Você já parou para pensar sobre o significado de uma avaliação? Por que é importante avaliar os seus colaboradores após os treinamentos? Qual o objetivo dessa avaliação e o melhor momento para aplicá-la? 

A avaliação é um instrumento (que pode ser construído em diferentes formatos e aplicado em diferentes momentos) que deve ser elaborado a partir de critério e planejamento específicos para identificar o andamento e os resultados de um curso ou treinamento. É importante que os resultados esperados estejam alinhados com os objetivos já esboçados no planejamento.

Por exemplo, ao planejar um treinamento, muito provavelmente, você pensa em objetivos: O que eu gostaria que o meu colaborador aprendesse? Que tipo de mudança de comportamento espero que ele tenha após o treinamento? 

A ideia é que o seu colaborador exercite conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e, então, desenvolva uma determinada competência que poderá mudar o seu comportamento, sua realidade. Adquirir apenas um conhecimento pode não levar a uma mudança de comportamento ou a aquisição de uma habilidade. O conhecimento adquirido pode ficar “guardado” e nunca ser colocado em prática. Por exemplo, o seu colaborador pode assistir a uma trilha sobre os valores que representam a empresa, saber defini-los e acertar todas as questões de uma avaliação sobre esse tema. Isso não significa que ele terá comportamentos coerentes aos valores aprendidos. Assim, ao elaborar um treinamento e uma avaliação, você deve pensar no que esse treinamento possibilita e o que a sua avaliação poderá diagnosticar. 

A avaliação é uma forma de  “medir” ou identificar quais objetivos foram atingidos e quais não foram. Além disso, ela indicará as dificuldades e os gaps dos seus colaboradores bem como possibilidades de reformular, aprofundar ou complementar algumas partes do treinamento. Lembre-se de que os resultados de uma avaliação podem indicar, também, a efetividade do formato desse treinamento e a forma por meio da qual o conteúdo foi comunicado. 

Esses formatos podem ser: apresentações orais de determinados assuntos, autoavaliações, aplicação de avaliações com questões objetivas e discursivas, proposição de uma discussão/debate em um fórum, desenvolvimento de atividades, problemas ou projetos em equipe, postagens em um blog, observação no posto de trabalho. Use a sua criatividade para avaliar o seu colaborador das mais diversas formas! Ao adotar essa prática, você tem a chance de implementar uma avaliação contínua e diversificada, que foca na formação permanente dos aprendizes, além de obter dados para tomar decisões para aperfeiçoar os resultados, planejar novas atividades, projetos ou reavaliar a estrutura do treinamento.  

Algumas dicas para elaborar uma avaliação

  1. É importante que  a avaliação seja planejada de acordo com os conteúdos que foram abordados e aplicados durante o treinamento. Por exemplo, uma avaliação pode identificar a capacidade de um colaborador de memorizar conceitos, de aplicar o conceito na prática mudando um comportamento, de trabalhar em equipe, de construir habilidades de apresentação. Tudo isso precisa estar alinhado desde o início do planejamento e a proposta do curso. O que você gostaria que o seu colaborador aprendesse? Essa resposta irá orientar o formato, o conteúdo do curso e as avaliações. 
  2. Varie os níveis de dificuldade e apresente os resultados dessa avaliação na forma de feedback para os seus colaboradores. Lembre-se de ressaltar o que eles aprenderam e como isso pode ser usado em seu cotidiano de trabalho e de mostrar o erro como um ponto de partida para uma nova tentativa de aprendizado.
  3. Dê ao seu colaborador diferentes oportunidades para mostrar o que foi aprendido diversificando o tipo de questões e os momentos da avaliação.

Fique ligado na série Scaffold sobre sobre Avaliações para Treinamentos Corporativos. Será um total de 5 artigos, cada um abordando de forma estratégica os benefícios da avaliação para tornar o plano de capacitação das empresas mais efetivo.

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