O modelo de trabalho híbrido é a onda do futuro?

A pandemia reformulou os posicionamentos sobre o trabalho remoto, mas os empregadores ainda não estão prontos para abandonar por completo o escrito.

“Essa é uma tradução interpretativa do artigo: Is a hybrid workforce the wave of the future?, publicado pela Human Resource Executive.”
Escrito por: Julie Ramirez, jornalista e copywriter.

Quando a pandemia chegou, muitos empregadores que nunca haviam considerado o modelo de trabalho remoto foram obrigados a permitir que os colaboradores trabalhassem de casa. De acordo com um novo relatório realizado pela Xerox Holdings Corp, enquanto a maioria (86%) dos empregadores nos Estados Unidos ficou mais confiante em relação ao trabalho remoto, grande parte dos colaboradores deve retornar ao local de trabalho dentro de 6 a 12 meses.
O futuro do trabalho em uma era pandêmica é baseado em uma pesquisa realizada em maio de 2020 com 600 tomadores de decisão do setor de TI, incluindo profissionais executivos C-Level, que possuem organizações com pelo menos 500 colaboradores. A pesquisa, realizada pela empresa independente Vanson Bourne, descobriu que um número esmagador de entrevistados (95%) acreditava que a comunicação presencial é crucial para a avaliação de talentos e desenvolvimento pessoal. Consequentemente, é esperado que os empregadores adotem no futuro um modelo híbrido de trabalho: remoto e no escritório.

“Embora precisemos aproveitar o trabalho remoto ao máximo, há muita perda em termos de produtividade e formação de equipes”, de acordo com uma declaração da Xerox Corp. “Claramente, o trabalho remoto em tempo integral não é uma realidade indefinida para as empresas e a maioria dos tomadores de decisão pretendem retornar ao escritório a longo prazo”.

Para muitas empresas, a rápida transição para o trabalho remoto expôs algumas lacunas tecnológicas. Apenas 28% dos entrevistados disseram estar totalmente preparados para que os colaboradores pudessem trabalhar de casa, com 29% apontando a tecnologia como seu maior problema. Mais de um terço dos entrevistados afirmou que o suporte remoto de TI era o que mais faltava (35%), seguido por soluções inadequadas de fluxo de trabalho (27%), falta de ferramentas de comunicação (22%) e a falta de soluções baseadas em nuvem (10%).

Buscando apoiar esse novo modelo de trabalho híbrido, as empresas estão reavaliando seus orçamentos de tecnologia. Mais da metade dos entrevistados (56%) está investindo em mais recursos de tecnologia remota, com 40% investindo em um modelo híbrido de recursos remotos e internos. A pandemia também levou as organizações a acelerarem seus esforços para a Transformação Digital, um empenho para fazer progressos imediatos em metas de longo prazo.

“As mesmas empresas que batalharam com a mudança repentina para o trabalho remoto, agora são capazes de se mover de forma mais deliberada e planejar utilizando o aprendizado dos últimos meses. Elas possuem mais confiança de que podem se ajustar de maneira uniforme aos efeitos instáveis que podem continuar como resultado da COVID-19”, afirmou Xerox.

Fonte:

Human Resource Executive: Is a hybrid workforce the wave of the future
Escrito por: Julie Ramirez, jornalista e copywriter.

Nós, da Scaffold Education, acreditamos que a aprendizagem é o caminho para amenizar muitos dos grandes desafios que a pandemia trouxe para as empresas e seus colaboradores. 

Com tantas transformações à vista, entendemos que qualquer adaptação pode ser feita com planejamento, empatia e um bom plano de capacitação, para que as pessoas estejam aptas a trabalharem nos novos cenários e sintam o impacto das mudanças de forma mais amena possível.

Estamos à disposição para apoiar os treinamentos dos processos novos e daqueles que já existem na sua empresa e encarar qualquer mudança ao seu lado.

Veja também

5 maneiras de amenizar o Turnover dentro da sua empresa

Uma alta taxa de Turnover, ou rotatividade de pessoal, pode afetar a lucratividade, produção e o ambiente organizacional dentro de uma empresa.

5 mitos ou verdades sobre a educação a distância

No dia Nacional da Educação a Distância, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema.