O que é LMS?

Se você trabalha com educação a distância, expansão de franquias, no departamento de RH de uma indústria ou, de alguma forma, produz conteúdo educacional para a internet, provavelmente alguma vez já se deparou com a sigla “LMS” ou com o termo “Plataforma LMS”. Mas o que exatamente é isso? É um produto ou é um serviço? Qual é a sua utilidade e quais problemas ela se propõe a resolver?

LMS é a abreviação de Learning Management System, que, em português, significa Sistema de Gestão da Aprendizagem, e consiste em um software que organiza materiais, conteúdos e atividades profissionais educativas, construindo um curso em uma plataforma EAD online. O programa é responsável por disponibilizar esse banco de dados de maneira intuitiva e eficiente para que o público final – como um colaborador, um franqueado, cliente, aluno, etc – possa facilmente acessar, interagir e aprender com os assuntos disponibilizados em cada aula.


Dica: Os LMS também são conhecidos como Plataformas EAD (Ensino a Distância)!

 

Como minha empresa pode se beneficiar disso?

O mundo da educação corporativa é cheio de desafios. Além da elaboração de treinamentos e materiais para compartilhar conhecimento com os colaboradores, há também a necessidade de manter esses colaboradores motivados, atentos e interessados em realmente aprender os assuntos necessários para desenvolvimento dele e da empresa. Esse processo, portanto, vai além do ato de “ensinar”, tornando-se um compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Então, uma empresa preocupada com a manutenção da qualidade de seus serviços, produtos e processos, mesmo em constante expansão, deve procurar alternativas cada vez mais eficazes de manter suas equipes atualizadas e em alto nível de trabalho e comprometimento. O LMS é um grande aliado nesse sentido, resolvendo diversos gargalos que podem surgir em processos de treinamento, como:

  • Falta de instrutores;
  • Desencontro de informações;
  • Falta de padronização de processos;
  • Orçamento limitado para deslocamentos;
  • Hospedagens;
  • Tempo limitado dos profissionais envolvidos.

Outro fator muito interessante é que alguns sistemas podem se moldar e se personalizar com a identidade da sua empresa. Portanto, quando o usuário/aluno acessa a plataforma LMS, ele vê a sua marca e as suas cores, e não as da Scaffold , por exemplo. Ele torna-se, de fato, o portal próprio de treinamento e conteúdo do seu negócio.

Uma ótima ideia é comparar os recursos que você pode precisar na sua plataforma EAD. Clique aqui para ler nosso artigo “LMS Gratuito x LMS Pago” para comparar as opções de acordo com suas necessidades.

 

Fator humano presente

Além de disponibilizar os conteúdos e atividades, o LMS também deve oferecer ao aluno uma ampla plataforma para se aprofundar nos temas nos quais ele mais se interessa ou que tem dúvidas, garantindo contato fácil e direto com os facilitadores/professores bem como interação com colegas através de comentários e tópicos de discussão. Se sua preocupação é o comprometimento com o curso à distância, o software também gera, por exemplo, relatórios que permitem a visão sobre a presença do aluno e seu desempenho durante as trilhas e os exercícios propostos.

Tudo isso garante que o LMS não se limite pela distância. Todos os seus aspectos são interligados com o objetivo de possibilitar que o fator humano esteja absolutamente presente durante a experiência. Assim, você se certifica de que seus alunos/usuários, sejam eles colaboradores recém-contratados, novos franqueados ou clientes que precisam aprender como utilizar seus produtos, vão sentir a integridade e a competência de todo processo.

Gostei da ideia! Como começar?

O LMS é uma das melhores soluções, ideal para indústrias ou franquias em expansão, assim como para você que produz cursos e conteúdos online. Se você se encaixa nesse perfil, entre em contato com a Scaffold Education para agendar uma apresentação e ver como é simples e rápido organizar as primeiras trilhas de aprendizagem e produzir o seu conteúdo! A Scaffold está pronta para lhe apoiar tanto durante a rápida jornada inicial de configuração do ambiente como durante todo o período de utilização da plataforma.

 

Você possui alguma dúvida sobre LMS?


Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.