Com avanço cada vez mais acelerado da tecnologia, o surgimento de recursos inovadores e altamente interativos, chegamos ao estabelecimento do modelo de indústria 4.0 e, consequentemente, avançamos rumo à era da comunicação 4.0 para as empresas.

Assim, pensando na relevância deste assunto para o crescimento do seu modelo de negócios, preparamos este conteúdo para nos aprofundarmos um pouco mais nessa evolução comunicacional ao longo dos anos. Para isso, vamos começar entendendo mais sobre o conceito da comunicação 4.0 e os principais pontos altos deste conceito. 

Além disso, vamos compartilhar uma série de dicas para colocá-lo em prática com sucesso e, para finalizar, listaremos alguns aspectos que devem ser evitados ao longo do processo para assegurar que a organização conquiste os resultados esperados. 

Aproveite a leitura!

Saiba mais sobre a comunicação 4.0

Para compreendermos melhor o que, de fato, caracteriza a comunicação 4.0, vamos iniciar este primeiro tópico do nosso conteúdo traçando uma linha do tempo que passa pelos três tipos de comunicação que vieram anteriormente:

  • Comunicação 1.0: neste modelo, as mensagens fluem de forma horizontal, ou seja, diretamente do emissor para o destinatário, sem qualquer interação;
  • Comunicação 2.0: nessa fase, já existe uma interação por parte do público, que pode entrar em contato para enviar à empresa suas dúvidas e opiniões sobre um determinado produto ou serviço;
  • Comunicação 3.0: embora a comunicação ainda parta da empresa, nessa etapa entram em cena novos recursos como as redes sociais e plataformas colaborativas, permitindo que os usuários interajam com a empresa e também entre si.

Ao analisarmos cada um desses períodos, é possível perceber a transformação digital como um verdadeiro catalisador de mudanças para as empresas dos mais diversos portes e segmentos de mercado.

Assim, podemos definir a comunicação 4.0 como um modelo de diálogo entre as corporações e seus diferentes públicos que tem como base primordial a utilização de tecnologias como a inteligência artificial, as ferramentas de cloud computing, o conceito de Big Data e a internet das coisas.

A partir daí, é possível desenvolver estratégias avançadas que otimizam os processos organizacionais e contribuem com a formação de equipes de alta performance cada vez mais preparadas para lidar com as novas demandas de seus mercados de atuação. 

Vale a pena destacar, ainda, que a tecnologia não deve substituir as interações humanas. Ao contrário, deve ser vista como uma aliada da comunicação, otimizando a circulação das informações e facilitando o diálogo da empresa com seus diferentes públicos.

Nesse aspecto, é importante acrescentar, os líderes assumem um papel fundamental ao contribuir para que o ambiente organizacional seja um espaço de diálogo saudável, transparente e objetivo, além de estabelecer o tom e o estilo de linguagem utilizados nas diferentes comunicações — seja com os colaboradores, seja com os clientes.

Conheça as principais vantagens da comunicação 4.0

Além de aproveitar todo o potencial das novas tecnologias para otimizar a circulação e o compartilhamento de informações, a comunicação 4.0 tem uma série de pontos altos que merecem um destaque especial. 

E neste tópico, vamos falar um pouco mais sobre as principais vantagens desse conceito!

Geração de conteúdos com qualidade e eficiência

Hoje em dia, as empresas de todos os segmentos de mercado precisam lidar com um volume cada vez maior de informações. 

E para que os gestores e profissionais de RH consigam gerenciar todos esses dados e, a partir daí, extrair insights realmente interessantes, as tecnologias voltadas ao desenvolvimento de estratégias de comunicação 4.0 têm um papel essencial! 

Com o suporte das ferramentas mais atuais de IA, é possível fazer pesquisas aprofundadas em diferentes fontes de consulta virtual, realizar um cruzamento de informações não lineares e apresentar resultados robustos que possibilitam o desenvolvimento de uma curadoria de conteúdos de alta qualidade.

A partir daí, as organizações terão em mãos uma ampla gama de materiais para se comunicar de maneira eficiente com seus públicos, despertando o seu interesse e gerando interações valiosas!

Padronização dos diferentes modelos de comunicação da empresa

Essa vantagem também pode ser vista como uma consequência direta da dinâmica que apresentamos no tópico anterior. Afinal, além de todo o processo de coleta e gerenciamento dos dados, as tecnologias inteligentes também contribuem com uma análise mais aprofundada do perfil dos públicos que serão impactados pela comunicação desenvolvida pela empresa.

Nesse aspecto, a comunicação 4.0 tem o potencial de equilibrar esses aspectos para que a organização consiga estabelecer uma linguagem padronizada e que seja capaz de despertar o interesse de suas audiências sem deixar de carregar os valores e o perfil que a companhia deseja transmitir.

Como resultado, as conversas são facilitadas e é possível garantir que todos recebam as mesmas informações, de maneira integrada e realmente eficaz. 

Gestão mais eficiente dos dados organizacionais

Poder contar com os recursos mais adequados para mensurar os resultados das suas ações de comunicação é outra vantagem extremamente relevante para o sucesso das estratégias da sua empresa.

Porém, o ponto que merece maior destaque neste caso é que, a partir das tecnologias atuais, a mensuração dos resultados acontece em tempo real. 

Dessa forma, os gestores podem realizar um acompanhamento cada vez melhor das iniciativas implementadas pela companhia. E, assim, corrigir falhas, definir novas metas e aprimorar processos com muito mais agilidade e eficiência.

Aumento da humanização em todos os processos

Quando pensamos em toda jornada de transformação digital e a automatização de processos, pensar em relações mais humanizadas parece até algo contraditório, não é mesmo? No entanto, conforme já destacamos anteriormente, a tecnologia deve ser utilizada a favor da comunicação e da interação entre as pessoas.

Nesse contexto, a ideia então é aproveitar o potencial da comunicação 4.0 para fortalecer ainda mais as conexões humanas, garantindo benefícios altamente relevantes, como:

  • Amplo alcance, permitindo que as informações divulgadas cheguem a um número cada vez maior de pessoas;
  • Mais agilidade e segurança tanto para o envio quanto para o recebimento das mensagens organizacionais;
  • Diversidade de formatos para tornar as comunicações cada vez mais atrativas e únicas;
  • Possibilidade de personalização dos conteúdos de acordo com o perfil e os interesses de cada público.

Essa dinâmica, por sua vez, demonstra que a sua empresa se preocupa com a qualidade da sua comunicação, gerando interações cada vez mais valiosas que vão fortalecer ainda mais a sua marca e contribuir com o crescimento dos negócios como um todo.

Redução dos ruídos e falhas de comunicação

Por fim, mas não menos importante, uma curadoria de conteúdo baseada em dados, o acompanhamento frequente dos processos e o compartilhamento unificado das informações ajuda a reduzir a ocorrência de ruídos que podem prejudicar não só a qualidade, mas também o entendimento da mensagem que a sua empresa deseja transmitir.

Quando falamos em comunicação interna, esse aspecto é altamente relevante pois garante que os seus colaboradores estarão bem-informados e poderão trabalhar de maneira integrada para conquistar os objetivos propostos pela organização.

Em paralelo, do ponto de vista dos consumidores, uma comunicação eficaz vai permitir que esse público conheça de maneira aprofundada as características do produto ou serviço adquirido, assegurando que as expectativas sejam devidamente atendidas e evitando a geração de reclamações, devoluções e taxas de insatisfação.

Ao final, todos saem ganhando: a sua organização, os seus colaboradores e também os seus clientes!

Descubra como utilizar as ferramentas de comunicação 4.0 na rotina da empresa

Agora que você já conhece de maneira mais aprofundada as principais características e pontos altos da comunicação 4.0, chegou a hora de transformar a teoria em prática. 

E neste tópico, vamos colocar em destaque a importância de apostar na digitalização, lado a lado com a utilização das redes sociais e os canais de comunicação internos. Confira para saber mais!

Invista na digitalização dos seus processos organizacionais

Contar com recursos inovadores é essencial para que a sua organização consiga se adaptar às novas demandas e dinâmicas de seu segmento de atuação.

Falando especificamente sobre as mudanças promovidas pela comunicação 4.0, isso significa substituir sistemas analógicos por plataformas virtuais e outras ferramentas que funcionem de forma automatizada.

Como resultado, sua empresa assegura mais agilidade, eficiência e uma excelência nos processos que gera ganhos significativos em produtividade e aumenta ainda mais a qualidade das entregas.

Aposte no potencial das redes sociais corporativas

Hoje em dia, é difícil pensar em alguma ação de marketing que não inclua a presença das redes sociais, não é mesmo?

Afinal, mais do que uma tendência, essas ferramentas têm se mostrado um recurso bastante valioso para qualquer organização que deseja elevar sua comunicação a novos patamares, divulgando produtos, serviços e notícias da companhia, conquistando novos seguidores para sua marca e estreitando laços com seus diferentes públicos.

Dependendo da opção escolhida, é possível integrar textos, imagens estáticas e vídeos, além de uma série de recursos interativos, como quizzes e enquetes que incentivam a troca de mensagens.

Mas para que a sua estratégia de social media conquiste resultados realmente positivos, é interessante pensar em iniciativas que incluam duas frentes diferenciadas:

  1. Campanhas com objetivos publicitários ou de relacionamento que motivem a interação dos clientes com a marca;
  2. Criação de redes sociais exclusivas da empresa, otimizando a comunicação interna e evitando as distrações causadas pelas plataformas comerciais.

Desenvolva campanhas de endomarketing altamente eficazes

O desenvolvimento de campanhas de endomarketing é extremamente importante não só para manter os colaboradores bem-informados sobre questões internas relevantes da organização, mas também para manter os times mais engajados.

Aqui, a dica é aproveitar as ferramentas tecnológicas da comunicação 4.0 para desenvolver ações que sejam cada vez mais interativas, com informações e mensagens que sejam instigantes, informativos e estejam relacionados com a rotina da organização.

Dessa forma, é possível criar conteúdos que gerem uma identificação mais genuína com as suas equipes, criando conexões verdadeiras e proporcionando experiências realmente imersivas.

O que não fazer ao utilizar a comunicação 4.0

Depois de falarmos sobre as estratégias que podem ajudar a sua empresa a utilizar a comunicação 4.0 com sucesso em sua rotina, vamos elencar algumas gafes que são bastante comuns, mas que, na prática, podem acabar atrapalhando o bom andamento dos seus negócios.

Então, leia com atenção as informações que vamos compartilhar neste último tópico e saiba como evitar qualquer situação que possa prejudicar seus bons resultados!

Falta de protagonismo dos líderes

Conforme apontamos anteriormente, os líderes têm um papel bastante importante ao estimular a comunicação interna e devem estar à frente das iniciativas nesse setor para inspirar suas equipes a segui-lo.

No entanto, quando os gestores acreditam que essa responsabilidade cabe apenas ao departamento de RH, ou que a tecnologia é o elemento primordial dessa equação, os colaboradores acabam se afastando e tendem a se engajar menos nas iniciativas propostas pela organização.

Tecnologias desatualizadas

É interessante observar que a transformação digital não é algo estático — pelo contrário, é um movimento contínuo e exige que as empresas estejam sempre de olho no que há de mais atual em seus mercados de atuação.

Por outro lado, muitas companhias ainda colocam em segundo plano a atualização de suas plataformas e de seus sistemas operacionais. Como consequência, seus processos acabam se tornando defasados, prejudicando a produtividade dos colaboradores, gerando atrasos nas entregas e impactando de maneira bastante negativa a imagem da empresa em seu segmento. 

Ausência de treinamentos frequentes

Seja qual for o objetivo da sua empresa, manter os colaboradores atualizados é tão importante quanto investir frequentemente em novas tecnologias. Afinal, não adianta contar com as melhores ferramentas do seu setor de atuação, se não há profissionais qualificados para operá-las, não é mesmo?

Além disso, quando seus times sentem que não estão sendo valorizados, ou que a equipe não aposta em sua capacitação, o clima organizacional também acaba sendo tomado pelo desânimo e pela falta de engajamento, podendo levar a outros problemas, como aumento na ocorrência de falhas e até nas taxas de absenteísmo e desligamentos.

Mas com a implementação de uma boa estratégia de comunicação 4.0, é possível driblar esses e outros desafios, promovendo mudanças essenciais para o crescimento da sua empresa. E na hora de colocar esse plano em prática, você pode contar com o suporte dos nossos especialistas. Conheça as Soluções Scaffold e leve mais inovação para os seus negócios!

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