Como calcular o orçamento de uma Plataforma LMS

Uma plataforma LMS pode trazer diversos benefícios para uma organização. E calcular seu orçamento para implementá-la, é uma das principais etapas para o desenvolvimento crescente de um projeto para empresas de treinamentos.
7 dicas para calcular o orçamento da implementação de uma plataforma LMS para empresas de treinamento
7 dicas para calcular o orçamento da implementação de uma plataforma LMS para empresas de treinamento
Leia neste artigo

“Essa é uma tradução interpretativa do artigo: 7 Tips to calculate the LMS implementation budget for training companies, publicado pela eLearning Industry

Escrito por Christopher Pappas, fundador da  eLearning Industry

Quanto você precisa reservar para o seu novo Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS)? Existem erros recorrentes que podem prejudicar sua margem de lucro? Vejamos as 7 principais dicas para calcular o orçamento de implementação de uma plataforma LMS para empresas de treinamento.

Como calcular o custo de implementação de um LMS

Você precisa criar um orçamento realista antes de garantir o financiamento da sua nova plataforma LMS para treinamentos. A equipe financeira provavelmente não assinará até que saiba quanto vai custar e como isso beneficiará seus resultados.

A parte complicada é procurar as taxas ocultas que podem colocá-lo no vermelho, além de encontrar um sistema de gestão de aprendizagem que ofereça o melhor valor e minimize os custos de manutenção. Essas 7 dicas podem ajudar você a calcular um orçamento de implementação de um LMS preciso e fácil de manter, pois inclui todas as despesas essenciais.

1 – Pesquise preços de modelos populares

Um plano de licenciamento único é a melhor opção para sua organização? Ou você deve escolher planos de assinatura mensal para evitar altas taxas de inicialização, mesmo que isso signifique pagar mais a longo prazo? O modelo de preços é a base do seu LMS para o orçamento da empresa. 

Ele informa quanto você deve pagar antecipada e mensalmente, para que você possa planejar isso de maneira adequada. Opções gratuitas são outras alternativas, mas lembre-se dos custos de personalização e manutenção. Gratuito pode acabar custando mais do que as opções LMS pagas quando tudo estiver pronto.

2 – Fatores nas taxas de Setup

Mencionei as taxas de inicialização brevemente, mas elas garantem sua plataforma, pois há muitos fatores em jogo. Não é apenas comprar a ferramenta e-Learning e investir em equipamentos como: Computadores ou tablets para treinamento on-line. Você também deve considerar o tempo necessário para superar a curva de aprendizado do LMS e as taxas de hospedagem.

Você precisa de complementos ou atualizações logo de cara para maximizar as funcionalidades? Existem serviços de suporte que você deve adquirir para facilitar a transição para sua equipe? Todos eles pertencem ao seu orçamento de implementação do LMS. Outro item a ser adicionado à folha de despesas são os atrasos inesperados na implementação, um pequeno revés poderia atrasar o lançamento e prejudicar seu orçamento.

3 – Determine a melhor estrutura de preços para as vendas do seu curso de treinamento on-line

Há duas razões principais pelas quais você precisa definir sua estrutura de preços antes de escolher seu novo LMS. A primeira é saber quanto de dinheiro vai entrar, você pode estimar seus lucros para investir em um LMS que amplie suas margens. Por exemplo, você deseja vender assinaturas para o catálogo de cursos de treinamento on-line, mas pode não ter espaço suficiente no seu orçamento para comprar um LMS imediatamente. 

No entanto, um LMS baseado em assinatura é mais viável, pois você terá um aumento nas vendas todos os meses. A segunda razão é que você pode encontrar um LMS adequado à sua estrutura de preços, pois alguns permitem a venda de vários usuários de uma vez, enquanto outros são restritos ao acesso individual a cursos on-line.

4 – Calcule a produção de conteúdos para treinamentos on-line

Infelizmente, você não pode simplesmente investir em um LMS hoje e iniciar um curso de treinamento on-line amanhã. O Sistema de Gestão de Aprendizagem é a estrutura, mas você ainda precisa de um conteúdo de treinamento on-line memorável para oferecer aos clientes.

Quanto vai custar para desenvolver os recursos de treinamento on-line? A ferramenta de criação de e-Learning possui modelos/templates internos para simplificar o processo? E quanto a ativos de multimídia para utilizar nos conteúdos? Ou você terá que investir em uma ferramenta de autoria de e-Learning de terceiros para criar cursos de treinamento on-line?

5 – Registre o verdadeiro custo de sua equipe interna

Representantes comerciais, administradores e designers são apenas algumas das pessoas que você precisa em sua equipe e eles provavelmente não funcionarão de graça. Você deve contabilizar o custo de contratação dessas pessoas-chave para desenvolver, implantar e vender seu produto*.

Você precisa contratar um especialista em TI para configurar o LMS? Que tal uma equipe de suporte para responder a perguntas/chamadas de clientes? Eles receberão um salário ou serão contratados como consultores? Você precisa contabilizar a folha de pagamento e um pacote de benefícios?

6 – Calcule seus custos de Marketing

Os custos de marketing não estão diretamente relacionados com a sua compra da plataforma LMS. No entanto, você precisa promover seu produto virtual para fazer com que o Sistema de Gestão de Aprendizagem valha a pena. 

Você não deseja gastar todo o dinheiro implementando seu LMS para que o curso de treinamento on-line não tenha divulgação. Quanto custa lançar uma campanha de marketing online? Quanto tempo levará e quais profissionais de marketing você precisa levar a bordo?

7 – Conta para manutenção

Um curso de treinamento on-line não é realizado por si só. Certamente, os alunos podem pagar pelo curso e acessar automaticamente o conteúdo com o mínimo envolvimento do instrutor/facilitador. No entanto, você ainda deve manter o curso de treinamento atualizado. 

Por exemplo, desenvolva módulos adicionais para gerar receita extra, ou atualize o curso para incorporar novas regulamentações. Até mesmo o monitoramento de relatórios do LMS para identificar gaps precisa de recursos. Recursos que saem diretamente do seu LMS para o orçamento das empresas.

Outro custo para se pensar são as atualizações e integrações de produtos, a ferramenta e-Learning pode ser suficiente hoje, mas e daqui um ano quando você precisar adicionar mais usuários?

Se você está “atordoado” com todos os custos, lembre-se de que o LMS certo pode ser uma máquina de ganhar dinheiro. Ele só precisa de um fluxo constante de conteúdo de treinamento on-line de qualidade, boa estratégia de marketing e manutenção regular para manter o fluxo de caixa. Isso e uma equipe confiável de representantes comerciais, administradores e especialistas internos. 

Você também deve reavaliar seu orçamento periodicamente para garantir que ele ainda seja realista com base nas suas necessidades em evolução. O sucesso nos negócios pode forçar você a atualizar seu pacote LMS ou adquirir integrações adicionais, dessa forma, você pode acompanhar a crescente demanda e disparar as vendas em vez de limitar seu potencial.

Encontrar a plataforma LMS ideal para sua organização é essencial quando você precisa por em prática uma estratégia de treinamento on-line eficaz com o ROI ao máximo.

Fonte:
eLearning Industry: 7 Tips to calculate the LMS implementation budget for training companies

Escrito por Christopher Pappas, fundador da  eLearning Industry

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