Scaffold produz trilha para ajudar professores a produzirem conteúdos online

O objetivo é fornecer dicas para auxiliar na elaboração e produção de videoaulas para que a aprendizagem continue mesmo com as escolas fechadas

No momento atual, as escolas e instituições de ensino estão fechadas por tempo indeterminado, o que pode ter um impacto no ano letivo e na aprendizagem dos alunos. Diante disso, a Scaffold Education acredita que a aprendizagem não pode parar e, assim, produziu uma trilha de vídeos voltada para professores, com dicas e insights para ajudá-los a transformar seus conteúdos em aulas online para seus alunos.

O COO e Co-Founder, Rafael Sanchez, além de dividir um pouco das experiências de quando era professor e realizava as gravações, compartilha dicas para auxiliar na produção das videoaulas com recursos que as pessoas já possuem dentro de casa.

Você pode conferir a trilha completa no canal do YouTube da Scaffold Education e, futuramente, vai estar  disponível também no Facebook e Instagram da empresa.

Confira a trilha completa:

Como produzir conteúdos de qualidade para meus alunos? – Neste vídeo, você vai encontrar uma fala de professor para professor, ensinando como produzir melhores conteúdos online e ajudando a entender a importância do EAD em tempos de coronavírus e como se adaptar, ao invés de parar a aprendizagem nesse período. Aprenda a produzir conteúdo utilizando o que você tem, sem precisar de investimento!

O primeiro passo para produzir conteúdos para alunos – Aqui, na Scaffold, estamos todos preocupados com os impactos do coronavírus e, por isso, decidimos criar uma trilha com várias dicas para você, professor, sobre como produzir vídeos neste período. Lembrando sempre que alguns cuidados precisam ser tomados como primeiro passo!

Como gravar minha primeira aula? – Quais são os medos que estão passando na sua cabeça neste momento? O que pode acontecer de errado em um vídeo? Aqui você vai encontrar um conteúdo que pode te dar mais segurança na hora de gravar suas próprias videoaulas com dicas práticas.

Como fazer roteiro para videoaulas? – Por onde começar a organização do seu conteúdo? Neste vídeo, entenda como ter uma base para se organizar e como fazer o roteiro das suas videoaulas, para então começar a gravar.

Quanto tempo deve ter meu vídeo? – Quanto tempo o seu vídeo deve durar? Por quanto tempo seu aluno presta atenção em um conteúdo em vídeo? Hoje você vai descobrir como responder essas e muitas outras perguntas sobre a duração das suas videoaulas.

Como gravar a sua videoaula com zero investimento – Como gravar seus vídeos somente com os recursos que você tem na sua casa? Isso pode ser um desafio para qualquer professor, não é mesmo? Conheça boas alternativas para você gravar as suas aulas com qualidade sem novos investimentos!

Qual formato é melhor para você e seus alunos? – Fazer vídeo ao vivo ou gravado? Quais os principais pontos de cada um? Descubra qual o melhor formato de aula a distância pra você e seus alunos.

Como fazer videoaulas mais atrativas? – O primeiro ponto é: o que é atrativo para os seus alunos? Vídeos que conversam com a realidade do seu público ajudam a gerar mais conexão e engajamento com o conteúdo. Venha saber mais sobre isso com a gente!

Recursos para potencializar suas videoaulas – Durante uma aula, o papel do professor é facilitar a aprendizagem dos seus alunos. Descubra como você pode utilizar os recursos da sua escola ou casa como suporte para melhorar a sua didática nas suas videoaulas!

Como gravar a tela do computador para suas videoaulas – Precisa exibir uma apresentação de slides, um arquivo ou um passo a passo no computador nas suas videoaulas? Então, você vai precisar de um programa de captura de telas! Confira alguns softwares fáceis e gratuitos para gravar a tela do seu computador:

Como disponibilizar suas videoaulas – Como disponibilizar suas videoaulas para seus alunos? Neste vídeo, descubra uma maneiras de utilizar as redes sociais como canais de comunicação e divulgação dos seus conteúdos!

Como facilitar a busca e navegação nas minhas videoaulas – Parte da boa experiência que os alunos terão com o seu conteúdo está na facilidade da busca e navegação dentro da plataforma que você escolher para disponibilizá-los. Pensando nisso, neste vídeo você vai entender como organizar seus suas videoaulas dentro das principais redes sociais.

Completando suas videoaulas com conteúdos públicos – O quão desafiador pode ser produzir suas próprias videoaulas? Você sabia que você não precisa produzir todo o conteúdo que vai ser oferecido para seus alunos? Neste vídeo, descubra as vantagens de buscar e utilizar conteúdos públicos relevantes para o assunto das suas aulas (curadoria de conteúdo) e conheça dicas que podem te ajudar a complementar seu repertório de aulas online!

Como avaliar os seus alunos a distância – A avaliação é o momento em que você pode identificar o quanto o seu aluno aprendeu e se as suas videoaulas estão contribuindo ou não para que isso aconteça. Mas como fazer isso à distância? Neste vídeo, descubra maneiras de avaliar a aprendizagem dos seus alunos com ferramentas gratuitas e que você pode já utilizar no seu cotidiano!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.