Implementar uma cultura empresarial não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso criar condições, incentivar e insistir nos hábitos que vão, de fato, fazer com que a filosofia seja consolidada no ambiente de trabalho. As pessoas precisam sentir que fazem parte desse processo. Quando falamos de educação corporativa e autodesenvolvimento, devemos utilizar a mesma linha de pensamento, inclusive para os colaboradores de sua empresa. A seguir, estão algumas dicas que elaboramos para te ajudar a estimular o hábito de se desenvolver e, também, para motivar sua equipe a fazer o mesmo:
Proporcione um ambiente de incentivo à aprendizagem
Se você pouco faz para estimular os seus colaboradores a buscar evolução profissional, então será difícil esperar que eles criem o hábito do autodesenvolvimento. Por isso, facilite o acesso ao conhecimento e recompense aqueles que atingirem metas de aprendizado. Você pode fazer isso de muitas maneiras, disponibilizando livros e manuais em um espaço de fácil acesso a todos, dando incentivos financeiros ou promoções, indicando cursos presenciais ou on-line, etc.
Uma estratégia muito eficaz é contar com uma plataforma educativa especial para sua empresa, que confere acesso a textos, vídeos, áudios, atividades e práticas em um ambiente on-line sempre à disposição do colaborador, onde quer que ele esteja. Estamos falando de um LMS, sigla que vem do inglês para “Sistema de Gestão da Aprendizagem”. Um bom LMS fornece um ambiente interativo e estimulante para que o profissional, que, neste caso, torna-se um aluno, consiga se desenvolver de forma eficiente e até mesmo ser recompensado ao alcançar determinados objetivos, tudo isso de modo automatizado. O LMS faz uma grande diferença e pode ser determinante para alcançar bons resultados. Saiba mais sobre esse recurso clicando aqui.
Persista!
Como já dito antes, um hábito não se constrói de uma hora para outra. Por isso, para fazer com que uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento seja estabelecida, é fundamental que o projeto tenha continuidade e incentivos constantes por um bom tempo. Persistir no projeto de educação corporativa é tão importante quanto necessário. Assim, todos os componentes envolvidos vão ter tempo para sentir os resultados e acreditar na filosofia. Se o processo for interrompido, no entanto, essa oportunidade de crescimento pode estar sendo desperdiçada.
Seja exemplo!
Para conseguir resultados ainda melhores no processo de incentivar que seus colaboradores busquem cada vez mais seu desenvolvimento pessoal e profissional, nada melhor do que eles notarem, no dia a dia de trabalho, que você também se preocupa com essa questão e entende os benefícios que ela proporciona. Portanto, seja exemplo! Leia muito, faça cursos on-line ou presenciais, dê ideias para workshops, compareça a palestras e eventos… Mostre que isso não é algo imposto a eles, mas algo que traz muitos benefícios a todos!
Respeite a curva de aprendizagem
Um motivo bem concreto para respeitar o tempo que um projeto de educação pode levar é a curva de aprendizagem, um gráfico que ajuda a medir a quantidade ou complexidade de informações aprendidas em um certo período de tempo. Alguns conteúdos não são de fácil assimilação e podem exigir mais dedicação do estudante, enquanto outros podem ser mais simples. O ideal é encontrar um equilíbrio entre essas duas situações, buscando uma evolução eficiente e com qualidade por parte de quem está fazendo o curso.
Entender a curva de aprendizagem é fundamental ao trabalhar com um projeto de educação. A Scaffold Educationé formada por profissionais que trabalham nessa área e, por isso, podem te ajudar a encontrar tal equilíbrio. Clique aqui para saber mais sobre essa métrica fundamental no campo da educação.
Você já iniciou um projeto de educação corporativa e não deu tempo ou insistiu o suficiente para observar os resultados? Está neste momento enfrentando desafios que bloqueiam o desenvolvimento dos seus colaboradores? Entre em contato para contar com a expertise da Scaffold Education na qualificação dos componentes da sua empresa!