Também conhecidas como trilhas do conhecimento, as famosas trilhas de aprendizagem são uma forma excelente de guiar os participantes dos programas de T&D ao longo das diversas atividades e tarefas propostas pelas empresas. E nesse cenário, o storytelling entra em cena para garantir experiências ainda mais imersivas e engajadoras.

Por outro lado, se a sua organização ainda não utiliza nenhuma dessas técnicas em suas ações de capacitação, não precisa se preocupar!

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar na importância de utilizar uma boa história para conquistar a atenção dos colaboradores e facilitar a absorção dos novos conteúdos, garantindo que os treinamentos sejam cada vez mais eficientes.

Continue a leitura para saber mais!

Saiba mais sobre o significado do storytelling no contexto empresarial

Antes de estabelecermos a relevância do storytelling para as empresas, vamos fazer uma pequena viagem ao passado para entendermos, primeiramente, por que essa técnica é tão relevante.

Desde os primórdios da humanidade, as pessoas sempre utilizaram o poder das boas histórias para transmitir ensinamentos importantes de geração para geração. Assim, as sociedades passaram pelas tradições orais, desenvolveram registros escritos e iconográficos até, por fim, chegarem às diferentes possibilidades de gerar e compartilhar conteúdos mais atuais.

Hoje em dia, podemos dizer que o storytelling extrapolou o aspecto mais lúdico e adentrou o contexto empresarial para levar aos profissionais de diferentes áreas de atuação novas formas de absorver conhecimentos relevantes para a sua rotina de trabalho.

Quando implementado de maneira adequada, esse recurso pode trazer uma série de vantagens para as equipes como um todo. E, no próximo tópico deste conteúdo, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses aspectos positivos. Confira para saber mais!

Conheça as vantagens do storytelling para seus programas de T&D

Independentemente do perfil de atuação da sua empresa ou dos objetivos das suas ações de capacitação, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa para aprimorar ainda mais suas atividades de T&D. A seguir, vamos listar alguns dos pontos altos dessa estratégia!

Boas histórias são uma boa forma de atrair a sua audiência

Tanto nos livros, quanto nas séries, filmes ou peças de teatro, e independentemente do gênero abordado (aventura, romance, terror ou comédia), existe um fator que não muda: a importância de uma narrativa bem construída!

Afinal, a presença de um protagonista carismático, cenários interessantes e a apresentação de situações e conflitos que consigam despertar curiosidade, formam um conjunto que faz toda a diferença na hora de captar a atenção do seu público.

Ao trazer essa dinâmica para o contexto empresarial, é possível transformar assuntos que seriam tratados de forma extremamente técnica e, até monótona, em histórias mais instigantes, motivando o envolvimento dos colaboradores e aumentando a receptividade.

O seu público estabelece conexões valiosas com o assunto abordado

Além de despertar a curiosidade do público para saber como a história vai terminar, as técnicas de storytelling ainda têm o potencial de gerar um sentimento de identificação com a jornada dos personagens e as situações vivenciadas ao longo da narrativa.

Assim, os colaboradores conseguem vislumbrar soluções que podem ser aplicadas em seu dia a dia, passam a valorizar ainda mais os treinamentos e tendem a se tornar cada vez mais engajados nas iniciativas propostas pela organização.

Por isso, conseguir estabelecer essa conexão emocional é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer atividade de capacitação, gerando resultados altamente positivos para a empresa como um todo!

Os colaboradores memorizam as novas informações com mais facilidade

Quanto maior o nível de complexidade de um determinado assunto, maior também a probabilidade de seus colaboradores serem afetados pela dispersão, perdendo o interesse nos conteúdos e deixando de absorver informações importantes para a sua rotina de trabalho.

Por outro lado, o uso adequado das técnicas de storytelling pode ajudar qualquer empresa a driblar esse desafio com sucesso!

Além de facilitar a transmissão dos novos conhecimentos, as histórias podem gerar toda uma neuroassociação positiva que, alinhada à conexão que destacamos no tópico anterior, contribui para o desenvolvimento de memórias mais duradouras.

O seu conteúdo se torna mais humanizado

Mesmo os treinamentos mais técnicos, como aqueles que fornecem instruções sobre o funcionamento de maquinários e novas tecnologias, ou que têm como foco a avaliação de dados estatísticos complexos, podem ser transmitidos de uma maneira mais atrativa e instigante por meio do storytelling.

Nesse aspecto, o segredo está justamente na possibilidade de contar com uma linguagem mais leve e na utilização de situações inspiradas no dia a dia da empresa.

Como resultado, os conteúdos se tornam mais humanizados, despertando um sentimento de empatia que não só desperta o interesse do público, mas também facilita a aprendizagem de modo geral.

Entenda a importância de definir o público-alvo dos treinamentos

Você provavelmente já ouviu aquela máxima que diz que “uma organização é feita de pessoas”, certo? Pois vale a pena reforçar também que essa afirmação não só é extremamente verdadeira, como pode ser aplicada às empresas dos mais diversos segmentos de mercado!

Assim, seja qual for o objetivo principal do seu programa de T&D, é essencial ter em mente que os colaboradores devem estar sempre no centro das suas ações. Afinal, são eles que terão a grande responsabilidade de colocar em prática os conhecimentos aprendidos ao longo da capacitação.

Por isso, antes de investir na construção de uma trilha de aprendizagem robusta e repleta de iniciativas inovadoras, é muito importante que a sua equipe de RH dedique uma atenção especial ao público-alvo do seu treinamento para assegurar que as informações sejam transmitidas de forma realmente adequada.

Descubra como elaborar narrativas instigantes

Quando falamos sobre storytelling, é interessante ressaltarmos que a arte de contar boas histórias não é o único elemento em jogo.

Para construir uma narrativa realmente relevante, é preciso levar em consideração uma série de outros aspectos que vão fazer com que os seus conteúdos sejam não só interessantes, mas também, carreguem toda a carga de informação necessária para capacitar seus colaboradores.

E neste tópico, vamos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar a colocar esse conceito em prática. Confira!

Valorize o seu público-alvo

Conforme já destacamos anteriormente, o público-alvo do seu treinamento é um aspecto que merece um destaque mais que especial! Por isso, antes de definir como a história será contada, é essencial pensar em algumas questões essenciais, como:

  • As lacunas de conhecimento mais latentes das suas equipes;
  • As principais competências de cada profissional;
  • O ritmo de aprendizagem dos colaboradores;
  • A familiaridade com as diferentes ferramentas de educação corporativa.

Com essas informações em mãos, é possível elaborar uma estratégia de storytelling que seja adequada ao perfil dos seus times e alinhada aos seus objetivos de negócio.

Defina a linguagem mais adequada a cada caso

Uma vez que tanto os gestores, quanto o departamento de RH têm um conhecimento mais aprofundado do perfil de suas equipes, é possível estabelecer de uma maneira mais assertiva como os temas do seu treinamento serão abordados.

É o momento de definir qual será a linguagem ideal para que os conteúdos sejam, ao mesmo tempo, informativos e leves, gerem identificação e, principalmente, possam ser compreendidos com facilidade pelos participantes.

Desenvolva um roteiro bem-estruturado

Toda história precisa de um início, um meio e um final. E garantir que cada uma dessas etapas possa fluir conforme o esperado, contar com um bom roteiro é indispensável.

E quando falamos em um bom roteiro, na prática nos referimos a um documento que vai orientar a construção da sua narrativa, assegurando que a sua trilha de aprendizagem contribua com a formação dos seus colaboradores de uma forma realmente eficaz.

Por isso, além das informações sobre o público-alvo e a linguagem, lembre-se de levar em consideração outros aspectos, como o formato e os recursos escolhidos para a apresentação dos conteúdos em cada etapa do processo de capacitação.

Confira nossas dicas para utilizar o storytelling em suas trilhas de aprendizagem

Agora que você já está bem-informado sobre as potencialidades do storytelling e conhece algumas táticas interessantes para construir uma boa narrativa para suas ações de capacitação, chegou a hora de descobrir como toda essa dinâmica pode ser aplicada à sua trilha de aprendizagem. Vamos lá?

Comece estabelecendo um planejamento para o seu programa de T&D

Um bom planejamento é essencial para garantir que o seu treinamento conquiste os resultados esperados e, por isso, deve ser o primeiro passo da sua estratégia! 

E para que ele realmente funcione como uma bússola para as suas ações, é interessante que você considere algumas questões importantes, como os objetivos e o público-alvo da capacitação, o cronograma para a realização das atividades e, também, o orçamento disponível.

A partir daí, será possível definir outros aspectos, como as ferramentas mais indicadas a cada caso e, por fim, a forma como o storytelling irá guiar os participantes ao longo de suas jornadas de conhecimento.

Defina o modelo de trilha de aprendizagem ideal para seus negócios

Dependendo do público e dos objetivos do seu programa de capacitação, é possível escolher entre dois modelos diferentes de trilha de aprendizagem:

  • Linear: os conteúdos e atividades são apresentados de maneira sequencial. Assim, para ter acesso a uma nova etapa da trilha, é preciso concluir todas as tarefas do módulo anterior de maneira satisfatória;
  • Agrupado: nesta modalidade, os participantes escolhem a ordem em que querem realizar suas atividades. No entanto, é importante esclarecer que os colaboradores precisam concluir um número mínimo de tarefas para avançar na trilha.

Uma vez definido o modelo ideal, o storytelling pode ser delineado para atender às especificidades de cada tipo de trilha, com situações interligadas de maneira contínua ou com episódios que podem ser concluídos de forma independente a cada etapa da jornada de conhecimento. 

Escolha os formatos de conteúdo mais adequados a cada etapa do treinamento

Seja na modalidade presencial ou na modalidade EAD, hoje em dia, as empresas podem ter à disposição uma ampla gama de possibilidades de conteúdo para abordar os diferentes assuntos de seus treinamentos.

Por meio das técnicas de storytelling é possível elaborar textos, apresentações interativas, materiais audiovisuais e atividades gamificadas de forma personalizada para atender às necessidades de conhecimento mais específicas de seus times.

E para garantir resultados cada vez melhores, o ideal é integrar diferentes tipos de conteúdo para que os seus colaboradores possam usufruir de uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e instigante, assegurando bons níveis de engajamento em todas as etapas da sua trilha de aprendizagem.

Conte com o suporte de boas tecnologias de educação corporativa

Por fim, mas não menos importante, a escolha das ferramentas mais adequadas ao perfil de suas equipes é essencial para garantir o sucesso da sua trilha de aprendizagem. E a boa notícia é que, com a evolução frequente da tecnologia, é possível contar com soluções cada vez mais interativas e eficazes!

Nesse sentido, as plataformas LMS representam um avanço excelente ao permitir que as organizações não só armazenem seus conteúdos, mas contem com toda uma infraestrutura virtual para desenvolver seus programas de educação corporativa.

Dessa forma, é possível aproveitar o potencial do storytelling para construir toda uma jornada de conhecimento que estimule a participação dos colaboradores a partir de uma linguagem padronizada e realmente alinhada ao perfil da empresa.

Veja agora as histórias de sucesso de empresas que utilizaram o storytelling em seus treinamentos

Se você chegou até aqui e ainda não tem certeza de que as técnicas de storytelling podem ajudar sua empresa a conquistar resultados ainda melhores, vamos finalizar este conteúdo com dois cases de sucesso:

  • A Quanta Previdência Unicred, que alinhou gamificação e storytelling para apresentar aos colaboradores o seu Plano de Previdência de forma imersiva ao acompanhar a jornada de um beneficiário na contratação de seu plano;
  • O IT Forum, que utilizou o potencial do storytelling para se aproximar de seus públicos e motivá-los a participar do evento a partir da criação de um livro que trazia desafios instigantes ao longo dos capítulos.

E se você gostou de saber como o storytelling pode contribuir com o desempenho da sua trilha de aprendizagem, continue aqui no blog Scaffold Education para conferir outros conteúdos e dicas que otimizam ainda mais suas ações de T&D!

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