O sonho de todo franqueador é prosperar por meio da expansão do seu negócio em uma ampla rede de unidades, presentes em todo o Brasil ou quem sabe até no exterior. Mas, nesse processo, podem ser sentidas algumas “dores do crescimento”, pois os vários fatores que envolvem uma ampliação da franquia fazem diferenças cruciais para o resultado final.

A seguir, você verá alguns tópicos e dicas para que a sua franquia consiga chegar cada vez mais longe sem se enfraquecer pelo caminho, mantendo-se sempre apta a satisfazer o consumidor final e gerar bons resultados para você e seus franqueados.

 

Faça um planejamento geográfico

A ânsia por vender unidades é sempre grande, mas você deve tomar muito cuidado para não criar uma estrutura que possa sofrer um colapso.

Por exemplo, se sua loja principal está localizada em São Paulo, vai ficar logisticamente muito difícil dar suporte a uma segunda unidade aberta no Ceará. Por outro lado, se você consolidar sua presença no estado paulista, abrindo lojas pela região, logo terá outras unidades fortes em pontos geográficos mais distantes, e estas vão facilitar a expansão para outros estados, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e muitos outros.

O ideal é pensar em um plano geográfico de expansão como uma espiral que se abre, garantindo que sempre que uma nova franquia seja planejada ela tenha uma outra unidade a uma distância aceitável para dar suporte. Isso facilitará demais a alocação de pessoal, distribuição de recursos necessários para o funcionamento e o fortalecimento da marca com os públicos regionais.

Se a sua franquia já possui lojas isoladas em algumas regiões, ainda há tempo de corrigir o planejamento: invista em desenvolver os territórios onde ela já está presente, mas evite abrir novas frentes até que as consolidações regionais aconteçam.

 

Padronize os processos da franquia

O que define uma franquia é a padronização da estrutura, dos produtos, dos processos e dos modelos de negócio. Se as suas unidades não seguem as determinações da franqueadora, então as chances de que o resultado final não possua a mesma qualidade são bem maiores. Posteriormente, pode haver conflito de informações na hora de treinar novas equipes ou, pior do que isso: se não houver rigor com cada um dos pontos mencionados, os atuais e os futuros franqueados poderão questionar “por que eu devo fazer isso se a outra unidade não faz?”.

Portanto, mantenha sua rede fiel aos padrões determinados, produzindo manuais e guias sólidos a serem seguidos por todas as unidades. Quando a franquia já contar com múltiplos polos regionais, aí sim você poderá pensar em adaptar alguns pontos específicos que podem ser mais convenientes para uma determinada região.

Isso tudo não quer dizer que você deve se fechar para feedback e sugestões, mas que é necessário ter cuidado na hora de aceitar ideias dos franqueados, estudando se elas serão realmente benéficas para toda a rede e qual a viabilidade de aplicá-las para todos, sem prejudicar outras unidades.

 

Invista em educação corporativa

A melhor maneira de buscar a perfeição quanto aos processos e à qualidade do produto ou serviço final é por meio da capacitação dos franqueados e seus colaboradores. Mas estamos falando de um fator que vai além do treinamento regular que toda franqueadora deve oferecer: estamos falando de um desenvolvimento constante por meio da educação corporativa.

Eventualmente, componentes da equipe dos seus franqueados vão ter que ser repostos, procedimentos vão precisar ser reforçados e novas práticas serão implementadas. Também, o franqueado pode ser desenvolvido em técnicas de administração, recursos humanos e outros assuntos que vão potencializar seus rendimentos. Manter a educação e o desenvolvimento constantes na cultura organizacional é essencial para manter uma rede forte enquanto ela se expande.

Conforme a empresa cresce, pode ser custoso manter esse processo educacional correndo firme. Para otimizar o uso dos recursos e facilitar a logística dos treinamentos, você pode contar com uma plataforma de ensino a distância (EAD), como a Scaffold Education. Ela permite que você compartilhe conteúdos em texto, vídeo, áudio e também atividades, organizadas em rotas, trilhas e cursos, em um ambiente virtual personalizado com a sua marca, possibilitando uma maior eficiência na capacitação de franqueados e colaboradores para que eles tenham os resultados desejados. Isso é um LMS (Learning Management System), e você pode saber mais clicando aqui.

Além disso, a área comercial da franqueadora também pode se aproveitar da plataforma EAD e utilizá-la para o alinhamento de campanhas comerciais com a velocidade de um clique!

Seguindo as três dicas apresentadas, você aumenta muito as chances de sucesso de seu plano de expansão.

Como está o crescimento de sua rede de franquias? Vamos juntos potencializar o crescimento através de treinamentos personalizados para todos os seus colaboradores!


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