5 truques para modernizar o RH da sua empresa

Ter um setor de RH atualizado aumenta muito as chances de ter colaboradores satisfeitos em uma empresa. Porém, nem sempre é fácil manter-se conectado com as principais técnicas e ferramentas que são lançadas todos os dias. Por isso, reunimos algumas delas nos tópicos a seguir, que vão lhe ajudar a manter uma gestão em dia com o mundo tecnológico e mutável de hoje:

 

1 – Gestão informatizada de RH

Foi-se o tempo em que os salários, as férias, bônus, folgas, horários, rescisões, entre outros, eram controlados manualmente. Hoje, graças à tecnologia, você pode contar com softwares que armazenam e calculam esses dados, fazendo com que as tarefas do seu dia a dia tornem-se muito mais estratégicas do que mecânicas, sem perder tempo com cálculos e anotações. Contar com um desses softwares é essencial para manter uma gestão de pessoas dinâmica e focada nos assuntos e decisões que dependem, de fato, de análises humanas para serem realizadas.

 

2 – Plataforma de Gestão de Talentos

Para aumentar a eficiência das equipes, é interessante contar com uma ferramenta que armazena resultados e dados de desempenho de cada colaborador para auxiliar na análise e no cálculo sobre em quais posições e/ou setores cada um deles terá melhor aproveitamento.

Um recurso como este facilita a montagem dos times, o posicionamento dos colaboradores que compõem a empresa e potencializa os resultados entregues nos diferentes setores que fazem parte de sua corporação.

 

3 – LMS (Plataforma EAD)

Para facilitar sua vida quanto a treinamentos e a gestão do conhecimento na empresa, você pode contar com um LMS (Learning Management System, ou, em português, “Plataforma da Gestão da Aprendizagem”). Uma plataforma como essa possibilita que você organize conteúdos como textos, vídeos, áudios e atividades em rotas e trilhas de aprendizagem que se tornam verdadeiros cursos de ensino a distância (EAD), e disponibilize-os de maneira fácil e interativa para diferentes públicos dentro ou fora de sua empresa..

Algumas plataformas permitem diversas opções de personalização, desde a inserção da marca de sua empresa até a elaboração de relatórios personalizados. Você pode ter em mãos uma verdadeira Universidade Corporativa. Assim, treinamentos, capacitações e reciclagem on-line tornam-se muito mais fluidos e eficientes, além de trazerem economia em relação à replicação dessas atividades no formato presencial.

Um bom exemplo de LMS é a própria Plataforma Scaffold, que conta com todos os recursos descritos e vai mais além. Clique aqui para saber mais.

 

4 – LinkedIn

O LinkedIn hoje é absolutamente indispensável para gestores de RH que desejam se manter em contato com os profissionais em destaque no mercado, o que ajuda muito para contratações e na busca por novos talentos. É também muito útil para se manter atento às principais tendências, além de fortalecer o networking com outras empresas e setores de Recursos Humanos, trocando experiências, recomendações e outras informações valiosas.

 

5 – Atenção ao indivíduo

Aqui são dois os pontos de grande importância: o primeiro é mapear os aspectos comportamentais de cada colaborador, passo fundamental para construir uma cultura organizacional forte e duradoura. Se sua empresa é muito grande, uma boa dica é contar com “embaixadores” do setor de Recursos Humanos e dividir os colaboradores em grupos menores. O embaixador de uma área deve saber traços e personalidades das pessoas pelas quais são responsáveis, estando próximo de cada uma delas e buscando sempre acompanhar suas necessidades, reforçar a cultura da empresa e prezar pela harmonia do time.

O segundo ponto é a abertura ao feedback. Facilitar o contato do colaborador com o setor de RH, por meio informatizado ou pelos embaixadores, vai trazer a gestão para mais perto das necessidades reais dos componentes da empresa. Ao abrir essas portas, você se permite enxergar além e ter insights que podem resolver diversos gargalos que, antes, pareciam não ter explicação.

Veja também: “Como vencer Gargalos nos Processos das Empresas“!

SUPER DICA: desenvolver a cultura de receber e dar feedback pode se tornar uma grande força da empresa, na medida em que a velocidade para fazer ajustes e aproveitar oportunidades aumenta significativamente!

Sua gestão de RH está em dia com os aspectos apresentados? Entre em contato com os nossos especialistas para auxiliar na modernização do setor de Recursos Humanos da sua empresa!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.