Utilizando ferramentas digitais para manter a aprendizagem dos alunos

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas e em outras instituições de ensino, novas maneiras estão sendo utilizadas para dar continuidade ao ano letivo e à aprendizagem dos estudantes.

O cenário atual é um desafio para os estudantes, mas também para os coordenadores, que precisam facilitar a atuação dos professores no processo de ensino-aprendizagem e no direcionamento dos estudos dos alunos, além de buscar por soluções para dar continuidade ao ano letivo, atender a expectativa dos mantenedores e manter a satisfação dos pais.

Olhando para esse momento por uma outra ótica, essa é uma oportunidade para as instituições de ensino incorporarem as tecnologias e ferramentas digitais na rotina escolar e trazerem seus projetos para o online, como forma de dar continuidade às aulas e de não perder o ano escolar. Como fazer isso? Neste artigo, vamos te explicar:

Ferramentas digitais

São softwares que auxiliam no processo de aprendizagem presencial e a distância. Elas podem ser utilizadas para ajudar os professores nas metodologias das aulas, como forma de potencializar os estudos dos alunos, além de garantir a aprendizagem em momentos em que as atividades presenciais da escola não são possíveis.

Aproveitando o potencial das ferramentas digitais, o professor pode tornar a aprendizagem mais dinâmica, sendo possível ensinar os estudantes de múltiplas formas. Aqui, é importante ficar atento às adaptações que os conteúdos abordados na modalidade presencial devem passar para serem abordados à distância.

Confira alguns exemplos de ferramentas que podem apoiar coordenadores e professores no processo de aprendizagem a distância:

Instagram

É uma rede social principalmente visual de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, que permite compartilhar uma variedade de serviços de outras redes sociais também. Ainda que não seja voltado para a aprendizagem, entre as ações disponíveis, é possível curtir postagens, escrever comentários e marcar outras pessoas.

O feed* permite a postagem de fotos únicas, carrosséis de foto e vídeos curtos em até 1 minuto que ficam armazenadas e expostas para os seguidores no perfil. Os videos mais longos são postados no IGTV* sendo possível gerar uma prévia no feed com direcionamento para o vídeo completo depois. 

O Instagram também conta com o recurso de Stories*, onde é possível compartilhar vídeos e imagens de até 15 segundos, que expiram em 24 horas.  Os Stories contam com funcionalidades como gifs, enquetes, perguntas e músicas.

Com o Instagram, é possível: 

  • Disponibilizar avisos e conteúdos em vídeo, imagem e texto em perfis privados do Instagram;
  • Utilizar a funcionalidade de testes dos Stories* para avaliação;
  • Trabalhar metodologias com músicas, perguntas, enquetes e menção;
  • Organizar as aulas no IGTV dentro da opção “Séries”;
  • Fornecer apoio pedagógico ou suporte nos comentários das postagens;
  • Transmissão de lives;
  • Apresentar metodologias utilizadas para os pais na descrição de cada conteúdo.

*Feed: Imagens e postagens mais recentes;
IGTV: Vídeos mais longos que 1 minuto;
Stories: Vídeos e imagens temporários de 15 segundos.

Facebook

É a maior rede social do mundo. Nele, é possível interagir com outras pessoas através de troca de mensagens, curtidas em postagens, compartilhamento de conteúdos (fotos, vídeos e links) e criação de eventos e enquetes. Também sem foco em aprendizagem, mas com recursos que podem auxiliar nesse processo, a ferramenta permite a transmissão de vídeos ao vivo e a organização desses conteúdos em modo playlist. Também é possível criar e participar de grupos de acordo com as necessidades e interesses de cada um.

O Facebook pode ser adaptado para:

  • Criação de grupos privados para separar as turmas;
  • Disponibilização de conteúdos e avisos em vídeo (possibilidade de legendas), imagem e texto;
  • Criação de eventos para aulas e avaliações;
  • Trabalhar diferentes metodologias com enquetes, menções e Watch Party*;
  • Organização dos conteúdos em álbuns, playlists e notas;
  • Categorização de postagens nos grupos por tópicos;
  • Apoio pedagógico ou suporte nos comentários;
  • Apresentação da metodologia para os pais na descrição do conteúdo.

*Watch Party: Transmissão de vídeos já armazenados, onde todos na sala assistem ao material simultaneamente e podem se comunicar por meio de um chat.

YouTube

É o maior site de vídeos do mundo. Possui uma quantidade muito grande e diversa de filmes, videoclipes musicais, filmes e videos caseiros publicados pelos usuários, além de ser possível fazer transmissões de vídeos ao vivo. No YouTube, os usuários podem criar seus canais, seguir outros usuários e disponibilizar seus próprios vídeos, montar playlists de vários temas, compartilhar vídeos com outras pessoas e interagir por comentários.

Podemos utilizar o YouTube para a aprendizagem na:

  • Disponibilização de conteúdos em vídeo, com a possibilidade de legendas e texto nas descrições; 
  • Publicação de imagens e textos, na opção de postagens;
  • Organização dos conteúdos em playlists e sessões;
  • Transmissão de lives;
  • Disponibilização de links interativos nos vídeos (links clicáveis que aparecem no momento que o professor preferir, durante a explicação), com a opção de Cards;
  • Possibilidade de adicionar até 4 vídeos ou playlists ao final de um conteúdo abrindo a possibilidade para a criação de vídeos interativos, novas metodologias ou simplesmente indicação de materiais relacionados;
  • Mesmo não existindo a possibilidade de criação de grupos ou perfis privados, é possível manter os vídeos como “não-listado”* e fornecer o link apenas para os alunos;
  • Possibilidade de apoio pedagógico ou suporte nos comentários;
  • Apresentação da metodologia para os pais na descrição do conteúdo.

*Não listado: conteúdo não publicado com acesso apenas por links de compartilhamento.

Ferramentas G-Suíte

É o pacote de aplicativos e serviços online criado pelo Google. Nele, são disponibilizadas diversas ferramentas online que podem ser utilizadas para a comunicação (online e offline), criação, produção e armazenamento de conteúdo, sendo elas:

  • E-mail para comunicação entre pais, alunos e professores e para envio de conteúdos educacionais, atividades e avaliações; 
  • Possibilidade de utilizar diversos formatos de conteúdos (planilhas, arquivos de texto, apresentações, imagens) para a criação e planejamento de aulas, com armazenamento de maneira 100% online para entrega e correções de trabalhos e atividades;
  • Videoconferências que permitem o compartilhamento de arquivos via chat, podendo ser utilizadas para aulas em tempo real com os alunos, reuniões com os pais e aulas particulares para explicações e dúvidas; 
  • Calendário com lembretes e avisos de aulas, avaliações, prazos de entrega e reuniões para os pais;
  • Questionários que possibilitam pesquisas e avaliações do desenvolvimento dos alunos.

Plataforma de Gestão de Aprendizagem

É uma ferramenta online com diversas funcionalidades, possibilitando a utilização de diferentes metodologias de ensino e garantindo a aprendizagem dos alunos a distância.

Com uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem, é possível acompanhar e medir o desempenho dos estudantes em tempo real e elaborar diferentes planos de aula de acordo com a necessidade de cada um. Aqui, a presença do professor é essencial para facilitar o processo de aprendizagem, sendo ele a figura que irá disponibilizar os conteúdos adequados ao plano criado, tirar dúvidas quando necessário, aprofundar o conhecimento com exemplos práticos relacionados ao dia a dia do estudante e fornecer direcionamento nos estudos.

A plataforma se torna uma das melhores opções para as instituições de ensino darem continuidade às aulas e manterem o ano letivo. Por centralizar todas os recursos em um só ambiente, onde suas funcionalidades auxiliam na adaptação da aprendizagem online e registrar as informações dos processos de aulas, ela é mais completa que qualquer outra ferramenta gratuita disponível.

Algumas funcionalidades:

  • Relatórios de desempenho com informações dos alunos como registros de aulas assistidas, finalizadas e notas, entre outras métricas;
  • Diário de classe do professor.
  • Webinars para adaptar os conteúdos presenciais para o online;
  • Módulos de atividades para aproveitar os estudos depois das aulas;
  • Possibilidade de inserir diversos formatos de conteúdo (vídeos, imagens, PDF, entre outros);
  • Gamificação para manter os estudantes engajados;
  • Mensagens públicas e privadas para tirar dúvidas com professores e manter contatos com outros estudantes;
  • Avaliações e exercícios para medir o desenvolvimento dos estudantes;
  • Biblioteca para pesquisa e aprofundamento de conhecimentos.

Estamos à disposição para te ajudar a transformar suas necessidades em oportunidade! A plataforma Scaffold possui todas as  funcionalidades de uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem efetiva, para poder adaptar todo o conteúdo do ensino presencial para o online. Sem falar, que ela é responsiva, com alta usabilidade e permite registrar e validar as atividades dos estudantes para poder manter o ano letivo em andamento!

Gostaria de conhecer mais sobre a plataforma Scaffold e como ela pode ajudar sua escola a dar continuidade ao ano escolar?

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.