Atualmente, a humanização tem se tornado um aspecto cada vez mais essencial para assegurar um bom diferencial competitivo para empresas dos mais diversos segmentos de atuação.

Afinal, uma organização que valoriza o seu capital humano, conta com times mais comprometidos e dispostos a contribuir com o crescimento dos negócios, melhorando não só a qualidade de seus produtos e serviços, mas também o relacionamento com seus diferentes públicos.

E para reforçar ainda mais a importância da humanização, vamos começar falando um pouco mais sobre o significado deste conceito para, na sequência, entender o seu impacto nas organizações e compartilhar algumas dicas para que você também possa colocá-lo em prática. Confira!

O conceito de humanização

Do ponto de vista gramatical, a humanização nada mais é do que tornar algo mais humano, despertando compaixão, benevolência, empatia e outras características que ajudem as pessoas a aprimorar o seu relacionamento interpessoal.

O objetivo principal é a construção de um ciclo de interações em que todos possam se sentir verdadeiramente respeitados e valorizados por suas características, crenças e atitudes. 

Como resultado, é possível observar um crescimento contínuo dos indivíduos, possibilitando a formação de ambientes de convivência — tanto sociais quanto profissionais — cada vez mais saudáveis.

O que caracteriza uma organização humanizada

Conforme apontamos logo na introdução, as empresas humanizadas são aquelas que valorizam o capital humano e investem em ações que aumentem os níveis de satisfação dos profissionais, contribuindo com a formação de ambientes de trabalho mais colaborativos.

Aqui, vale a pena destacar que as empresas que adotam esse modelo de atuação não deixam de lado seu crescimento financeiro e nem seu potencial lucrativo, mas passam a enxergá-lo como consequência do investimento no bem-estar de seus times.

Além disso, ao apostar em uma estratégia de humanização dos processos, determinadas questões entram em pauta no planejamento da organização, como o cuidado com a saúde mental, as normas de segurança e saúde ocupacional, e a implementação de programas de educação corporativa. Dessa forma, todos saem ganhando:

  • Os colaboradores, que se sentem mais valorizados, podem usufruir de melhorias na infraestrutura de trabalho e participar de iniciativas que contribuam com a sua qualificação;
  • A empresa, que passa a contar com equipes altamente capacitadas e comprometidas, melhorando a cultura organizacional e conquistando resultados cada vez melhores;
  • Os clientes, que contam com um atendimento mais ágil e eficiente, e podem adquirir produtos e serviços que atendam às suas necessidades com a máxima qualidade;
  • E a sociedade como um todo, já que organizações humanizadas tendem a se preocupar com práticas mais sustentáveis para preservar o meio ambiente.

Mas para conquistar esses resultados, é essencial que os gestores compreendam que a adoção de uma postura humanizada não é algo pontual, mas deve se tornar parte da cultura corporativa, sendo aprimorada constantemente.

Como esse conceito é implementado pelas empresas

O processo necessário para que uma organização se torne realmente humanizada, passa por uma série de tomadas de decisão e pela implementação de ações que devem funcionar de maneira integrada.

Nesse aspecto, podemos destacar o treinamento dos líderes como o primeiro passo, por ser uma etapa primordial para que esses profissionais possam ter uma visão mais clara do seu perfil de negócios e dos desafios enfrentados por seus times na rotina de trabalho.

Ao fomentar um pensamento mais humanizado, essa tática abre as portas para a adoção de outras estratégias principais, como:

  • Fortalecimento da missão, da visão e dos valores que devem guiar as ações da empresa;
  • Acompanhamento frequente do clima organizacional e a adoção de medidas ágeis para solucionar possíveis problemas;
  • Alinhamento dos objetivos da companhia com as necessidades e o perfil de atuação dos colaboradores;
  • Formação de equipes mais plurais e o estabelecimento de relações justas e transparentes em todos os setores;
  • Construção de um espaço saudável, em que líderes e colaboradores estabeleçam relações de confiança e respeito mútuos.

Outro aspecto importante é o investimento na capacitação das equipes de RH para que elas saibam como criar uma boa ponte de comunicação entre os gestores e colaboradores, e se tornem agentes multiplicadores do processo de humanização.

O que é o PDI e como ele pode contribuir com a humanização dos negócios

Em poucas palavras, podemos definir um plano de desenvolvimento individual, ou PDI, como um verdadeiro mapa que vai orientar os profissionais ao longo de sua capacitação, alinhando seus conhecimentos e interesses aos objetivos da organização.

O objetivo é delinear um perfil detalhado de cada colaborador para compreender quais são suas principais habilidades e quais competências precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Independentemente do segmento de atuação da sua empresa, colocar essa estratégia em prática faz toda a diferença. Afinal, ao conhecer o potencial de cada um dos indivíduos que compõem os seus times, será possível elaborar programas de capacitação realmente eficazes, conquistando bons níveis de engajamento e resultados cada vez melhores!

A importância dos treinamentos focados nos perfis comportamentais dos times

Os treinamentos comportamentais são focados no desenvolvimento das famosas soft skills, que são ligadas diretamente às características de personalidade, às experiências pessoais vivenciadas ao longo da vida e, também, à forma como cada indivíduo reage às diferentes situações e desafios do dia a dia.

São habilidades mais subjetivas, mas extremamente importantes para que os profissionais possam ter uma visão mais consciente de suas próprias habilidades e entendam como utilizá-las para contribuir de forma ativa com o crescimento dos negócios.

Como resultado, suas equipes passarão a atuar de uma maneira mais colaborativa, vão se adaptar com mais facilidade às novas tecnologias e processos e, consequentemente, apresentarão resultados cada vez melhores em suas tarefas.

Por outro lado, é importante reforçar que os treinamentos comportamentais não devem ser vistos como substitutos das ações de capacitação voltadas especificamente ao desenvolvimento de habilidades técnicas. A dica é integrar as duas abordagens para que elas atuem de forma complementar, assegurando uma formação ainda mais completa.

Como a sua organização pode se tornar mais humanizada

E agora que já falamos bastante sobre a importância da humanização, vamos aproveitar este tópico para compartilhar algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a colocar esse plano em prática com sucesso!

Conheça o perfil dos seus colaboradores

Quais são as principais habilidades das suas equipes? Quais são os desafios enfrentados no dia a dia? Quais são os gaps de conhecimento e as competências que precisam ser aprimoradas com mais urgência?

Saber as respostas para essas questões é primordial para qualquer gestor que deseja estabelecer um ambiente ocupacional realmente saudável para todos. E para isso, uma boa sugestão é investir em duas táticas bastante eficientes e complementares:

  • Aplicação de pesquisas de opinião que ajudem a identificar os pontos altos e baixos da rotina, bem como as principais dúvidas e necessidades dos colaboradores;
  • Acompanhamento das atividades e processos organizacionais para observar como os profissionais executam suas tarefas e se relacionam uns com os outros.

Invista em programas de educação corporativa frequentes

Conforme apontamos anteriormente, as ações de capacitação são essenciais para que os seus times se tornem cada vez mais qualificados, desenvolvam competências valiosas e estejam sempre preparados para atender às demandas mais atuais do seu mercado de atuação.

E a boa notícia é que, hoje em dia, as empresas podem contar com as mais diversas possibilidades de treinamento, com diferentes formatos e ferramentas tecnológicas inovadores, garantindo experiências cada vez mais interativas e imersivas.

Nesse aspecto, uma boa sugestão é investir em plataformas LMS que possibilitem a criação de um sistema de aprendizagem contínua altamente eficiente, promovendo aos usuários o acesso a uma série de recursos, como:

  • Conteúdos audiovisuais diversos (videoaulas, podcasts, textos, apresentações e infográficos);
  • Avaliações e quizzes para avaliação dos conhecimentos aprendidos;
  • Debates, reuniões de grupo, além de webinars e workshops com transmissão em tempo real;
  • Chats e fóruns que facilitam a solução de dúvidas e estimulam a troca de conhecimentos entre os participantes;
  • Atividades gamificadas desenvolvidas de forma personalizada para atender às necessidades mais específicas das equipes.

Além disso, dependendo da plataforma escolhida, os gestores e profissionais de RH podem acompanhar a jornada de cada colaborador ao longo das diferentes etapas do treinamento a partir da geração de relatórios e gráficos de desempenho.

Forme equipes multidisciplinares

Ao contrário do que muita gente ainda pode acreditar, as equipes multidisciplinares não são compostas apenas por profissionais de diferentes departamentos. Na prática, esses times são formados por colaboradores com competências complementares, vivências diversificadas e variados níveis de conhecimento, assegurando toda uma pluralidade de habilidades e opiniões. 

O principal objetivo é reunir toda essa variedade de talentos em torno de um só objetivo para ajudar a empresa a encontrar soluções inovadoras, mais criativas e bastante eficientes.

Com o tempo, essa dinâmica de troca de conhecimentos fortalece o relacionamento interpessoal e estimula a criação de um sistema colaborativo de trabalho que contribui de maneira significativa para a humanização dos processos.

Aposte no potencial de uma boa comunicação interna

No dia a dia das organizações, a ausência de uma boa comunicação pode gerar uma série de aspectos negativos, como a ocorrência de falhas e atrasos, a redução no ritmo de trabalho e uma queda significativa de produtividade. Como consequência, a motivação das equipes também pode ser prejudicada, reduzindo os índices de engajamento e aumentando a insatisfação e as taxas de turnover.

Mas a boa notícia é que é possível driblar esse obstáculo com a implementação de algumas ações que atuam de maneira integrada e complementar. Entre elas, podemos destacar:

  • A utilização de uma linguagem clara e objetiva nos comunicados oficiais da empresa para assegurar que todos possam entender a mensagem adequadamente;
  • A criação de meios de comunicação oficiais da companhia, como um canal de TV interno, newsletters, podcasts e outras possibilidades que promovam a circulação de informações;
  • O desenvolvimento de redes sociais exclusivas que estimulem a troca de conhecimentos e experiências, aproximando ainda mais equipes e gestores.

Construa uma cultura de feedbacks constantes

Por fim, os feedbacks são outra ferramenta que contribui diretamente para a humanização das organizações, garantindo que os colaboradores conheçam de forma detalhada os impactos de seu desempenho na rotina da empresa, suas principais habilidades e também as características que ainda precisam ser aprimoradas.

Mas para assegurar que esse retorno seja bem-sucedido, é importante que os gestores ou líderes de RH escolham o momento ideal para essa conversa e utilizem a linguagem mais adequada a cada caso.

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação valiosa de confiança que fortalece o sentimento de humanização e traz ganhos significativos para o crescimento da companhia como um todo.

Como a humanização pode ser um bom diferencial competitivo para sua organização

Conforme destacamos nos parágrafos anteriores, a humanização traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa. 

Afinal, essa valorização do capital humano se reflete diretamente na qualidade dos produtos e serviços e também no relacionamento com os clientes, que se mostram satisfeitos com sua experiência.

Esse processo, por sua vez, cria um relacionamento valioso com a sua marca que ajuda a empresa a garantir um lugar de destaque em seu mercado de atuação e frente à concorrência, ampliando ainda mais o seu potencial competitivo.

Principais indicadores de sucesso de uma estratégia de humanização

Por fim, mas não menos importante, existem alguns indicadores que podem ajudar a avaliar o desempenho da sua estratégia de humanização e, por isso, merecem uma atenção especial. 

Na prática, quando sua empresa consegue conquistar bons resultados, é possível observar a seguinte dinâmica: os indicadores relacionados aos resultados apresentados e aos índices de satisfação dos times aumentam, enquanto as taxas de absenteísmo e rotatividade tendem a diminuir.

Assim, ao implementar as dicas que apresentamos ao longo deste conteúdo e investir em ferramentas que ajudem a avaliar os seus indicadores, sua empresa certamente irá se tornar cada vez mais humanizada.

E se você gostou de saber como a humanização pode ser um excelente diferencial competitivo para seus negócios e tem interesse em capacitar suas equipes para conquistar resultados cada vez melhores, aproveite para conhecer as soluções Scaffold e saiba como podemos transformar suas estratégias de educação corporativa! Solicite uma demonstração gratuita:

Veja também