As atividades dos gestores e dos colaboradores em geral, no dia a dia da empresa, podem – e normalmente são – bem diferentes. Não é raro que um certo distanciamento ocorra entre as pessoas em posições diferentes, seja devido a essa diferença ou a outros fatores. Isso pode comprometer o bom andamento dos processos e até a qualidade dos produtos e serviços. A boa notícia é que algumas políticas podem ser implementadas para diminuir a distância e potencializar o nível de engajamento de ambas as partes.

Essas práticas trazem bons resultados em curto e longo prazo, sendo úteis para os mais diversos modelos de negócio. Veja quais são elas:

 

Estimule a integração e a troca de experiências

É necessário combater uma cultura organizacional que isola as pessoas em suas hierarquias. Não deixe que seja verdadeiro aquele velho estigma sobre os novatos e estagiários, no qual eles ficam distantes dos processos mais importantes e apenas executam trabalhos práticos, quase automáticos. É necessário facilitar e promover essa integração. Assim, tanto os colaboradores de base vão se sentir mais comprometidos e estimulados quanto os gestores vão se sentir mais responsáveis.

Além disso, uma empresa que promove essa troca saudável de experiências vai se beneficiar por meio da gestão do conhecimento. Informações cruciais para a manutenção do negócio não ficarão mais restritas a poucas pessoas e, por isso, a organização não fica como “refém” de um possível desligamento de alguns desses componentes.

 

Empodere as pessoas para gerar engajamento

É difícil sentir-se engajado e responsável por coisas que não são frutos de suas próprias sugestões ou decisões. O raciocínio é o mesmo para os gestores e colaboradores da sua empresa. Portanto, procure garantir que seus profissionais sejam bem treinados e tenham estrutura para entender o que precisa ser feito em cada situação, sempre colaborando na construção dos resultados desejados. Desse modo, você não terá problemas em confiar e descentralizar o poder de decisão, aumentando a eficiência dos processos e o nível de consciência sobre a importância do trabalho.

 

Seja claro quanto a missão da empresa

Estimular o engajamento é um processo que passa pela ação de esclarecer o propósito sobre o qual as pessoas estão realizando seus trabalhos. Sabendo o que fazem e aonde querem chegar, fica mais fácil para colaborador e para o gestor enxergarem o papel que cada um tem em um certo contexto e o tamanho de suas responsabilidades.

Vá além das métricas habituais do mercado: procure mostrar como a corporação tem um impacto positivo em um âmbito maior, seja em uma comunidade, uma cidade, região ou país, dependendo do alcance. É essa visão que pode verdadeiramente inspirar e motivar o trabalho em equipe e a busca pelos resultados desejados pela empresa.

 

Fortaleça sua Cultura Organizacional

Veja que todos os tópicos destacados têm relação com a cultura de dentro da sua empresa. Ela é de extrema importância para integrar e engajar os componentes, criando uma base sólida para que os produtos, processos e serviços atinjam os mais elevados níveis de qualidade. Saiba mais sobre como esse aspecto pode trazer ótimos resultados assistindo ao vídeo “Cultura Organizacional Alavancando negócios”, de Patrícia Tavares:

Você está preparado/a para fortalecer sua Cultura Organizacional? Ainda tem dúvidas sobre como motivar e engajar os gestores e colaboradores que fazem parte da sua empresa? Nós podemos ajudar (e muito) com isso! Entre em contato diretamente com a Scaffold Education.

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