Como Desafogar o Orçamento para Treinamentos?

A expansão de sua empresa é um claro sinal de sucesso. A demanda por seus produtos ou serviços está alta, e por isso você precisa ampliar sua capacidade de trabalho e produção. Mas neste momento, você também corre um risco: o de perder em qualidade. Por isso, é imprescindível um programa de treinamentos eficaz e eficiente para que os novos colaboradores que estão prestes a ingressar na corporação consigam manter o bom nível do que é entregue ao cliente final.

Mas conduzir esse processo de treinamento pode ser bem custoso. Por isso, uma boa gestão dos recursos deslocados é necessária para garantir que você não esteja investindo da maneira errada. Veja a seguir alguns pontos a se considerar na hora de definir o orçamento destinado à capacitação dos seus colaboradores.


Ensino a Distância

Neste artigo nós vamos citar soluções que contam com técnicas de educação a distância (EAD). Você vai observar que esta alternativa pode resolver grande parte dos gargalos que envolvem logísticas e investimentos em treinamento e capacitação. Nesse contexto, consideramos também que você conta com um sistema especializado em educação corporativa, como um LMS (Plataforma EAD), que organiza conteúdos de treinamento em uma plataforma virtual. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

 

PDCA dos Treinamentos

Treinamentos, sejam eles presenciais ou a distância, demandam planejamento e elaboração dos conteúdos educativos. Muitos consideram um desafio a produção de tais conteúdos, por esbarrar em custos elevados ou até mesmo dificuldades técnicas ou físicas que gastam tempo e recursos. Porém, existe um plano que permite a implementação do projeto de educação corporativa rapidamente, começando por conteúdos de menor demanda de produção que são aperfeiçoados constantemente, sendo que cada ciclo de treinamento fica sempre melhor do que o anterior. Esse plano é o PDCA. Saiba detalhadamente como implementá-lo em seu projeto clicando aqui.


Recursos Humanos e Físicos

O primeiro ponto a levantar é o material humano que vai ser necessário para ministrar os cursos. Quais e quantos são os profissionais capacitados para atuar como facilitadores na educação corporativa? Quanto custará à empresa o tempo que eles vão dedicar a essa função?

Se você conta com EAD, no entanto, uma única sessão de treinamento pode ser multiplicada muitas vezes. Ao produzir um vídeo, o facilitador que apresenta aquele conteúdo não precisará mais ser deslocado para aquele fim (salvo no caso de uma atualização do material), mas todos os colaboradores que precisarem daquela lição vão ter livre acesso a ela.


Deslocamento e Hospedagem

Se a sua expansão envolve a abertura de uma nova unidade em outra cidade, você precisa considerar os investimentos com o transporte e o alojamento das pessoas envolvidas no treinamento. Isso vale tanto para o caso de seus facilitadores precisarem se deslocar quanto para um cenário no qual os novos colaboradores precisam vir até sua sede.

Uma das grandes vantagens do EAD é exatamente a sua capacidade de transpor barreiras geográficas. Ao disponibilizar as lições em um ambiente virtual, elas se tornam acessíveis por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Portanto, mesmo que você considere necessário uma etapa de treinamento presencial para o início das operações, contar com ensino a distância será importante para garantir a reciclagem, atualização e o bom nível das operações, assim como para capacitar novos componentes de modo rápido caso se observe a necessidade de substituir algum colaborador.


Controle de desempenho e resultados

Todo treinamento de qualidade deve possuir modos concretos para mensurar o sucesso de suas práticas. Portanto, lembre-se de considerar em seu investimento os testes, provas e o estudo dos resultados. Se você conta com um sistema, como o LMS citado anteriormente, as estatísticas  de cada aluno são imediatamente computadas e disponibilizadas para que você consiga fazer rapidamente os estudos e as observações necessárias para melhorar o desempenho da sua equipe, o que vai te fazer ganhar em tempo e economizar com a logística física para preparar tais testes.

Vamos colocar tudo no papel? Comece a construir sua planilha de investimentos, considerando os cenários de treinamentos presenciais e de treinamentos à distância. Você pode contar com a nossa ajuda para isso!

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.