LMS Gratuito x LMS Pago

Ao procurar por um LMS para sua Universidade Corporativa ou para disponibilizar seu conteúdo para o mundo, você pode ter se deparado com várias opções de software, o que levanta a seguinte questão: quais são as principais diferenças entre uma plataforma gratuita e uma paga? Qual se encaixa melhor em sua empresa ou em seu negócio? Vamos ajudar você a refletir sobre isso, elencando alguns pontos que devem ser levados em conta na sua escolha.

Atenção: se você não sabe o que é um LMS , acesse este link.

 

Recursos

Antes de iniciar a comparação, faça uma lista com os recursos que você precisa que o LMS escolhido contemple. Considere quem serão seus usuários, qual será o uso desse sistema, os formatos e tamanho de arquivos que vão precisar ser armazenados e o que mais julgar necessário.

Um LMS gratuito pode trazer alguns limites de recursos inconvenientes, dependendo dos seus objetivos. A disponibilidade de espaço para armazenar conteúdo e o número de usuários e acessos podem ser bastante restritos. Se você deseja, por exemplo, disponibilizar seu material educativo de maneira ampla, buscando atingir um grande número de usuários, então você poderá ter problemas utilizando uma plataforma gratuita. Por outro lado, se seus planos são mais modestos, talvez esta seja uma boa opção.

Por sua vez, a plataforma paga possibilita o armazenamento em larga escala das informações e você pode organizá-las em diversos cursos, diferentemente de um LMS gratuito que pode limitar a uma só trilha de aprendizagem. Portanto, ao lidar com empresas em expansão, indústrias com muitos colaboradores, ou se há a pretensão de divulgar a plataforma para diversas turmas de alunos, a opção mais indicada é um LMS pago.

  

Personalização

Este é o momento de pensar a respeito de seu produto ou sua empresa. Se há uma marca ou identidade visual que deve ser reforçada por sua plataforma, então você deve garantir que o LMS ofereça esse recurso de personalização.

Em um software gratuito, as opções nesse sentido podem ser bastante escassas, mas uma versão paga possibilita que a plataforma transmita todo o profissionalismo do seu negócio.


Suporte & consultoria

Ao selecionar uma plataforma LMS gratuita, você pode estar abrindo mão de um suporte atento às suas necessidades e as do seu cliente. Dessa forma, alguns problemas com o software podem atrapalhar o desempenho do seu curso. A consultoria sobre como instalar, montar o curso e implementar o programa também será restrita, até porque, na maioria dos casos, quando se escolhe uma plataforma gratuita, você é o responsável por fazer o download e a configuração do LMS, sem o acompanhamento por parte da empresa desenvolvedora.

Isso pode requerer, inclusive, que você desloque um ou mais programadores para polir a ferramenta, já que a linguagem e as ações, geralmente, não são claras e intuitivas. Adicionar, remover e personalizar recursos será uma responsabilidade sua, o que pode fazer com que, como diz o ditado, o barato fique caro.

Já com um LMS pago, você conta com o constante suporte técnico e a consultoria pedagógica para organizar e disponibilizar os recursos e os conteúdos da maneira mais eficiente possível, com um planejamento que varia conforme as suas necessidades. O time de desenvolvimento da empresa contratada fica à sua disposição. Este acompanhamento continua também enquanto sua Universidade Corporativa estiver no ar, buscando garantir que a experiência com o produto continue sempre em um elevado padrão de qualidade, tanto para quem produz os cursos e treinamentos como para os alunos e demais usuários.


Afinal, qual é a melhor para mim?

Essa resposta depende dos seus objetivos atuais e futuros e, também, do nível de investimento que está disposto a fazer: se você deseja uma plataforma que funcione para um público restrito, não pretende colocar muito conteúdo no sistema e não possui uma grande necessidade de personalização e suporte, então o LMS gratuito pode satisfazer sua demanda.  

Por outro lado, se o seu objetivo é treinar equipes de diferentes áreas, reforçar o profissionalismo de seu conteúdo ou atrair cada vez mais clientes/alunos para os cursos, então a plataforma LMS paga é a indicada. O fato de que você contará com o suporte e a consultoria do serviço contratado personalizados de acordo com as demandas de sua empresa também será um diferencial  para seu projeto.

Se você está procurando um LMS para implementar em seu negócio, entre em contato com a Scaffold Educatione veja as vantagens de ter nossa equipe ao seu lado no desenvolvimento de sua Universidade Corporativa!


Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.