No dia 9/10, foi realizado o Primeiro Encontro de Cooperativismo na sede da Scaffold Education, em Bauru. Em formato de mesa redonda, os palestrantes tiveram a oportunidade de apresentar suas visões sobre os temas relacionados à educação, economia e saúde.

O encontro, que foi uma iniciativa da Uniodonto Centro-Oeste Paulista em parceria com a Scaffold, também teve o apoio da Carvalho Marketing Digital. Mediado por Reinaldo Cafeo, economista e associado da Fundação Dom Cabral, o evento contou com grandes nomes do cenário cooperativista brasileiro:

José Alves de Sousa Neto (Presidente da Uniodonto Brasil), Ricardo Manoel Lourenço (Presidente da Federação das Uniodontos de Minas Gerais), Juliano Oliveira (Presidente da Uniodonto Centro-Oeste Paulista), Ivelise Benício de Souza (Presidente da Cooperativa Coo-psique), Ildo Wilde (Diretor Executivo da Sicred), Gabriel Jorge Pascon (Diretor de Negócios da Sicoob Cocred), Telma Gobbi (Vereadora e ex-Presidente da Unimed Bauru) e o Co-fundador e COO da Scaffold Education, Rafael Sanchez.

Rafael Sanchez, Juliano Oliveira, Reinaldo Cafeo, Ildo Wilde , Ricardo Manoel Lourenço, Ivelise Benício de Souza, José Alves de Sousa Neto , Gabriel Jorge Pascon e Telma Gobbi

Além dos debates sobre diversos temas que partiram dos questionamentos do mediador, foi destacada a necessidade de expandir o cooperativismo regional e encontrar novos procedimentos para as relações sociais, pela falta de comunicação e conhecimento sobre o cooperativismo em si.

Foi destacado, principalmente, sobre a relação dos cooperados e o sentimento de pertencimento. Quanto maior a conexão do cooperado com a cooperativa, sendo essa relação singular ou única, mais se pode caminhar rumo a um sistema maior: a sociedade cooperativista. Sendo assim, é muito importante focar nas necessidades de expansão do cooperativismo, e igualmente estar presente em eventos que possam expandir a associação.

E uma das maneiras destacada para se desenvolver nessa questão foi exatamente a educação, por ser algo fundamental para o desenvolvimento humano. A união entre cooperativa e educação procura estimular a responsabilidade social de cada pessoa e compartilhar o entendimento e conhecimento entre todos.

O COO da Scaffold Education, Rafael Sanchez, comentou sobre a importância do encontro e os benefícios que pode trazer para a comunidade:

“Foi uma grande oportunidade de estrear o auditório, nosso espaço, com uma conversa tão produtiva, que já tem e pode ter ainda mais impacto nas regiões que cada empresa presente aqui atua. Deixo à disposição todos o nosso conhecimento sobre educação no que entenderem que podem ajudar em cada uma das cooperativas de alguma forma. A colaboração e o olhar para a comunidade estão dentro dos valores da Scaffold”. 

A escassez de conhecimento sobre o cooperativismo tem relação com alguns problemas de comunicação, estando entre os principais deles a falta de divulgação e de como ele pode transformar a sociedade. O que impede o desenvolvimento dessa comunicação é o fato da solidariedade caminhar junto da cooperação, sendo esses assuntos mais difíceis de serem propagados por irem contra as ideias vigentes.

Dr. Juliano Oliveira (Presidente da Uniodonto Centro-Oeste Paulista) e Rafael Sanchez (COO da Scaffold Education)

Eventos como o 1º Encontro de Cooperativismo são muito importantes, pois é possível trocar conhecimentos de diversas áreas com grandes profissionais que podem contribuir para a expansão e desenvolvimento da sociedade.

Clique aqui para ver mais notícias da Scaffold Education.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também