Conquistar a primeira liderança certamente é uma vitória para os profissionais das mais diferentes áreas de atuação e com os mais diversos níveis de experiência. Por outro lado, esse primeiro contato com um cargo de grande responsabilidade pode acabar gerando uma série de dúvidas e inseguranças, tornando-se um verdadeiro “bicho de sete cabeças”.

Para vencer esse desafio, a solução ideal é investir em um programa de capacitação que consiga preparar os colaboradores para esse novo momento da carreira. Porém, é justamente nessa fase que surge o grande questionamento: como implementar esse treinamento na prática e com resultados realmente satisfatórios?

Neste conteúdo, vamos dar algumas dicas que ajudarão a responder essa pergunta, além de falar um pouco mais sobre a importância de formar novos líderes para a sua empresa e apresentar a nova solução da Scaffold Education desenvolvida especialmente para esse público.

Aproveite a leitura sobre esse tema essencial para o crescimento de qualquer organização!

Saiba por que a formação de novos líderes pode trazer impactos positivos para sua empresa

Em primeiro lugar, antes de colocarmos em destaque os pontos altos de investir na capacitação de novas lideranças, é interessante começarmos este tópico reforçando um aspecto muito importante e que, certamente, pode passar pela mente de muitos gestores.

Esse novo cenário, com a chegada de novos líderes, a implementação de novas dinâmicas de trabalho e atualização de processos, não tem o objetivo de atingir com uma onda de demissões ou um movimento de substituição dos líderes que ocupam essa posição há mais tempo.

Ao contrário disso, toda essa movimentação apenas indica que a organização está em fase de crescimento e, por isso, necessita de bons profissionais para estar à frente de novos departamentos ou, ainda, para comandar equipes em outras filiais da empresa sem precisar sobrecarregar os gestores que já estão responsáveis por outros projetos.

Dito isso, podemos voltar o nosso foco para o tema central deste conteúdo: a formação de novas lideranças. Em termos práticos, proporcionar essa possibilidade de crescimento significa que a empresa oferece aos seus profissionais um atributo extremamente valioso: a oportunidade de colocar em prática o tão sonhado plano de carreira.

Essa postura faz com que os colaboradores enxerguem boas perspectivas para seu futuro e se sintam estimulados a dar o seu melhor em todas as atividades, o que, por sua vez, gera uma série de benefícios, como:

  • A construção de um sentimento de pertencimento junto às suas equipes;
  • Redução do turnover e o aumento do engajamento nas atividades propostas;
  • Aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados;
  • Atração de talentos cada vez mais qualificados, fortalecendo os times.

Como resultado, o clima organizacional se torna cada vez mais positivo e acaba se refletindo também na imagem da organização em seu mercado de atuação.

Conheça agora os principais desafios que líderes iniciantes podem enfrentar em sua nova jornada

Conforme apontamos logo nos primeiros parágrafos deste conteúdo, a possibilidade de assumir um cargo de liderança pode deixar muitos colaboradores bastante inseguros. E neste tópico, vamos falar um pouco mais sobre os desafios que esses profissionais podem enfrentar. Acompanhe!

Medo de enfrentar situações desconhecidas

Driblar o medo do desconhecido é um dos principais desafios enfrentados por profissionais que atuam em empresas dos mais diversos segmentos de mercado. Afinal, novas situações, atividades e, principalmente, novas responsabilidades exigem a habilidade de lidar com possíveis erros e de tomar decisões assertivas em tempo hábil.

É o famoso — e também temido — momento de sair da zona de conforto para buscar as respostas certas e conseguir resolver diferentes tipos de desafios a partir de uma perspectiva diferenciada.

Na prática, nós sabemos que não é algo que acontece da noite para o dia, mas também podemos garantir que é um passo muito importante tanto para o crescimento na carreira quanto para o desenvolvimento pessoal de qualquer colaborador.

Dificuldades de comunicação interpessoal

Manter uma comunicação que seja clara, objetiva, que transmita autoridade, mas que, ao mesmo tempo, desperte o interesse do interlocutor sem ser intimidadora é outro grande desafio não só dos líderes, mas de profissionais em diferentes ocupações.

Por isso, a comunicação interpessoal é uma competência que deve ser desenvolvida desde o início da carreira, por meio de cursos, treinamentos e outras atividades de capacitação. O objetivo é transformar essa habilidade em um hábito, garantindo que os profissionais saibam se expressar com segurança e tranquilidade em qualquer situação.

Dessa forma, os novos líderes poderão assumir seus postos já preparados para lidar de maneira eficiente com assuntos mais complexos, como a solução de conflitos ou a transmissão de feedbacks negativos, sem prejudicar a qualidade do clima organizacional.

Problemas de gerenciamento das atividades organizacionais

Por fim, a capacidade de administrar de maneira consistente a rotina corporativa é outro grande desafio enfrentado por muitos profissionais que estão iniciando sua trajetória como líderes.

Afinal, é preciso manter bons índices de produtividade, cumprir os prazos de entrega estabelecidos no cronograma da empresa e prezar pela qualidade dos serviços, sem deixar de lado a preocupação com o bem-estar dos colaboradores e a manutenção de um clima organizacional positivo.

Aqui, o segredo é entender que a organização das atividades diárias, a habilidade de delegar tarefas e a implementação de um sistema de acompanhamento dos processos são competências que devem ser colocadas em prática frequentemente para garantir resultados realmente satisfatórios.

Confira as nossas dicas para capacitar os colaboradores para sua primeira liderança

Agora que já reforçamos a importância de contar com novos líderes e abordamos alguns dos principais desafios que esses profissionais podem acabar enfrentando nessa nova etapa da carreira, podemos passar ao próximo tópico deste conteúdo.

Nos próximos parágrafos, vamos compartilhar algumas táticas e soluções eficientes para ajudar a sua empresa a preparar seus colaboradores para se tornarem líderes de sucesso que vão contribuir com a conquista de resultados cada vez mais satisfatórios para seus negócios. 

Construa relações de confiança com o seu time de colaboradores

A construção de um clima organizacional saudável e cooperativo é algo que depende diretamente da qualidade do relacionamento entre as equipes dos diferentes departamentos da empresa. Logo, essa máxima também se aplica à interação dos colaboradores com seus líderes.

Mais do que isso, podemos dizer que uma relação de confiança é o grande segredo por trás de qualquer gestão de sucesso. Mas, para isso, é essencial que os novos líderes aprendam a valorizar esse aspecto desde o início, praticando a escuta ativa e interessando-se pelas atividades realizadas pelos times em seu dia a dia.

Dessa forma, os colaboradores entenderão que podem confiar em seus gestores, se sentirão mais valorizados e se mostrarão mais dispostos a participar ativamente das atividades propostas pela empresa.

Promova uma cultura de feedbacks constantes

Uma vez que os novos líderes já compreenderam por que estabelecer um relacionamento de confiança com as equipes é tão relevante para o sucesso da companhia como um todo, chegou o momento de descobrir a importância de promover uma cultura de feedbacks.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a qualidade da comunicação interna impacta de maneira significativa na forma como esses retornos acontecem. Afinal, seja negativo, seja positivo, o momento do feedback precisa ser levado a sério e a mensagem deve ser transmitida de maneira clara e objetiva.

Assim, é primordial que os novos líderes exercitem uma postura que seja capaz de transmitir tanto empatia quanto autoridade, de modo que os colaboradores não se sintam intimidados, mas sim estimulados a aprimorar o seu desempenho e dar o seu melhor a cada atividade.

Promova um estudo aprofundado sobre o DNA da empresa

Assim como os novos colaboradores devem passar por todo um processo de onboarding para conhecer de forma mais aprofundada não só a rotina da empresa, mas também os aspectos que formam a base da cultura organizacional, como sua missão e seus valores, é interessante que os futuros líderes também possam contar com essa experiência de imersão.

Nessa etapa, a ideia é dedicar uma atenção especial a alguns pontos importantes, como:

  • Uma apresentação completa sobre a história da companhia desde a sua fundação até os dias atuais;
  • Relações de todos os objetivos que a organização pretende atingir a curto, médio e longo prazo;
  • Uma análise robusta sobre os fatores externos e internos que podem acabar impactando o crescimento dos negócios;
  • Um estudo sobre o perfil dos colaboradores, bem como um mapeamento de competências bem estruturado.

Outro aspecto bastante relevante é a possibilidade de vivenciar a rotina dos diferentes departamentos por um período determinado. Dessa forma, os novos gestores podem observar na prática o andamento das tarefas de cada setor, identificar potencialidades e obstáculos, além de desenvolver um bom relacionamento com os times, conforme destacamos anteriormente.

E mesmo que esses profissionais já façam parte do quadro de colaboradores da empresa e estejam por dentro de diversas dinâmicas, promover essa imersão faz com que eles tenham uma visão mais geral de como os processos funcionam.

Como resultado, eles terão a possibilidade de conhecer o ritmo de trabalho de outros setores, além de desenvolver um conhecimento pleno da organização que, certamente, vai gerar reflexos bastante positivos nas tomadas de decisão futuras.

Invista em uma estratégia de capacitação frequente

Por fim, quando falamos em dicas para a formação de novos líderes para a sua empresa, não podemos deixar de lado a importância de se investir em programas de T&D focados na capacitação desses profissionais para ocupar seus novos cargos de maneira eficiente.

Nesse sentido, é possível investir em duas estratégias relevantes, mas que, na prática, funcionam de forma muito complementar:

  • Treinamentos, cursos e workshops com foco específico no desenvolvimento de competências valiosas para os novos líderes;
  • Mentorias realizadas por gestores mais experientes da própria organização ou por outros profissionais com conhecimento das ferramentas necessárias para esse processo de orientação e aprendizagem.

Aqui, vale a pena reforçar que, assim como o mercado está sempre em movimento, essas iniciativas devem ser implementadas de maneira frequente para acompanhar o surgimento de novas demandas e processos.

Dessa forma, seus líderes estarão constantemente atualizados e preparados para enfrentar os desafios do seu segmento de atuação, encontrando as soluções mais adequadas a cada caso e orientando os demais colaboradores com sucesso.

Conte com as melhores ferramentas para capacitação de profissionais

Hoje em dia, graças à evolução da tecnologia e à preocupação com a criação de processos organizacionais cada vez mais eficientes, as organizações dos mais diversos setores, tamanhos e modelos de negócios já podem contar com o suporte de recursos inovadores e altamente eficazes para treinar suas equipes.

Dependendo dos objetivos da sua empresa, é possível encontrar ferramentas totalmente customizadas para atender às necessidades de conhecimento mais específicas dos seus colaboradores, assegurando o seu desenvolvimento pessoal e aprimorando ainda mais as suas habilidades.

E já que estamos falando em tecnologias e recursos realmente inovadores, não podemos deixar de apresentar o mais novo lançamento da Scaffold Education: o ScaffoldPlay!

Mais do que uma plataforma de educação corporativa convencional, o ScaffoldPlay conta com uma solução desenvolvida unicamente para os profissionais que estão se preparando para assumir suas primeiras posições como líderes.

Ao todo, são quatro trilhas diferentes com conteúdos atualizados e engajadores que vão ajudar esses colaboradores a desenvolver competências essenciais para o seu dia a dia, como autoconhecimento, gestão do tempo, comunicação e liderança.

Além disso, o ScaffoldPlay também assegura o acesso a um conjunto de informações importantes para a formação desses times, como:

  • Diagnóstico completo de cada etapa desse processo de capacitação;
  • Avaliação dos resultados conquistados ao longo do treinamento;
  • Relatório detalhado para acompanhamento do desempenho dos participantes;
  • Certificado de conclusão das atividades realizadas na plataforma ScaffoldPlay.

E para que os seus colaboradores possam aproveitar todos os benefícios oferecidos pela plataforma, os especialistas da Scaffold Education estão sempre à disposição para tirar dúvidas e assegurar que as suas equipes possam contar com uma experiência de aprendizagem altamente inovadora e eficaz.

Se você tem interesse em levar toda a inovação do ScaffoldPlay para a sua empresa, entre em contato conosco para conhecer mais sobre a ferramenta e conte com o nosso suporte para realizar a contratação do combo Primeira Liderança

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