A expansão dos negócios é o grande desejo dos franqueadores, pois significa alcançar novos mercados e consolidar a marca. No entanto, esse processo pode trazer desafios significativos e é importante estar preparado para as “dores do crescimento”, que incluem a gestão de novas unidades, a manutenção da qualidade e consistência do serviço, e a adaptação a diferentes mercados e culturas.
Confira a seguir alguns tópicos e dicas essenciais para que sua franquia possa expandir com sucesso, mantendo-se forte e sempre capaz de satisfazer o consumidor final, ao mesmo tempo que gera bons resultados para você e seus franqueados.
Faça um planejamento geográfico
A tentação de vender unidades rapidamente é grande, mas você deve tomar muito cuidado para não criar uma estrutura que possa sofrer um colapso.
Por exemplo, se sua loja principal está localizada em São Paulo, abrir uma segunda unidade no Ceará pode ser logisticamente desafiador. Em vez disso, consolide sua presença em São Paulo, abrindo lojas na região. Isso criará uma base forte, facilitando a expansão para outros estados, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, entre outros.
O ideal é pensar em um plano de expansão geográfica como uma espiral, onde cada nova franquia esteja a uma distância aceitável de outra unidade para facilitar o suporte. Isso melhorará a alocação de pessoal, a distribuição de recursos necessários e o fortalecimento da marca junto aos públicos regionais.
Se sua franquia já possui lojas isoladas em algumas regiões, ainda há tempo para corrigir o planejamento: invista no desenvolvimento dos territórios onde já está presente e evite abrir novas frentes até que as regiões existentes estejam consolidadas.
Padronize os processos da franquia
O que define uma franquia é a padronização da estrutura, dos produtos, dos processos e dos modelos de negócio. Se suas unidades não seguem as diretrizes da franqueadora, as chances de o resultado final não ter a mesma qualidade aumentam significativamente. Isso pode causar conflitos na hora de treinar novas equipes ou, pior ainda, se não houver rigor em cada um desses aspectos, os franqueados atuais e futuros poderão questionar: “por que devo fazer isso se a outra unidade não faz?”.
Portanto, mantenha sua rede fiel aos padrões estabelecidos, criando manuais e guias sólidos que devem ser seguidos por TODAS as unidades. Quando sua franquia já tiver múltiplos polos regionais, você poderá considerar a adaptação de alguns pontos específicos para melhor atender a determinadas regiões.
Isso não significa que você deve se fechar para feedback e sugestões, mas sim que é necessário avaliar cuidadosamente as ideias dos franqueados. Estude se elas realmente beneficiarão toda a rede e se é viável aplicá-las a todas as unidades sem prejudicar outras.
Invista em educação corporativa
A melhor maneira de buscar a perfeição nos processos e na qualidade do produto ou serviço final é por meio da capacitação dos franqueados e seus colaboradores. Mas estamos falando de um fator que vai além do treinamento regular que toda franqueadora deve oferecer: estamos falando de um desenvolvimento constante por meio da educação corporativa.
Eventualmente, componentes da equipe dos seus franqueados precisarão ser substituídos, procedimentos deverão ser reforçados e novas práticas serão implementadas. Além disso, o franqueado pode se beneficiar de desenvolvimento em técnicas de administração, recursos humanos e outros tópicos que potencializam seus rendimentos. Manter a educação e o desenvolvimento constantes na cultura organizacional é essencial para sustentar uma rede forte durante a expansão.
Conforme a empresa cresce, pode ser custoso manter esse processo educacional. Para otimizar o uso dos recursos e facilitar a logística dos treinamentos, você pode utilizar uma plataforma de treinamentos, como a Scaffold Education. Ela permite compartilhar conteúdos em texto, vídeo, áudio e atividades, organizados em rotas, trilhas e cursos, em um ambiente virtual personalizado com a sua marca. Isso aumenta a eficiência na capacitação de franqueados e colaboradores para que alcancem os resultados desejados.
Além disso, a área comercial da franqueadora também pode se beneficiar da plataforma de treinamentos, utilizando-a para alinhar campanhas comerciais com a rapidez de um clique!
Seguindo estas três dicas, você aumenta significativamente as chances de sucesso do seu plano de expansão.
Como está o crescimento da sua rede de franquias? Vamos juntos potencializar esse crescimento através de treinamentos personalizados para todos os seus colaboradores!
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