Os resultados das formações não estão acontecendo da maneira que você esperava? Então, talvez seja a hora de repensar algumas estratégias e mudar o estilo de trabalho junto de sua equipe. Como incentivar a busca de um desempenho ainda maior? Que técnicas e ferramentas podem ser aliadas nessa hora? Veja a seguir algumas sugestões:


1 – Gestão de Talentos: use uma plataforma

Um reposicionamento das peças que compõem sua equipe, buscando aproveitar suas maiores qualidades e minimizar seus pontos fracos, pode ser a resolução dos seus problemas de desempenho. A maneira manual de fazer isso é anotando os resultados e números de cada colaborador para avaliar, de uma maneira concreta, onde cada um se dá melhor. Existem plataformas de Gestão de Talentos que automatizam a interpretação dos dados coletados e entregam um perfil para cada componente, de acordo com suas forças e fraquezas, aumentado a eficiência, a confiabilidade e a rapidez das análises.


2 – Gamificação: ofereça bônus e participações nos resultados

É uma dica simples, mas extremamente importante e eficaz. Os colaboradores tendem a se dedicar mais e com mais qualidade se eles podem, também, colher os frutos de um bom trabalho. Por isso, além de elogiar e dividir o crédito por conquistas, oferecer prêmios por metas alcançadas é uma etapa muito importante na busca pela melhora de desempenho da equipe como um todo.


3 – Gestão do Conhecimento: coloque em prática na equipe

Equipes capacitadas produzem melhor do que aquelas que não possuem um bom acesso a informações pertinentes ao seu trabalho. Por isso, manter o pessoal bem treinado faz uma diferença enorme para o resultado final. Incentive a troca de experiências e garanta que todo o conhecimento adquirido seja documentado, para que não se perca e possa ser aproveitado no futuro.

Assim como para a Gestão de Talentos, você também pode contar com uma plataforma para a gestão do conhecimento, como o LMS (ou plataforma EAD) da Scaffold Education. Clique aqui para saber mais.


4 – Ambiente de Trabalho: valorize o espaço e os relacionamentos

Pessoas trabalham melhor quando estão em um ambiente positivo de trabalho. Mesmo aqueles que produzem mais quando estão sob pressão precisam sentir a satisfação de estar em um lugar seguro e agradável.

Atenção: não estamos falando de colocar uma mesa de bilhar ou um videogame no escritório, e sim de construir uma atmosfera de respeito aos colaboradores, com salários e condições de trabalho com as quais eles possam se sentir acolhidos pela empresa e não ameaçados por seus colegas e superiores. Identifique elementos que possam estar atrapalhando o ambiente corporativo e tente corrigi-los, lembrando-se, também, de olhar para si próprio.


5 – Comunicação Assertiva: Saiba ouvir e falar

A equipe deve sempre buscar sintonia e respeito. Todos devem saber quais são os objetivos, qual é o papel de cada um e quais são os porquês de certas decisões e estratégias. Estar em sintonia não quer dizer que não vão aparecer divergências no caminho, mas que todas  as questões serão discutidas e analisadas de acordo com o que traz mais ganhos para a empresa.

Para buscar esse estado, saiba escutar ativamente o que cada componente da equipe tem a dizer e quais são seus pensamentos e motivações, abrindo oportunidade para que você aproveite esses estímulos para melhorar ainda mais o fluxo de trabalho. E, se você possui uma nova estratégia ou novos direcionamentos, procure comunicar de maneira clara, para que todos entendam como aquilo se encaixa no contexto corporativo. Com isso, o trabalho poderá ser feito de modo mais consciente e satisfatório para todos.

Equipes preparadas, estimuladas e em sintonia são a chave para o sucesso de um negócio. E você? Como faz a gestão de sua equipe? Utiliza alguma técnica diferente dessas? Já aplicou algum desses pontos e tem resultados para compartilhar? Ficaram dúvidas?


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