A quarentena provocou mudanças no comportamento dos brasileiros, principalmente em relação ao mercado de trabalho, fazendo aumentar a procura por qualificação profissional. Um levantamento realizado pela Cuponomia apontou que desde o início da pandemia, a procura por cursos online teve aumento de 224% no Brasil, entre os destaques estão cursos de desenvolvimento profissional e preparatórios para concursos públicos e vestibulares. A plataforma de aprendizagem online, Scaffold Education é uma das empresas que tem vivenciado esta realidade e constatado um crescente aumento na procura dos serviços oferecidos, encerrando 2020 com mais de 85% de crescimento em receita na comparação com o ano anterior.

A empresa atua no segmento corporativo, focado em treinamento para colaboradores de empresas, além de também desenvolver conteúdos para o mercado de educação, como escolas e instituições de ensino. Acessada em mais de 52 países, a Scaffold possui mais de 22 milhões de conteúdos visualizados na plataforma, disponibilizados em cinco idiomas. Somente no ano passado, houve um aumento de 142% no número de acessos aos cursos, que ultrapassaram 1,479 milhão de visualizações.

Importante benefício da tecnologia é o retorno mensurável dos treinamentos: com o recolhimento de dados, é possível ter clara visão da aprendizagem individual personalizada e, também, a estratégica, relacionada aos objetivos da empresa com esse investimento.

História

A Scaffold nasceu a partir de uma ideia de educação diferenciada projetada por sua fundadora e CEO, a norte-americana Sara Hughes, que constatou uma necessidade de aprendizagem de base desde que se mudou para o Brasil, em 1996. Sara cresceu no Vale do Silício com grande influência por parte de seus pais nas áreas de educação e tecnologia. Sua mãe era professora, e seu pai, programador de satélites. Logo, essa foi sua base para elaborar um projeto inovador na área de aprendizagem à distância.

“Claramente havia uma oportunidade para implantarmos um projeto diferente de EAD, focado não apenas na área acadêmica, mas também em treinamentos corporativos, isto é, em cursos de diversos tipos, como educação financeira. Somos diferentes da maioria dos nossos concorrentes e nossa plataforma é o principal diferencial”, explica a fundadora da Scaffold.

Sara é economista e pedagoga com MBA pela IESE School of Business. É presidente do Family Business Network (FBN) e fundadora e diretora da FourC Bilingual Academy, escola bilíngue referência no interior de São Paulo. Também é idealizadora do Instituto LideraJovem (Projeto Formação de Líderes em Lençóis Paulista), Membro do Conselho de Administração do Grupo Lwart, e participa de trabalhos sobre Governança em comitês como IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Trabalhou na HP, Banco da Colômbia e colaborou com serviços para a Apple. No Brasil, participou diretamente do Planejamento Estratégico do Grupo Lwart para o século XXI, assim como a sua implementação. 

Para que fosse possível criar uma plataforma de aprendizagem diferenciada, Sara se uniu ao engenheiro, especialista em tecnologia e educação, Rafael Sanchez. Desta união nasceu uma plataforma que se adequa à rotina do funcionário, permitindo acesso aos conteúdos de qualquer lugar por meio de um smartphone, inclusive em horários flexíveis das agendas.

“Ajudamos as empresas na elaboração de conteúdos dinâmicos e de qualidade, desenvolvidos com metodologias que ajudam os alunos a adquirirem novas habilidades de acordo com fases (níveis) de aprendizagens e suas complexidades. Usamos ferramentas tecnológicas disponíveis para melhorar a experiência do usuário, analisando-o individualmente. Cada pessoa recebe um encaminhamento personalizado que acompanha sua evolução e desafios nos treinamentos. São usados vários tipos de metodologia, que representam a consistência do aprendizado”, comenta Sanchez, co-fundador da Scaffold.

Com sede em Bauru, interior de São Paulo, atualmente a Scaffold tem 56 funcionários e atende mais de 60 empresas, como Natura, Algar Telecom, Lwart, Zilor, FK Partners, Peróxidos Brasil, Forno de Minas, Four C e ACF – Consa, e Unimed. 

Fontes:

https://industriahoje.com.br/plataforma-de-aprendizagem-corporativa-cresce-85-na-pandemia

https://inforchannel.com.br/plataforma-de-aprendizagem-corporativa-cresce-85-na-pandemia/

https://atrombeta.com.br/plataforma-de-aprendizagem-corporativa-cresce-85-na-pandemia/

http://jm21momentoweb.com/site/plataforma-de-aprendizagem-corporativa-cresce-85-na-pandemia/

Veja também