Saiba como utilizar as plataformas digitais para fortalecer a sua cultura organizacional

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Estabelecer uma cultura organizacional que seja realmente sólida, inovadora e eficiente é uma conquista que certamente faz toda a diferença para o crescimento dos negócios. E hoje em dia, com a evolução cada vez mais ágil da tecnologia, contar com as plataformas digitais para colocar esse plano em prática é uma estratégia indispensável!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para reforçar a importância de fortalecer a sua cultura organizacional e também para destacar o papel da tecnologia em todo esse processo.

Além disso, vamos listar os benefícios de investir em ferramentas inovadoras e compartilhar algumas dicas valiosas que vão ajudar a inserir a sua organização na era digital.

Continue a leitura e fique bem-informado sobre o assunto! 

Descubra por que vale a pena contar com uma cultura organizacional bem estruturada

Quando pensamos no que, de fato, é a cultura organizacional, podemos definir o conceito como o conjunto de valores, hábitos e práticas que formam o DNA de uma empresa. E é com base nesses princípios que a sua companhia poderá estabelecer aspectos importantes, como as suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, ou o seu estilo de gestão.

Mas para que os gestores consigam estabelecer esses aspectos de maneira sólida, é importante levar em consideração as características dos seus modelos de negócio a partir de quatro perspectivas diferentes:

  1. A posição ocupada pela organização em seu mercado de atuação, junto a seus diferentes públicos e frente à concorrência;
  2. Os recursos utilizados para atingir os diferentes objetivos propostos ao longo de sua trajetória;
  3. A infraestrutura organizacional, incluindo os seus maquinários e equipamentos;
  4. Os colaboradores que, mais do que o coração de qualquer companhia, são os grandes responsáveis por transformar os projetos em realidade.

O alinhamento de todos esses aspectos, por sua vez, é essencial para que a sua empresa possa construir uma identidade própria que, com o tempo, vai se refletir em suas tomadas de decisão, na qualidade de seus produtos e serviços, na postura de seus times e no relacionamento com os seus clientes.

Por outro lado, é importante ter em mente que todo esse processo não acontece do dia para a noite. Ao contrário do que muitos gestores ainda pensam, é uma jornada contínua e que deve ser pensada de forma estratégica e cuidadosa. 

Como consequência, a sua organização pode se manter fiel aos seus princípios e à sua essência, mas sem deixar de acompanhar as transformações e as principais demandas de seu segmento.

Saiba como alinhar a sua cultura organizacional à era digital 

Ao longo dos últimos anos, a transformação digital tem promovido uma série de mudanças, impactando de maneira bastante significativa o dia a dia das organizações. Assim, conceitos como indústria 4.0, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, entre outros, deixaram de ser tendências pontuais para se tornar parte integrante da rotina corporativa. 

No entanto, o processo de integrar essas inovações exige das empresas toda uma adaptação para garantir que as novas tecnologias não sejam vistas apenas como elementos desafiadores, mas sim como poderosas aliadas da jornada de crescimento dos negócios.

E neste tópico, vamos listar algumas decisões importantes e que devem ser consideradas com atenção para garantir que a sua cultura organizacional possa se adaptar aos novos tempos de maneira mais fluida e eficaz. Confira para saber mais!

Conheça os diferentes tipos de cultura organizacional que a sua empresa pode implementar

De acordo com os objetivos e o perfil de atuação da sua companhia, é possível decidir entre quatro tipos diferentes de cultura organizacional: a cultura de tarefas, a de papéis, a de poder e a de pessoas. E a seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais nas características de cada um desses modelos!

Cultura de tarefas

Como o próprio nome já indica, esse modelo de cultura organizacional é focado nas funções mais específicas exercidas por cada colaborador, independentemente de sua posição hierárquica na corporação.

Dentro dessa dinâmica, os profissionais têm um espaço para compartilhar ideias e sugestões que possam otimizar as suas rotinas para que as atividades realizadas possam contribuir de maneira mais significativa com o crescimento da empresa.

Cultura de papéis

Assim como a cultura de tarefas, a cultura de papéis também está diretamente relacionada às responsabilidades que cada profissional assume dentro da companhia. 

Porém, neste modelo específico, o processo já é mais verticalizado e o peso das decisões segue uma escala hierárquica, passando por coordenadores ou líderes de departamento antes de serem implementadas na rotina corporativa.

Cultura de poder

Neste outro modelo de cultura organizacional, o foco está no aumento da produtividade e na geração de resultados contínuos com base no aprimoramento dos processos.

Para isso, todas as decisões passam a ser centralizadas na figura de um único líder e precisam passar por uma aprovação prévia antes de serem colocadas em prática.

Cultura de pessoas

Por fim, na cultura de pessoas, o objetivo primordial é assegurar o bem-estar das equipes no ambiente corporativo.

Aqui, a ideia é promover um clima organizacional mais positivo, cooperativo e saudável, garantindo que os colaboradores se sintam realmente valorizados e, a partir daí, se mantenham engajados nas iniciativas propostas pela empresa, contribuindo de forma integrada com o crescimento dos negócios.

Avalie as diversas ferramentas de gestão de pessoas disponíveis no mercado

Com o surgimento de ferramentas tecnológicas cada vez mais inovadoras, ágeis e eficientes, as empresas dos mais diferentes segmentos de mercado podem contar com uma ampla gama de possibilidades para otimizar ainda mais os seus processos de gestão de pessoas.

Hoje em dia, é possível encontrar soluções para automatizar uma série de funções burocráticas que antes ocupavam um tempo valioso dos colaboradores, plataformas LMS que possibilitam o desenvolvimento de programas de educação corporativa altamente eficazes, recursos que facilitam o acompanhamento da performance dos times e muitas outras possibilidades.

Neste caso, a dica é avaliar as opções disponíveis no mercado e alinhá-las às funcionalidades oferecidas às diferentes necessidades da sua organização para garantir que os resultados sejam realmente satisfatórios.

Defina o perfil da sua persona

Qual é o modelo de atuação da sua organização? Como a sua marca é vista pelos seus clientes? E qual é a imagem que os colaboradores têm a partir de sua rotina? Descobrir as respostas para essas e outras questões similares é essencial para definir a sua persona.  

Outro aspecto importante para a construção desse perfil é o estabelecimento dos valores e as crenças que vão nortear a postura da sua marca em seu mercado de atuação e junto aos seus diferentes públicos — tanto o interno quanto o externo.

Vale a pena destacar, também, que para que esses princípios realmente façam parte da cultura organizacional, é essencial que eles sejam transmitidos aos seus times desde o processo de contratação e sejam adotados por todos em seu dia a dia, dos gestores aos estagiários.

Aposte na digitalização dos seus processos organizacionais

Tendo em mente que a implementação de novas tecnologias é um aspecto primordial para qualquer empresa que deseja se manter relevante na era on-line, a digitalização dos processos organizacionais é uma decisão que merece prioridade!

Afinal, conforme apontamos no tópico sobre as ferramentas de gestão de pessoas, os novos recursos têm o objetivo primordial de facilitar a execução de uma série de tarefas que, até pouco tempo, eram realizadas de forma primordialmente analógica, como o preenchimento de documentações padrão ou a inserção de dados em planilhas.

Como resultado, a organização pode vislumbrar um aumento significativo de agilidade, lado a lado com a redução de falhas e retrabalhos, assegurando um bom aumento de produtividade e mais qualidade nas entregas.

Desenvolva estratégias de marketing digital realmente eficientes

Após definir o tipo de cultura organizacional mais adequado ao seu modelo de negócios, estabelecer a sua persona e investir nas ferramentas tecnológicas mais inovadoras do seu segmento de atuação, o próximo passo é apostar no potencial do marketing digital!

Por meio de uma estratégia bem elaborada e robusta, é possível conquistar uma série de objetivos de maneira integrada, como:

  • O fortalecimento do branding da empresa, destacando o posicionamento e os propósitos da sua marca;
  • O estreitamento do relacionamento com os colaboradores, reforçando o DNA da organização;
  • A criação de uma ponte de contato valiosa entre os clientes e a companhia que pode levar à fidelização.

E a boa notícia é que atualmente é possível contar com uma ampla gama de soluções para que a sua comunicação seja cada vez mais interativa, personalizada, inovadora e eficaz! 

Conheça a relação entre a cultura organizacional e a transformação digital

Tendo em mente que a transformação digital envolve toda uma mudança estrutural para que os recursos tecnológicos possam ser incorporados à rotina da empresa, podemos concluir que essa dinâmica também vai exigir que alguns aspectos da cultura organizacional passem por mudanças.

Afinal, em um primeiro momento é normal que as equipes apresentem uma certa resistência a novos processos ou alterações em sua rotina. Por isso, é importante que a empresa invista em um planejamento estratégico cuidadoso para que a digitalização das atividades aconteça aos poucos.

Nesse aspecto, o mais indicado é que os gestores e os líderes de RH fomentem a construção de um novo mindset digital para que os profissionais de todos os departamentos não só reconheçam a importância de automatizar os seus processos, mas também estejam dispostos a incluir a tecnologia em sua rotina de trabalhos.

Dessa forma, uma nova cultura organizacional poderá ser implementada de uma maneira mais sustentável e com maior probabilidade de aceitação e engajamento por parte das equipes.

Confira as principais vantagens de alinhar a tecnologia ao seu modelo de negócios

Você chegou até este tópico do nosso conteúdo e ainda não tem certeza de que a tecnologia pode fortalecer a sua cultura organizacional? Então continue a leitura para conhecer os pontos altos de investir em soluções inovadoras para os seus negócios! 

Certamente, o benefício mais imediato é a possibilidade de assegurar uma agilidade aos processos que melhora a eficiência das entregas sem perdas na qualidade dos resultados. Como consequência desse aspecto, é possível observar uma série de outras vantagens, como:

  • A redução dos custos operacionais gerados por processos analógicos e desatualizados;
  • O aumento da satisfação dos clientes que percebem melhorias tanto em seus produtos quanto no atendimento;
  • A conquista de novos públicos que são influenciados pela opinião positiva de clientes satisfeitos;
  • Resultados cada vez mais satisfatórios que se refletem na motivação dos times e ampliam a performance no dia a dia;
  • Um engajamento que contribui com a retenção dos colaboradores e com a atração de talentos altamente qualificados.

Juntos, todos esses aspectos podem levar a sua companhia a novos patamares de crescimento, destacando ainda mais a sua marca!

Aprenda a utilizar plataformas digitais na implementação da sua cultura organizacional

As plataformas digitais podem ajudar a fortalecer a cultura organizacional de empresas com os mais diferentes perfis de atuação. O segredo é escolher a solução mais adequada para o seu modelo de negócios!

E para atingir esse objetivo com sucesso, o primeiro passo é contar com um planejamento bem estruturado composto por informações essenciais, como:

  • Uma análise cuidadosa do mercado em que a sua organização está inserida;
  • Uma avaliação dos principais desafios e potencialidades da empresa;
  • Uma relação dos objetivos da companhia (a curto, médio e longo prazo);
  • Um estudo do perfil das equipes, com suas competências e gaps de conhecimento;
  • Um cronograma para a implementação das novas ferramentas.

Com esses dados em mãos, será possível optar pelo tipo de ferramenta ideal, que vai poder ser operada com mais facilidade pelas suas equipes para atingir os resultados esperados.

Nessa fase, uma boa sugestão é investir também em um bom treinamento para que os colaboradores dos diferentes departamentos se familiarizem com as novas ferramentas e possam utilizá-las com tranquilidade e eficiência em seu dia a dia.

E, na hora de contratar a melhor plataforma digital para otimizar ainda mais a sua cultura organizacional, vale a pena lembrar: conte sempre com o suporte de uma empresa especializada no assunto, como a Scaffold Education! 

Conheça as soluções que podemos oferecer para a sua companhia.

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