A empresa está crescendo! Novos colaboradores estão chegando e é hora de treiná-los para manter a qualidade dos serviços, do atendimento e dos processos do negócio. Veja alguns pontos essenciais para considerar na construção de treinamentos eficientes e que entregam resultados:
1 – Cultura empresarial
Além dos aspectos técnicos de trabalho, não se esqueça de também relacionar a cultura organizacional de sua empresa com os assuntos dos treinamentos. Isso mostrará aos novos colaboradores (e reforçará aos velhos) como é o estilo de pensamento que constrói o negócio. Assim, você estará formando profissionais conscientes e que se identificam com a empresa, aumentando as chances de comprometimento, eficiência e diminuindo o turnover da organização.
2 – Atividades
Garanta que o seu treinamento também incentive o aluno a colocar a mão na massa. A melhor maneira de aprender é por meio da prática e da proposição de desafios que apliquem o que é compartilhado nos treinamentos. Portanto, mesmo um curso rico em conteúdo deve contar com esse tipo de recurso em sua trilha de aprendizado. Lembre-se de manter os colaboradores motivados com reforços positivos e até mesmo recompensas após atividades bem-sucedidas. Ideias que entram no campo da “gamification” são bem-vindas, estimulando o aluno a buscar novos níveis ou status ao longo da trilha de aprendizagem.
3 – Métricas
Não basta apresentar o conteúdo do curso, você deve medir o aprendizado por parte do aluno. Testes e atividades, sejam teóricas ou práticas, são boas maneiras de conseguir indicadores que vão mostrar onde estão as principais necessidades de melhorias da trilha de aprendizagem, revelar quais colaboradores possuem mais habilidade ou dificuldade em certas áreas, entre outras informações que serão interessantes para seu negócio e importantes para o futuro dos profissionais treinados.
Para trabalhar com esses números e métricas, o ideal é que você conte com uma plataforma que facilite a visualização e o gerenciamento dos dados. Nesse caso, você pode contar com um LMS, por exemplo, que é um software especializado em Gestão da Aprendizagem e que vai te ajudar até mesmo a apresentar os conteúdos, atividades e realizar os testes. Saiba mais sobre os recursos de um LMS clicando aqui.
4 – Exemplos
A teoria é muito importante, mas é muito mais fácil de ser visualizada quando são apresentados exemplos. Então, lembre-se de rechear seu treinamento com casos que ilustrem o conteúdo apresentado, potencializando o aproveitamento do curso/treinamento por parte dos colaboradores. Quanto mais concretos e próximos da realidade do profissional forem os exemplos utilizados, mais eles servirão para gerar conexão e facilitar o aprendizado.
5 – Comunicação
Não importa como seu treinamento seja apresentado, se por meio de textos, vídeos, aulas presenciais ou de outras formas. A pessoa que escreve, produz ou apresenta o curso deve saber se expressar e transmitir a mensagem de maneira clara, possibilitando que os colaboradores efetivamente entendam e aprendam os conteúdos das aulas. Nesse sentido, um cuidado super especial e indispensável é sempre se colocar no lugar das pessoas que precisam aprender e questionar: a linguagem utilizada é coerente com o público do treinamento? Os exemplos fazem sentido para essas pessoas? A relação teoria x prática está de acordo com o perfil de trabalho? Entre vários outros questionamentos possíveis.
6 – Feedback dos treinamentos
É muito importante que você não se acomode e continue sempre melhorando o conteúdo e os processos do seu treinamento. Para saber quais pontos requerem mais atenção ou não estão satisfatórios, você pode perguntar aos alunos, no final do curso, quais foram suas impressões, elogios e críticas. Um formulário de feedback com perguntas e respostas, por exemplo, pode ser disponibilizado a todos aqueles que cumpriram o treinamento, para que se expressem e ajudem a melhorar cada vez mais o curso e os conteúdos. Mas, se você quiser facilitar a tabulação e a gestão dessas informações novamente, um LMS é uma excelente solução, pois possui vários formatos possíveis de avaliação e relatórios que simplificam muito o trabalho do profissional de RH, além de disponibilizar inúmeros relatórios com informações muito importantes.
Certificando-se de que todos esses pontos estão sendo considerados na construção de seu treinamento, as possibilidades de que ele seja um sucesso ficam muito maiores.
Ficou alguma dúvida dentre os pontos apresentados?