Dicas para Produção de Conteúdos Corporativos Rápidos e Eficientes

Depois de planejar a Universidade Corporativa e configurar o sistema de Educação a Distância (EAD) para sua empresa, um dos assuntos que podem travar o início da operação é a criação de conteúdos. É necessário ter um time pensando sobre isso? Pessoas destinando parte de sua semana para produzir esses materiais? Qual é a verba ideal para esse investimento? O que é verdadeiramente necessário para garantir cursos e treinamentos de qualidade?

Temos boas notícias: a primeira é que essas preocupações são normais. A segunda é que o material que vai dar o pontapé inicial no projeto não precisa ser custoso nem demandar muitos profissionais envolvidos em sua produção. Veja a seguir como é possível enriquecer os conteúdos de sua Universidade Corporativa em pouco tempo, colocando-a em funcionamento com rapidez e qualidade.

Atenção: neste artigo, estamos considerando que você já conhece o conceito de Plataforma EAD e LMS. Se estiver com dúvidas ou quiser saber mais sobre o tema, clique aqui.

 

Redescubra seu acervo de materiais

Você já possui muito mais material educativo do que imagina. As suas apresentações sobre a empresa, a filosofia de trabalho, cultura corporativa, o que você mostra para seus clientes, tudo isso é importante para possibilitar que seus colaboradores realmente conheçam o negócio e comecem a desenvolver uma identificação com ele.

Manuais com padrões e procedimentos já existentes também podem ser incluídos na plataforma virtual. Disponibilizar os guias desta forma vai economizar bastante tempo e facilitará muito o acesso pelos colaboradores sempre que for necessário.

 

Aplique o PDCA nos conteúdos

Não é necessário contar com produções audiovisuais para iniciar o trabalho com sua Universidade Corporativa. É possível organizar textos e apresentações em trilhas de aprendizagem, construindo cursos que podem ser complementados e melhor desenvolvidos mais tarde.

Um método que pode ser aplicado nesta prática de melhoria contínua é o PDCA, sigla em inglês para “planejar, fazer, conferir e adaptar”. O PDCA incentiva exatamente a prática de aplicar procedimentos de menor dificuldade de produção, coletar seus resultados e, posteriormente, produzir uma nova versão – ou um material complementar – daquele mesmo conteúdo, com maiores detalhes ou até corrigindo eventuais falhas que possam ter sido observadas. Acesse este link para saber mais detalhes sobre o PDCA.

 

Mantenha a terceirização no radar

Às vezes, terceirizar a produção dos materiais pode ser mais vantajoso, pois os colaboradores podem não se sentir muito à vontade, ou até demandar um tempo maior em relação à produção de conteúdo, visto que não é essa a área em que são especialistas.  Por isso, contar com recursos externos, como empresas, atores, roteiristas e muitos outros, pode ser uma boa opção para alimentar sua plataforma e, na maioria das vezes, o custo-benefício dessa alternativa é bem maior, pois sua equipe estará focada no principal: o tema do conteúdo e os negócios centrais de sua empresa. A Scaffold Education fornece este tipo de serviço, então entre em contato conosco para saber mais!

Com este planejamento, colocar sua Universidade Corporativa no ar se torna um processo rápido, econômico e eficiente. Contando com uma plataforma como um LMS, mesmo as etapas de programação e personalização do ambiente virtual de estudo se tornam ágeis e fluidas (clique aqui para saber mais sobre isso).

É hora de iniciar! Reúna o material que você já possui e comece a planejar os principais temas que devem ser comunicados por sua plataforma de educação! Outra dica é assistir ao vídeo “Suas Ideias na Prática”, que também vai te ajudar a identificar e a montar os conteúdos. Veja a seguir:

Ficou alguma dúvida? Você tem outras ideias que podem potencializar a produção de conteúdos educativos? Entre em contato com a gente e vamos começar a produzir!


Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.