Com todas as mudanças recentes na Educação devido à pandemia, as escolas vão precisar se adaptar a possibilidade do modelo escolar presencial não retornar ao normal e as aulas presenciais precisarem de apoio tecnológico. O retorno das aulas ainda está incerto, existindo a chance de haver rodízio de alunos na escola com tarefas sendo realizadas a distância. Tudo sendo pensado em um método planejado de aprendizagem híbrida ou sala de aula invertida, para uma maior flexibilidade de alunos e professores.

Nesse sentido, é muito importante analisar os critérios pedagógicos de estudo, aprendizagem, rendimento, saúde e convivência, para criar uma flexibilidade para os alunos, priorizando a saúde mental, física e também buscando a melhor adaptação do novo modelo de ensino.

Agora, mais do que nunca, é a hora de avaliar a experiência dos alunos, pais, professores e administração, em termos de ferramentas e metodologias para aprimorar a aprendizagem, gestão dos professores e dos alunos dentro das escolas, como forma de oferecer a melhor experiência através de uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem, tais como:

  • Flexibilidade de horários para se adaptar a rotina do estudante e dos responsáveis, uma vez que eles estão juntos em casa e muitos pais seguem trabalhando normalmente. Aulas gravadas podem contribuir para essa flexibilidade;
  • Aulas ao vivo, que podem ser assistidas e disponibilizadas posteriormente, permitindo aos alunos a autonomia de consultá-las novamente a qualquer hora e aos pais a possibilidade de acompanhar os conteúdos dos filhos. As interações dos alunos entre si e com o professor durante as aulas ao vivo contribuem para a relação social;
  • Comunicação massiva e centralizada entre professores e estudantes, com a possibilidade de monitorar a presença e avaliar o engajamento;
  • Oferecer diferentes formatos e metodologias de ensino de acordo com as possibilidades da escola;
  • Utilização de diversas fontes de informações dentro do ambiente de aprendizagem: materiais da biblioteca digital, videoteca e trilhas de aprendizagem;
  • Possibilidades de avaliação e retorno para os alunos: mensagens gerais ou direcionadas para desenvolver o conhecimento das turmas pela participação.

A escolha da plataforma no sucesso da Aprendizagem a Distância

Uma questão muito importante a se destacar para o sucesso da adaptação da Aprendizagem a Distância em seu modelo de ensino, é a escolha de uma plataforma online para gerir a aprendizagem. Essa seleção tem que ser feita baseada nas funcionalidades e benefícios que irão proporcionar para o programa de ensino da sua instituição.

Antes de contratar é importante avaliar:

  • Volume de conteúdos/informações disponibilizadas aos alunos e a sua organização e metodologia: evite conteúdos onde o professor lecione de maneira ininterrupta e unilateralmente por muito tempo. Os alunos precisam participar ativamente para se sentirem engajados pela aula.
  • Possibilidade de acompanhar a evolução e aprendizagem individual de cada aluno: analise a existência de avaliações e indicadores desenvolvimento.
  • Segurança dos dados e estabilidade da plataforma para vários acessos simultâneos;
  • Indicadores de gestão e acompanhamento dos professores: prefira ambientes que tenham pesquisas de satisfação e gestão de turmas para colher os resultados da atuação dos educadores;
  • Gravação de aulas ao vivo (webconferência) para evitar que os professores tenham que revisar o conteúdo já ensinado;
  • A possibilidade de comprovar a aprendizagem dos alunos de maneira segura, para validar o ano letivo: é muito importante ter os registros da interação dos alunos com a plataforma, que podem ser visualizados instantaneamente, além dos exercícios realizados e as aulas assistidas que ficam registrados nos relatórios de turma e do professor.

É importante lembrar que uma Plataforma de Gestão da Aprendizagem é uma ferramenta potencializadora, um meio para se ensinar e aprender, e não algo que irá substituir o professor, uma vez que ele é um facilitador essencial para a aprendizagem dos alunos. Utilizando a plataforma, o educador ainda pode adaptar para as aulas online o material que estava planejado para o presencial.

Para Refletir:

Devemos olhar com cuidado para os professores que, nesse momento de adaptação, estão trabalhando arduamente para encontrar meios tecnológicos e produzir suas aulas online.

Na Scaffold Education nós temos cases em grandes escolas que não somente estão focando nos alunos e professores, mas também contribuindo na educação dos pais neste momento. Também acreditamos ser uma grande oportunidade para o laço familiar ser ainda mais desenvolvido e contribuir com como os pais podem aprender a ensinar seus filhos.

Gostaria de saber mais sobre a plataforma Scaffold e como ela pode ajudar sua escola a dar continuidade ao ano letivo com qualidade?

Clique aqui e saiba mais!

Veja também