Como construir um plano de monitoramento de resultados e impacto

O monitoramento de resultados é uma das principais partes de um projeto, pois nos possibilita identificar se o impacto esperado está sendo atingindo ou não. Mas, você sabe estruturar um plano para monitorar seu projeto de maneira correta?

É óbvio que quando criamos, investimos e/ou participamos de um projeto, desejamos que ele gere bons resultados e impacto. Se pudéssemos antever isso e controlar cada uma das etapas para certificar-se de que os componentes (ou objetivos específicos) seriam alcançados com êxito, seria mais fácil e seguro.

Mas, há maneiras ou metodologias indicadas para isso?

Um dos pontos principais é que o monitoramento não pode ocorrer apenas no final do projeto. Por exemplo, monitorar se os resultados foram atingidos ou não. A avaliação e o monitoramento têm início no diagnóstico e no planejamento e tem como principal objetivo criar bons parâmetros e/ou indicadores para serem acompanhados durante a execução do projeto. 

Esse acompanhamento favorece a análise e indicação de sucesso que o projeto poderá ter ou não.

Matriz do marco lógico

O preenchimento adequado dessa matriz pode ajudar muito nisso. Um dos elementos que faze parte da matriz são os supostos. Eles são riscos externos que, embora não possam ser resolvidos,  podem ser MONITORADOS. Vale lembrar que nem sempre eles são prejudiciais ao andamento ou resultado do projeto em que você está envolvido. 

Para que esses riscos sejam monitorados há um diagrama de análise específico, constituído por perguntas para identificação de um suposto. A primeira pergunta está relacionada ao seu controle sobre o risco. Ele é externo ao projeto? Por exemplo, se você planejou um evento à céu aberto em uma região em que chove muito, você tem um suposto. Diante disso, você pode se perguntar: É possível redesenhar o meu projeto? Ou seja, é possível transferir esse evento para um local coberto?

Caso não seja possível, muito provavelmente, este é um objetivo específico do seu projeto que não terá sucesso. Na maioria das vezes, você tem diversos supostos associados a cada um dos objetivos específicos que você elaborou na fase de diagnóstico do projeto.

O que é o monitoramento?

É a possibilidade de identificar e analisar supostos, seja para redesenhar parte do projeto, seja para  antever a probabilidade de sucesso de cada objetivo desse projeto. E decorre disso, uma maior chance desse projeto ter um impacto. Ora, quanto mais efeitos de sucesso tiver o seu projeto, maior a chance dele ter impacto!

Quer saber mais sobre como os elementos que constituem a matriz do marco lógico podem te ajudar a monitorar o seu projeto?.

Veja também

Aprendizagem adaptativa para treinamentos corporativos

Você já ouviu falar em aprendizagem adaptativa? Sabe como esse conceito pode potencializar os resultados de aprendizagem de treinamento para os colaboradores da sua empresa?

Como pensar projetos socioambientais de impacto

Você sabe quais são as etapas para construir um projeto socioambiental de impacto?

O primeiro passo essencial para o investimento socioambiental

Quando pensamos nos primeiros passos da construção de um projeto socioambiental, precisamos ter certeza de qual é a causa (motivo) pelo qual estamos trabalhando. Você sabe como identificá-lo?