirmações em relação a um conceito ou tema. O colaborador deverá julgar cada uma delas (como correta ou incorreta). O enunciado poderá solicitar que o colaborador assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas ou as incorretas. 

É recomendada quando se quer avaliar vários tópicos de conteúdo utilizando uma única questão.

Exemplo: 

Leia as sentenças abaixo que indicam diferentes usos da crase.

I. Ele vai à São Paulo.

II. Ele vai à praia.

III. Ela se refere às amigas confiáveis.

IV. Ele se refere a amigos leais.

O uso da crase está correto em:

A) I, II e III.

B) II, II e IV.

C) II e III.

D) Apenas em II. 

5. Asserção-razão

Apresenta duas afirmativas que podem ou não ser proposições verdadeiras ou corretas, assim como podem ou não estabelecer relações entre si (causa e efeito, proposição e justificativa, princípio e justificativa, asserção e razão). 

Esse tipo de questão é indicado para avaliação de habilidades complexas.

Exemplo: 

O movimento migratório ilegal mantém redes ilegais no mundo todo.

Porque: 

A ilegalidade é combatida com leis rígidas nos países desenvolvidos. 

Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que

A) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 

B) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. 

C) a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira. 

D) a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

E) as duas são verdadeiras, e a primeira é uma justificativa correta da segunda.

5. Questão de foco negativo

A questão de foco negativo apresenta várias respostas corretas e apenas uma incorreta, que é a solicitada. Esse tipo de item deve ser evitado porque a solicitação da resposta incorreta orienta o colaborador para a busca do erro e não do acerto.

Exemplo: 

Assinale a alternativa que indica um uso INCORRETO do pronome:

A) Eu te amo!

B) Você não me conhece.

C) Me passa o refrigerante, por favor?

D) Cuidado para não me assustar.

8. Questão de associação

A questão de associação (correspondência, emparelhamento, combinação ou acasalamento) apresenta elementos com alguma relação entre si e, por isso, podem ser associados. 

Exemplo: 

Uma das definições mencionadas no código de trânsito brasileiro é a de sinalização. Trata-se de um conjunto de sinais e dispositivos de segurança que garantem um trânsito fluido e seguro, e pode ser dividida em 4 categorias. 

Faça a associação correta entre as duas colunas relacionando o tipo de categoria de sinalização e o seu significado.

  1. Placa de advertência.
  2. Sinalização Horizontal.
  3. Placa de regulamentação. 
  4. Placa de indicação.

a) Caráter de recomendação – alertar os usuários para condições potencialmente perigosas como obras, animais na pista, curvas.

b) Complementar a outros sinais, organiza o fluxo de veículos e pedestres, orientando o seu deslocamento. 

c) Indica ao motorista em que local ele está, a distância de determinado destino, lugares próximos.

d) Informa restrições, obrigações e condições no uso da via.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre números e letras: 

A) 1-a; 2-b; 3-d; 4-c.

B) 1-b; 2-c, 3-a, 4-d.

C) 1- a, 2-d, 3-c, 4-d.

D) 1-b, 2-a, 3-d, 4-c. 

10. Questão de lacuna

A questão de lacuna apresenta uma sentença com partes “apagadas” ou tracejadas para serem completadas com palavras ou expressões que a tornam correta.  

Exemplo:

Leia o trecho abaixo: 

A reunião sobre a visibilidade da nossa marca nas redes sociais ocorrerá na sala 4 do primeiro andar e todos os colaboradores da área de marketing deverão estar presentes. ……… reunião será muito importante e solicito, por favor, que todos estejam presentes. …….. são os assuntos a serem tratados na reunião:

  • Tarefas e prazos de cada colaborador. 
  • Tipo de texto que será produzido para cada mídia social.
  • Tipo de comunicação/divulgação dos eventos que a empresa participa. 

…….  assuntos irão orientar o nosso trabalho diário dentro da área.

Em sequência, os pronomes que completam corretamente essas lacunas são:

A) Essa, estes, esses.

B) Esta, estes, esses.

C) Essa, estes, estes.

D) Esta, esses, esses.

11. “Múltipla escolha Multi-resposta”

É uma variante das questões de múltipla escolha. Se essa opção for escolhida, então o aprendiz deve marcar todas as respostas corretas, assinalando várias alternativas. A questão pode ou não dizer quantas respostas corretas existem. Por exemplo, “Quais desses valores fazem parte da cultura organizacional da empresa?” ou  “Selecione dois valores que fazem parte da cultura organizacional da empresa a partir da lista a seguir.”  

O número de respostas corretas pode variar de um até o número total de alternativas existentes. 

Esse tipo de questão pode ser usada, também, para avaliar as expectativas dos seus colaboradores sobre um treinamento ou para levantamento de conhecimentos prévios. Por exemplo: Assinale as alternativas que apontam tópicos que você gostaria de aprender sobre “feedbacks”. Ou: assinale duas alternativas que apontam tópicos que você gostaria de aprender sobre “feedbacks”.

Em relação ao segundo exemplo: Assinale as alternativas que indicam conceitos ou temáticas que você já sabe sobre comunicação não violenta. Nesses exemplos, a questão tem a função similar a de uma pesquisa e, portanto, não há alternativas corretas ou erradas. Trata-se de uma estratégia para captação de dados/informações dos colaboradores.

Fique ligado nessa dica: sempre que possível, você pode contextualizar o enunciado das questões. Essa contextualização poderá facilitar o envolvimento do colaborador com o tema e com a questão. Para contextualizar, você poderá usar gráficos, tabelas, textos, histórias. Esses elementos não precisam ser usados apenas nas questões de interpretação. 

Outra possibilidade é montar situações problema, que ocorrem no dia a dia da empresa e convidar o colaborador (por meio dos comandos do enunciado) para tomar decisões, para se colocar em uma determinada situação. Procure, quando possível, trazer aplicações cotidianas na avaliação (por exemplo: como você agiria em tal situação? Qual a maneira mais adequada de executar determinada tarefa? Qual a etapa ocorreu de modo incorreto no processo descrito?).

Questões discursivas

As questões discursivas também podem ser chamadas de dissertativas, abertas, descritivas ou de resposta livre e permitem que você avalie, por exemplo, a criação de argumentos, a análise de resultados, a coerência/coesão das ideias. 

É importante que o seu questionário ou avaliação seja constituído por diferentes tipos de questões, pois você avalia diferentes habilidades e dá ao seu colaborador diferentes oportunidades de mostrar o que aprendeu.

Dicas para estruturar o enunciado

  • Apresentar linguagem simples, clara e sem ambiguidade. 
  • Definir claramente a(s) tarefa (s) a se(rem) realizar(das), indicando a abrangência das respostas e os aspectos a abordar. É importante que os critérios de correção (o que você irá considerar no momento da correção) sejam mencionados no enunciado. 
  • Evitar comandos vagos como:  Dê sua opinião; O que você acha? De acordo com os seus conhecimentos; O que você entende por? “Comente”. Esses comandos podem fazer sentido quando o objetivo da questão é realizar uma pesquisa ou uma atividade de brainstorming (chuva de ideias), bastante adequados para iniciar ou terminar um curso/treinamento, por exemplo.  No entanto, em uma questão avaliativa, fica difícil estabelecer critérios de correção específicos e objetivos. 
  • Ao elaborar o enunciado, identifique se as respostas dadas serão apenas SIM ou NÃO. Quando isso ocorrer, procure acrescentar algo como: justifique a sua resposta ou explique o seus argumentos.

Caso não tenha certeza de quais tipos de questões podem ser melhor aproveitadas com os treinamentos da sua organização, entre em contato com a gente!

Descubra como potencializar os resultados da sua empresa através do desenvolvimentos dos colaboradores.

Ainda possui duvidas sobre qual o melhor momento para aplicar as avaliações em seus treinamentos? Confira o segundo artigo da nossa série!

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