Ideias criativas para aplicar o EAD

 Quando se fala em ensino a distância (EAD), imediatamente se pensa em um formato clássico de curso online, no qual o professor explica a matéria em vídeos e o aluno simplesmente o assiste por meio de uma tela, com pouca ou nenhuma interação.

Mas o mundo do EAD pode ir muito além disso. A tecnologia permite explorar possibilidades que fogem do estilo mais tradicional e que permitem que você crie e disponibilize, por exemplo, os treinamentos e materiais de integração de novos colaboradores da sua empresa, inclusive com a identidade visual dela. Veja a seguir algumas possibilidades e ideias para colocar em prática:

Utilize formatos diversos

Se, por enquanto, os seus recursos são limitados para a produção de aulas em vídeo, não se preocupe: esse formato não é o único funcional para o ensino a distância. Cursos podem ser organizados em textos, animações, infográficos, atividades e áudios que disponibilizam o conteúdo com qualidade para o aluno. A diversidade de formatos, inclusive, é importante para explorar os mais diferentes estilos de aprendizagem, que são particulares e variam bastante de uma pessoa para outra.

Existem muitas maneiras de compartilhar e, especialmente, comunicar informações importantes. Então, não se limite a produzir somente diante das câmeras.

Dica: Não procrastine o início da produção do seus cursos a distância. Você tem muito mais conteúdo do que imagina e pode melhorá-lo continuamente por meio de uma rotina PDCA (saiba mais sobre isso clicando aqui).

Explore o campo prático do conteúdo

Quando falamos sobre cursos online, o que vem primeiro à sua mente? Algo mais teórico ou atividades práticas? Se você pensa em teorias, está junto com grande parte da população. Porém, precisamos destacar que existem inúmeras possibilidades de utilizarmos abordagens práticas e interativas mesmo à distância, estimulando atividades práticas que fazem parte do conteúdo e que podem ser avaliadas ou revisadas pelo gestor do curso.

Por exemplo, se parte do seu treinamento envolve a realização de trabalhos gráficos no computador, em certo momento da sua trilha de aprendizagem você pode pedir para que o usuário utilize as ferramentas propostas e envie um arquivo como teste para sua avaliação. Ou mesmo se for uma atividade prática manual você pode estimular o aluno do mesmo modo, solicitando a aplicação da teoria para que posteriormente o resultado seja avaliado. É importante, para ambos os casos, que você conte com conteúdos que expliquem de forma clara os métodos, técnicas e padrões esperados. Para efetivamente contribuir com o conhecimento e reciclagem de seus colaboradores, você pode também requerer que o curso seja refeito de tempos em tempos mesmo por quem já o concluiu.

Em suma, qualquer atividade prática pode ser implementada no conteúdo educativo por meio da proposição de atividades e avaliações, sempre apoiadas no exemplos disponibilizados durante o curso. Assim, com a capacitação de colaboradores e parceiros, você pode garantir a qualidade do trabalho da sua empresa. O resultado disso é mais eficiência e mais prestígio em sua área de atuação. 

Aplique a gamification

Utilize as técnicas da gamificação e obtenha melhores resultados na aplicação de seu conteúdo. Transforme-o em um tipo de jogo: disponibilize recompensas, credenciais, subidas de nível e até premiações e posições em um ranking, ao passo em que o usuário avança no curso. Isso incentivará a participação e fará com que se sinta desafiado quando um novo tema for lançado e motivado toda vez que um objetivo for alcançado.

Utilize um LMS

É possível disponibilizar conteúdos educativos de diversas maneiras, mas certamente o mais eficiente – e interessante – é utilizando uma plataforma feita especialmente para isso. É exatamente o que um LMS (Learning Management System, ou plataforma EAD) faz: organiza os conteúdos em trilhas de aprendizagem, posicionando vídeos, textos, atividades e outros materiais de maneira harmoniosa e amigável.

Com o LMS, o ensino a distância é elevado a um novo nível, possibilitando que a pessoa interessada nas aulas tenha uma experiência interativa e mais eficiente para a aprendizagem. A plataforma valoriza tanto o trabalho de quem fornece o curso/treinamento como o tempo do aluno e algumas delas ainda disponibilizam o recurso de acompanhamento do progresso e desempenho em relação ao que está sendo ensinado e aprendido.

    Para saber mais detalhes sobre o que é um LMS e quais são seus recursos, acesse este link.

Outro recurso muito interessante de um bom LMS é que ele facilita a personalização do ambiente online, de modo que a plataforma pode tornar-se de fato a própria Universidade Corporativa da sua empresa, com o logo e as cores que reforçam o profissionalismo do treinamento e complementam a experiência do usuário. Gostou da ideia? Agende uma apresentação com a equipe da Scaffold Education clicando aqui ou preencha o formulário a seguir para receber mais conteúdos sobre o tema!

Está pronto para atravessar fronteiras e dar passos mais largos com o  ensino a distância? A Scaffold Education está aqui para lhe ajudar nessa caminhada!


Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.