Escolas: como otimizar a gestão pedagógica e seus recursos tecnológicos

Instituições de ensino têm lidado com o inesperado diariamente. Após aderirem a muitas tecnologias para o ensino remoto, chegou o momento de reavaliar as ferramentas disponíveis no mercado para otimizar e aprimorar a gestão escolar.

O último ano exigiu que a tecnologia fizesse parte do cerne das escolas e outras instituições de ensino. Muitas estavam preparadas de certa forma, enquanto outras tiveram que tomar decisões de acordo com a situação do momento, considerando o melhor cenário para a gestão pedagógica.

Agora que essas instituições puderam se habituar à aprendizagem remota e entender suas próprias necessidades para durante e depois da pandemia, é importante aproveitar a oportunidade para otimizar o papel do professor, do coordenador e o uso dos recursos tecnológicos para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dentro dessas instituições.

Neste artigo, vamos abordar por que é necessário reavaliar as tecnologias disponíveis na sua escola, considerando os benefícios de uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem desenvolvida por especialistas em educação.

Sempre pode melhorar!

Para quem já possuía ferramentas para a gestão escolar, fica a reflexão para o pilar pedagógico: quais pontos podem ser melhorados e quais ferramentas sua instituição precisa ter para atender as necessidades hoje?

Pense em tecnologias para controle de presença, diários de classe, disponibilização de aulas e avaliações, entre outras. Agora, imagine que todas essas soluções podem estar em apenas um Ambiente de Virtual da Aprendizagem (AVA), proporcionando maior centralização das informações, com segurança e facilidade no dia a dia para professores e coordenadores através da digitalização e automatização.

A palavra-chave é tempo!

Quando temos tempo, temos disponibilidade para focar naquilo que é importante: trazer o aluno para o centro do processo de ensino-aprendizagem – personalizando a trajetória de cada um, fornecendo autonomia e estimulando o protagonismo.

E as soluções gratuitas?

No oceano de tecnologias que foram disponibilizadas gratuitamente durante a pandemia, muitas instituições procuraram soluções rápidas para amenizar as necessidades que se manifestaram.

Assim como muitas soluções pagas, grande parte das ferramentas gratuitas atendem apenas necessidades pontuais da gestão pedagógica – fazendo-se necessário também ter diversas plataformas ou softwares para compreender a gestão da aprendizagem como um todo.

Por isso, é preciso analisar dois pontos importantes:

  1. Mesmo onde essas ferramentas estão atendendo sua escola, elas têm feito isso com a qualidade esperada e apoiando a produtividade?
  2. Você analisou até quando essas ferramentas continuarão gratuitas e se planejou para fazer uma transição de menor impacto para os alunos?

Para refletir: 
Uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem alia o melhor de todos estes pontos, sendo eles fundamentais para manter a qualidade da aprendizagem e a motivação dos professores e alunos.

Benefícios para a aprendizagem LMS (Plataforma de Gestão da Aprendizagem)

Uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem viabiliza:

  • A comunicação aproximada com professores a todo momento, facilitando  o direcionamento nos estudos, aprofundamento do conhecimento, disponibilização de exemplos práticos e a empatia durante os momentos remotos;
  • Múltiplos formatos de conteúdo que expandem o leque de metodologias de aprendizagem para aulas ainda mais dinâmicas e engajadoras;
  • Flexibilidade de horários para se adaptar à rotina dos estudantes, dos pais e da escola;
  • Registros das interações na plataforma para comprovação da carga horária (horas planejadas) cumprida pelos alunos;
  • Avaliações para diagnóstico das lacunas de aprendizagem, onde a própria plataforma indica os conteúdos ideais para as necessidades individuais dos estudantes, além de facilitar a elaboração de planos e estratégias personalizadas.

Plataforma Scaffold Uma solução completa

As funcionalidades da Plataforma Scaffold (nossa Plataforma de Gestão da Aprendizagem) auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos, propiciando o acompanhamento em tempo real por parte dos professores e coordenadores, além da elaboração de diversos planos e estratégias baseadas nas necessidades de cada estudante.

É uma solução pensada por especialistas em ensino-aprendizagem, que entendem a fundo as necessidades da sua escola e desenvolvem constantemente esse Ambiente Virtual de Aprendizagem para trazer o máximo de praticidade ao dia a dia de professores, coordenadores e alunos.

Algumas funcionalidades:

  • Avaliações e exercícios;
  • Relatórios da aprendizagem com informações como notas, aulas assistidas e finalizadas;
  • Mensagens públicas ou privadas para contato direto com estudantes e professores;
  • Plataforma multidispositivo para acesso aos conteúdos (computadores, tablets e celulares);
  • Gamificação para engajar estudantes;
  • Gestão de aulas presenciais – favorecendo o modelo de Ensino Híbrido (Blended Learning);
  • Diário de classe do professor;
  • Biblioteca de conteúdos para aprofundamento de conhecimentos.

Nós, da Scaffold Education, queremos contribuir para que escolas e outras instituições de ensino possam proporcionar as melhores experiências de aprendizagem para os estudantes – de maneira fácil, prática e baseada em estratégias para otimizar a gestão pedagógica.

Buscamos sempre pensar na lógica escolar para direcionar nossas soluções ao potencial e estamos sempre abertos a ouvir e caminhar lado a lado com sua instituição!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.